Venha fazer parte da KTO
x

Post de Calango no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ótimo texto! Informativo, bem escrito e o melhor: não tem clubismo

em Bate-Papo da Torcida > Política e Corinthians - contexto histórico e atual em comparação...

Em resposta ao tópico:

A grande maioria sabe que torcer para o Corinthians implica em entender a história do clube, sua representatividade no âmbito político. É o que tem destacado perante os outros, até internacionalmente. Outros clubes tem aspectos históricos bem distintos, que reflete nos dias atuais, uns de maneira positiva, outros de modo negativo.

O que está escrito aqui transcende o contexto futebolístico, é coisa de anos de estudo, meditação e reflexão sobre o mundo como é de fato. Tenho passado a observar o futebol como um modo para compreender o caráter moral, diagnosticando os problemas que permeiam clube, treinadores, jogadores, direção. Isso se deve a anos observando as pessoas e suas peculiaridades, por isso, mesmo sem conhecer o que se passa dentro do clube, consigo compreender muita coisa do que se passa.

Digo desde já que aqui cito outros clubes, mas irei comparar certos quesitos com o Timão, por isso mesmo não coloquei o conteúdo em off.

POLÍTICA DO CORINTHIANS

O Corinthians é talvez o único clube do Brasil com origens fortemente populares. Enquanto a maioria dos outros clubes foram fundados por estrangeiros ou 'poderosos', o Corinthians foi fundado por operários, e por muito tempo foi um time de várzea, que aos poucos foi crescendo, para a ira dos preconceituosos que aderem ao elitismo - os 'grandes' que acham que os 'pobres' são inferiores. Principalmente na década de 20 até 50 onde, diante de duas guerras mundiais, o Corinthians pouco a pouco foi se erguendo, em plena ditadura de Getúlio Vargas.

Então veio a ditadura Militar, aonde o Corinthians se posicionou contra esse regime, com forte influência de Sócrates, que mais tarde implantaria a Democracia Corintiana, que tinha lá as suas falhas, mas que ajudou a consolidar o clube politicamente, ainda mais quando naquele tempo o São Paulo passou a ser uma ditadura, que perdura até hoje. E depois da ditadura de Dualib, voltamos a democracia, embora com falhas que só ultimamente estamos vendo.

OUTROS CLUBES

Pessoalmente possuo a grandeza de admirar a história do Palmeiras, fundada por imigrantes italianos. Pensem bem, amigos, como deve ter sido difícil para um clube mudar o nome de Palestra Itália para Palmeiras só porque o Brasil passou a apoiar os Aliados na Segunda Grande Guerra diante dos 'camaradas' da Alemanha, que também era a Itália de Mussolini, el Duce! Tanto que muitos torcedores palmeirenses se apegam a essa história como forma de engrandecimento do clube.

Aliás, eu fico me perguntando se um dos motivos da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras se deve a xenofobia - preconceito contra estrangeiros - da parte do próprio Corinthians. E isso é bem possível, visto que na época de Vargas era comum o pensamento xenófobo entre os brasileiros.

Agora com o São Paulo o nível é outro: foi fundado por um clube extinto (de nome Palmeiras, que fardava preto e branco) com dirigentes do Paulistano, um clube que na época era muito influente e monopolizador, que por mais que tentasse, não conseguia impedir a popularidade do clássico Corinthians x Palestra Itália. Ainda assim conseguiram vender a ideia do 'clube mais querido do futebol paulista, o 1º'. Por isso podemos dizer, corretamente, que o São Paulo foi fundado para ser um 'anti-corinthians' e 'anti-palmeiras': 'anti' porque possuiu um idealismo contrário a esses clubes. Além disso, desde a década de 70 é uma ditadura fortíssima cujo um dos ex-presidentes e com certeza o mais polêmico, o Aidar, está sendo investigado por corrupção envolvendo a contratação de Iago Maidana. Não é à toa que Raí, irmão de Sócrates, não consegue agir com influência no clube! Ainda mais quando calou Caio Ribeiro ao vivo, que defendia bolsonaro, uma vez que possui forte influência democrática e, assim como Sócrates, de esquerda.

Santos foi fundado sob a perspectiva de ser um clube que consegue grandes atletas, e por influência da revelação de Pelé, passou a vender a ideia de 'futebol da vila' - e consequentemente adotando a personalidade dos moradores da região, aliado aos dirigentes que possuem personalidade semelhante ao do São Paulo.

O Flamengo é o maior clube atualmente por várias casualidades que beneficiaram o clube: fizeram uma propaganda bem feita semelhante ao que o São Paulo tentou fazer, se propagando, através de uma campanha de uma marca de água mineral (!) que elegeu o Flamengo, sob voto popular, de 'o clube mais querido do Brasil'. Também se beneficiaram na Segunda Guerra devido a meios de transmissões de guerra que também transmitiam o futebol carioca no Norte e Nordeste. E devido ao caráter de muitos cariocas e por influência de poderosos do Rio de Janeiro, Flamengo se tornou o clube que é, e tão beligerante quanto o São Paulo, salvo exceções de jogadores e técnicos que conseguiram impor exemplos - e por incrível que pareça sendo escurraçado pelos torcedores mais 'identificados' com a personalidade deles mesmos e consequentemente a do clube.

Fluminense possui uma história bem semelhante ao do Corinthians, pois foi fundado com a ideia de um clube democrático e repudiando os elitistas. E também temos o Vasco, que foi predominante em trazer com frequência jogadores negros.

Mas essas situações de comportamento dos clubes, por vezes altamente belicosas, estão mudando com muita ênfase nesse ano, com reflexos inclusive no próprio Corinthians. É o que vamos ver abaixo.

2020 - A UNIÃO DOS 4 CLUBES

O 'clubismo' - preconceito que tende a valorizar seu próprio clube acima dos outros - sofreu uma gloriosa derrocada devido a representantes dos 4 clubes paulistas se unirem em protesto contra o presidente Jair bolsonaro, que se declara palmeirense.

Isso deixou clubes como São Paulo e Santos em polvorosa: como são clubes de forte predominância ditadora, essa união tem colocado em xeque o sistema político desses clubes. Principalmente o São Paulo, que apesar de a torcida estar muito dividida em relação a bolsonaro, esse ano se mostrou que os são paulinos estão mais conscientes neste ano que nos anos anteriores - e se houve essa consciência, imagine o que pode acontecer com o próprio clube diante de torcidas que estão cada vez mais com acesso a informação! Inclusive, quando Alexandre Pato, na época jogador do clube, se pronunciou a favor de bolsonaro, muitos torcedores são-paulinos criticaram a posição política do jogador. Muitos torcedores estão irados pelo clube impedir as eleições diretas esse ano. E quando a diretoria do São Paulo condenou Raí por repreender Caio, torcedores parabenizaram Raí ao invés da diretoria!

E O CORINTHIANS?

Há mais de uma década que estamos sob uma ditadura muito específica, que cada vez mais vem afundando o clube em toneladas de dívidas. O torcedor corintiano, cuja maioria possui forte influência democrática, valoriza a transparência, coisa que não está tendo. E posso garantir que a nossa torcida é muito mais consciente politicamente do que os outros clubes.

O fórum do Meu Timão é a prova da consciência do torcedor em relação a política do clube e a política do Brasil, e está recheado de críticas e comentários contundentes sobre esses assuntos, bem mais que os outros clubes, e isso é um mérito nosso. E, como todas as coisas que se destacam acima dos demais, sofremos ataque da própria diretoria e presidente, desqualificando o torcedor.

Mesmo com a mídia - Globo, Band, ESPN, Fox - 'passando pano' para o presidente, as notícias se espalham, provas são mostradas e torcedores mais conscientes são formados. E esses torcedores colocam nos fóruns o seu protesto, mobilizando a torcida - mas também repudiando atitudes negativas de certos torcedores. E isso é o que tem colocado a elite em atenção máxima.

CONCLUSÃO

Essa abordagem foi escrita para levá-los a raciocinarem sobre o papel de vocês, porque muita da história do Corinthians pode ser derrubada por terra diante das coisas que andam acontecendo no clube. A nossa história está sendo fortemente ameaçada de modo a ser semelhante ao do São Paulo: um 'anti-democracia' disfarçada de democracia, assim como é o cenário atual do país.

Mesmo as conquistas no tempo da ditadura Militar - a Usina de Itaipu por exemplo - não mascarou as coisas terríveis realizadas no meio. Por isso pode vir o jogador que for, pode vir o título que for, isso não esconde o que o clube pode vir a ser.

Para os torcedores que tem a condição de protestarem, façam isso, levando em conta o que foi escrito aqui, até porque o clube depende de nós. Pois a pior coisa que pode acontecer é a história ser manchada. O corporativismo midiático, que é a maior arma do clube, está cada vez mais perdendo a influência diante da consciência das pessoas, e é questão de tempo até a conta chegar aos mandantes do clube. Temos que voltar a valorizar o que o primeiro presidente do Corinthians disse: 'O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time'. E, com união e sem violência, com torcedores conscientes e com diálogo lúcido sem arrogância, conseguiremos retomar essa pedra angular do clube.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Calango

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Vitor Pereira

    Fato assustador!

    Última resposta há 1 segundo por Sammersom Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcos Alberto de Oliveira

    A página no Instagram fez uma postagem e...

    Última resposta há 12 segundos por Leandro Roxo

    44respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de joao manoel do nascimento

    Tomara que o Augusto Melo renuncie, e que volte o Andrés!

    Última resposta há 18 segundos por Bruno Bernos

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caca Zagueiro

    Se a vai de Bet sair eu cancelo o fiel torcedor

    Última resposta há 29 segundos por Maloqueiro Sofredor

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Robson Gomes

    "OFF" Fortaleza 4 x 2 Boca Juniors pela Copa Sul-americana... Apenas o Corinthians...

    Criado em 1 minuto por Robson Gomes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gabriel Silva

    Querem apostar quanto?

    Última resposta há 1 minuto por Ghost 171

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer e não pode crescer...

    Última resposta há 2 minutos por Luis Guilherme

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Máyron Ferry Souza

    Eu estava vendo aqui o jogo do Fortaleza...

    Última resposta há 2 minutos por Sammersom Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Munir Haddad

    Se botar o CEO, o Augusto Melo vira a rainha da Inglaterra

    Última resposta há 2 minutos por Maloqueiro Sofredor

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de joao manoel do nascimento

    Tomando de 2x0 no primeiro tempo, o que o portuga faz, coloca a molecada, resultado: 3x2 de virada

    Última resposta há 2 minutos por Vlamir Bernardes

    19respostas

    acessar o tópico