Orfeu Gasparini
Tive o prazer de ver jogar e a honra de ouvir ele falar. Um dos seres humanos mais notáveis que eu já conheci.
em Estádio do Corinthians > Sócrates o Albert Einstein do futebol! Biografia
Em resposta ao tópico:
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido apenas como Sócrates e também referido como Doutor Sócrates, Doutor ou Magrão, foi um futebolista e médico brasileiro. Como futebolista, Sócrates era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980.
Como futebolista, Sócrates era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980. É um dos maiores ídolos do Corinthians[1][2] - ao lado de Luisinho, Cláudio, Rivellino, Marcelinho Carioca, Neto, Baltazar e Cássio - e do Botafogo de Ribeirão Preto, ao lado de Zé Mario e do seu irmão Raí. Defendeu a Seleção Brasileira entre 1978 e 1986, sendo capitão da Amarelinha na Copa do Mundo de 1982.[3]
Notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas Já. Sócrates também atuou como treinador, colunista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral. Em 2014, o jornalista e escritor Tom Cardoso lançou a biografia 'Sócrates - A História e as Histórias do Jogador Mais Original do Futebol Brasileiro' (Editora Objetiva).
Ele foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada em 2006, pela Revista Placar, para escolher o 'time de todos os tempos' do Corinthians. Foi eleito em 1983 o melhor jogador sul-americano do ano e incluído por Pelé, em 2004, na FIFA 100, uma lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de seu tempo, reconhecido por seu estilo elegante. Uma característica do jogador que marcou sua passagem no futebol foi a sua habilidade no uso do calcanhar. Além disso, marcava gols de falta, de cabeça e de fora da área com frequência. Notabilizou-se por dar assistências primorosas para seus companheiros marcarem muitos gols.[4]
Em fevereiro de 2015, em seu tradicional quadro 'The Joy of Six', o jornal britânico The Guardian elegeu Sócrates como um dos seis esportistas mais inteligentes da história (ele é o único futebolista da lista).[5] Para entrar nesta lista, o jornal levou em conta currículos que extrapolaram campos e quadras, tendo uma atuação preponderante em suas áreas e fora delas.
Nascimento : 19 de fevereiro de 1954, Belém, Pará
Falecimento : 4 de dezembro de 2011, Unidade Morumbi - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo
Nome completo : Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira
Altura : 1,92 m
Cônjuge : Katia Bagnarelli (a 2011)
Irmãos : Raí (SPFC)
Pé: destro
Apelidos
Calcanhar de Ouro
Doutor Sócrates
Magrão
Informações profissionais
Como jogador: 1972–1989 (17 anos)
Como treinador: 1990–1999 (9 anos)
Posição: Meio-campista
Função: Treinador
Clubes profissionais
1972–1978. Botafogo
1978–1984. SP
1984–1985. Corinthians
1985–1987. Fiorentina
1988–1989. Flamengo
1989. Santos
Seleção nacional
1978–1986 Brasil
62 Jogos (25) Gols
