x

Post de Flávia no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Uauuuuuuu!

Parabéns pelo tópico e pela Pesquisa.

Até nisso ficamos pra trás.

Tanta burocracia...porque os argentinos conseguem e a gente ainda luta pra chegar lá...rs

Tomara que dê certo e possam serem reconhecidos pela UEFA também. @absolonsoares (:

em Bate-Papo da Torcida > CBF Academy x ATFA x UEFA para observações sobre treinadores

Em resposta ao tópico:

CBF Academy x ATFA x UEFA para o - Observações sobre Treinadores

Vi no último mês e principalmente agora na última semana mais uma vez o debate sobre a qualidade dos técnicos brasileiros x estrangeiros. E resolvi fazer uma pesquisa mais apurada sobre o tema.

Primeiro vamos conceituar as siglas do tópico:

1- CBF Academy: escola de formação de treinadores brasileiros.
2- ATFA: Associação de Treinadores de Futebol da Argentina.
3- UEFA PRO: Curso de treinadores Europeus.

Agora vamos as diferenças:

A- É obrigatório ter esta certificação?

*CBF Academy: somente a partir de 2019 passou a ser obrigatório.
*ATFA: obrigatório para ser técnico na Argentina.
*UEFA PRO: Obrigatório.

B- Qual tempo de estudo para formação dos treinadores?

*CBF Academy: 720 horas/ aula
*ATFA: 3 anos
*UEFA PRO: 2000 horas/ aula (Espanha/Alemanha)

C- Quais são os níveis de aprendizagem do curso?

*CBF Academy

Primeira Etapa - Licença C Profissionais de Educação Física (Licenciatura ou Bacharelado) Acadêmicos de Educação Física cursando o último ano. Ex-atleta Licença B Certificado do curso de Qualificação de Treinadores de Futebol – Licença C CBF; Ensino MÉDIO COMPLETO e experiência comprovada de pelo menos 3 anos como treinador de categorias de base (necessário fazer o curso de nivelamento da Licença C)

Segunda Etapa - Licença B Certificado do curso de Qualificação de Treinadores de Futebol – Licença C CBF; Ensino MÉDIO COMPLETO e experiência comprovada de pelo menos 3 anos como treinador de categorias de base (necessário fazer o curso de nivelamento da Licença C CBF); Ensino MEDIO COMPLETO e ter sido atleta de futebol profissional por pelo menos 5 anos (necessário fazer o curso de nivelamento da Licença C CBF).

Terceira Etapa - Licença A Profissionais de Educação Física que tiverem a certificação Licença B; Ex-atletas que tiverem a certificação Licença B; Treinadores de equipes profissionais com pelo menos 5 anos de experiência comprovada.

*ATFA

Primeira Etapa: Treinador de Futebol Infantil
Ordem de curso, por matéria: Matéria Introdutória / Técnicas de Expressão Oral e Escrita / Biologia / Preparação Física e Treinamento I / Psicologia I / Técnica e Treinamento I / Pedagogia e Didática / Tática e Estratégia I / Regulamento e Arbitragem / Administração e Condução de Equipes / Prática de Ensino.

Segunda Etapa: Nível II – Treinador de Futebol –DT-
Ordem de curso, por matéria: Medicina do Esporte / Preparação Física e Treinamento II / Psicologia II / Técnica e Treinamento II / História do Futebol / Tática e Estratégia II / Neurociências aplicadas à aprendizagem do Futebol / Técnicas de Estudo.

*UEFA para o

Primeira Etapa: Licença básica - Futebol Amador
Segunda Etapa: Licença B - Categorias de base
Terceira Etapa: Licença A - Futebol Profissional (exceto Premier League)
Quarta Etapa: Licença PRO: Premier League

Considerações:

O primeiro ponto importante é que diferentemente do Brasil na escola de treinadores da UEFA, da Alemanha e da Espanha é obrigatório à realização dos cursos para ter a autorização para comandar os diversos clubes europeus nas suas respectivas competições. Tal fato aponta para uma maior valorização do curso tendo em vista sua necessidade para atuação no mercado de trabalho.

Os argentinos têm no país desde 1963 um curso específico para a preparação de treinadores. Desde 1994 o certificado e a habilitação são obrigatórios para se trabalhar em clubes da elite da Argentina.

A emenda apresentada pelo então Dep. Romário, em 2013 permitiu que ex-atletas podem exercer a atividade de técnico desportiva que pretendem atuar, desde que comprovem no mínimo 5 anos de atividade com a respectiva modalidade.

Última consideração é que os cursos da ATFA são reconhecidos pela UEFA e a CBF ainda está pleiteando junto a FIFA o reconhecimento da sua licença perante a confederação europeia, por isso o número altíssimo de técnicos argentinos trabalhando na Europa, casos emblemáticos de Bielsa, Simeone e Pochettino. Pra vocês terem uma noção dos técnicos de Serie A(Brasil) aqueles com Licença nível para o da CBF Academy são Tite, Fabio Carille segundo pesquisa que fiz através do Google academy. Demais treinadores tem a Licença A incluindo Wagner Mancini nosso atual treinador.

Talvez isso explique em parte muitas coisas que estamos vendo de diferença entre técnicos europeus, argentinos e brasileiros.

Links para leitura:

https://bityli.com/r50Hz Encurtador de URL - Encurtador de Link - Bityli Encurtador de URL - Encurtador de Link - Bityli Encurtador de URL Bityli. Use o encurtador de Link para encurtar URL, acompanhar a Análise dos links, criar links personalizados e muito mais. bityli.com - Formação do treinadores de Futebol no Brasil - Quadro Comparativo

https://bityli.com/Amx7S Encurtador de URL - Encurtador de Link - Bityli Encurtador de URL - Encurtador de Link - Bityli Encurtador de URL Bityli. Use o encurtador de Link para encurtar URL, acompanhar a Análise dos links, criar links personalizados e muito mais. bityli.com - Formação de técnicos Argentinos (Reportagem)

https://bityli.com/xOhXt Encurtador de URL - Encurtador de Link - Bityli Encurtador de URL - Encurtador de Link - Bityli Encurtador de URL Bityli. Use o encurtador de Link para encurtar URL, acompanhar a Análise dos links, criar links personalizados e muito mais. bityli.com - Caminhos para ser treinador de futebol Brasil (Artigo)

É isso agora bora pra mais discussão ai nos comentários!

Responder ao post da Flávia

Réplicas desse post

Foto do perfil de Absolon

Absolon 4.595 posts

@absolonsoares em 02/02/2021 às 00:19

O que se percebe @flavia.sccp atualmente é uma divisão meio que estupida entre o técnico boleiro que usa sua experiencia de ex jogador apenas pra tentar levar suas equipes a vitória e estudioso que não praticou o esporte mas que conhece a pratica pedagogica e os fundentos do jogo. Espero de verdade que a CBF tome vergonha e atualize em conformidade com a Uefa os cursos de treinadores aqui pelo bem do nosso futebol como um todo!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Mosqueteiro Pistola

    Que diferença faz a resposta do Hugo?

    Última resposta há 1 minuto por Janio Batista Alves

    71respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Xavier Fontes

    Esse Cara pode ficar até os 35. E ganhar um Busto

    Criado há 7 minutos por Felipe Xavier Fontes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    É hoje?

    Criado há 9 minutos por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Regis Algusto

    Brigou pela cadeira pra que? !

    Última resposta há 10 minutos por Jose Roberto

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago da Silva de lima

    O clube que gosta de jogadores ruins

    Última resposta há 11 minutos por Sammyr Abdala

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de L Moises

    Normalmente, o Corinthians já não sabe negociar

    Última resposta há 20 minutos por Jose Roberto

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cartman Noticias do br

    Você aceitaria se um fundo árabe comprasse o Corinthians no estilo psg e City?

    Última resposta há 21 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Antonio Godoy Junior

    Mais um transferban e a teimosia em não querer a safiel!

    Última resposta há 23 minutos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Hugo Souza já deu o papo e nem disfarçou na resposta

    Última resposta há 25 minutos por Joseph Schwalk Dias

    211respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Russo Vlaktec

    Notaram isso ontem?

    Última resposta há 25 minutos por Sammyr Abdala

    50respostas

    acessar o tópico