Venha fazer parte da KTO
Corinthians x Fortaleza

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Fortaleza

Acompanhe ao vivo
x

Post de deco no fórum "Off topic" do Meu Timão

O que importa desse texto: 'no mundial oficial, criado pela FIFA em 2000'.

Kkkkkk

em Off topic > Artigo PVC

Em resposta ao tópico:

Como Mundial de Clubes se transformou e virou massacre da Europa contra os outros continentes

Sentença Bosman foi assinada 17 dias antes de o Grêmio perder para o Ajax. Naquele dia, a América do Sul ganhava da Europa por 19 x 14 em títulos intercontinentais

07/02/2021 09h27 Atualizado há 15 horas

Não se deve olhar para os Mundiais de Clubes como um duelo de forças entre países, como acontece com seleções nacionais. As competições entre os campeões da Europa, América, Ásia, África e Oceania carregam o desequilíbrio, desde que foi assinada a sentença Bosman, em 15 de dezembro de 1996. Naquele dia, a Fifa ainda não havia oficializado o Mundial e os duelos da velha Copa Intercontinental registravam 19 troféus para a América e 14 para a Europa.

Já havia um certo desequilíbrio desde 1988, marcado pelo supertime do Milan, na temporada em que os europeus permitiram a inclusão de um terceiro jogador estrangeiro em seus elencos -- a Itália, especialmente. Mas o caso Bosman terminou com o limite de jogadores do exterior. Quem tivesse passaporte europeu poderia transitar e trabalhar em qualquer clube da Comunidade Econômica Europeia.

Claro que passou a ser um processo. Não aconteceu da noite para o dia a transformação que transformou em um massacre a vantagem dos europeus. Se em 1995, a distância era de 19x14 a favor dos sul-americanos, a sequência da história da intercontinental até sua última edição, em 2004, passou a ser de 7x2 a favor da Europa. No Mundial oficial criado pela Fifa em 2000, são doze troféus para os europeus e apenas quatro para os sul-americanos.

Um dos exemplos mais bem acabados da mudança se deu em 1999. No dia 30 de novembro daquele ano, o Manchester United venceu o Palmeiras com seis ingleses, dois irlandeses e um francês, um holandês e um norueguês. Como na velha primeira divisão inglesa, os irlandeses tinham permissão para jogar como se fossem britânicos, havia três estrangeiros.

Menos de um mês depois, o Chelsea venceu o Southampton por 2 x 1 e tornou-se o primeiro clube da história a escalar onze forasteiros: De Goey (holandês), Ferrer (espanhol), Émerson Thomé (brasileiro), Leboeuf (francês) e Babayaro (nigeriano): Petrescu (romeno), Di Matteo (italian;o), Deschamps (francês) e Poyet (uruguaio), Ambrosetti (italiano) e Tore André Flo (norueguês).

O técnico era o italiano Gianluca Vialli. Onze anos depois, a Internazionale tornou-se a primeira e única campeã da Champions League com onze estrangeiros. O português José Mourinho escalou, na decisão contra o Bayern, Júlio César (brasileiro), Maicon (brasileiro), Lúcio (brasileiro), Samuel (argentino) e Chivu (romeno); Zanetti (argentino) e Cambiasso (argentino); Eto'o (camaronês), Sneijder (holandês) e Pandev (macedônio); Diego Milito (argentino). O Bayern tinha só três alemães: Oliver Kahn, Phillip Lahm e Badstuber.

Da era dos três estrangeiros, chegou-se aos três nativos.

O último sul-americano campeão, o Corinthians tinha um titular estrangeiro: Paolo Guerrero. O Palmeiras deve entrar em campo contra o Tigres com o paraguaio Gustavo Gómez e o uruguaio Matías Viña. Os mexicanos serão seis, completados por um brasileiro, dois argentinos, um colombiano e um francês.

É claro que o Palmeiras tem chance de quebrar a hegemonia da Europa, mas sua única arma é ter estratégia e entender que a superioridade técnica do Bayern é resultado do desequilíbrio econômico.

Não pense que se trata de rechear os representantes brasileiros de jogadores internacionais. O desequilíbrio é econômico. O Brasil é o segundo país com mais jogadores escalados na Champions League. Há menos brasileiros do que franceses, mais do que alemães, espanhóis, ingleses, italianos, holandeses ou portugueses. Imagine que estes jogadores com experiência na Champions jogassem dentro de seu próprio país.

Era a realidade dos mundiais de clubes antes da sentença Bosman.

Achei esse pequeno apanhado de dados do PVC interessante pra gente não perder a noção histórica das coisas. Vejo muita gente analisando futebol do passado com a cabeça de hoje chegando ao cúmulo de dizer que se Pele e Garrincha fossem tão bons assim teriam jogado na Europa. Hoje em dia infelizmente “não dar certo” na Europa é critério pra definir se o cara é bom ou ruim, mas para quem viveu pelo menos os anos 90 sabe que os clubes daqui batiam de frente numa boa com os de lá. Lei bosman, lei Pelé, enfraquecimento dos clubes, condição econômica dos países envolvidos, tudo isso pesa pra essa disparidade de hoje em dia.

Responder ao post do deco

Réplicas desse post

Foto do perfil de Léo

Léo 9.344 posts

@leo360 em 08/02/2021 às 10:32

é muito satisfatório ler

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Guilherme 12345

    Carlos Miguel é absurdo!

    Última resposta há 12 segundos por João Vitor

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Moderação do Meu Timão Verificado

    Corinthians x Fortaleza - Comente a partida aqui!

    Última resposta há 12 segundos por Sergio Felice

    106respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de jumentolino Portugues

    Cássio, desculpa!

    Última resposta há 17 segundos por Felipe Xavier

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pinguim de Madagascar

    Essa camisa mete medo

    Última resposta há 37 segundos por luis antonio luis

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de rafael ribeiro dos santos

    Não recebe dinheiro, mas recebe passe do Messi

    Última resposta há 42 segundos por Haaland Corinthiano

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Homer da fiel

    O time está bem, mas falta agressividade

    Última resposta há 53 segundos por HENRIQUE KOHJI

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodriguez Hawkins

    Cara, taticamente o time tá bom

    Última resposta há 1 minuto por kayke lima

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LEANdrO D OlivEirA

    Fora ruimero!

    Criado em 2 minutos por LEANdrO D OlivEirA

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Belo Cleiton

    Vou deixar de ser o tio querido dos sobrinhos e sobrinhas e economizar pra comprar essa camiseta pre

    Criado em 2 minutos por Belo Cleiton

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio Nasci

    Var estava reiniciando o windows fiel

    Última resposta há 2 minutos por Frank Castle

    1resposta

    acessar o tópico