Venha fazer parte da KTO
x

Post de Douglas no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Ferroviária atual campeã da Libertadores, estamos liderando esse ano nosso grupo na liberta também. Brasileiro só começou, Timão está jogando o fino da bola.

Se entrar forte, da pra ganhar duas competições pelo time que temos.

em Análise dos jogos > Análise Tática Corinthians Feminino - Ferroviária x Corinthians

Em resposta ao tópico:

Aproveitando que consegui um teste de 30 dias do Instat – na qual eu consegui os dados para fazer a análise tática dos jogadores da base – e levando em conta que eu não tenho dim-dim pra fazer uma assinatura anual que é quase 5.000 reais (:D), resolvi exercitar a minha cachola e fazer uma análise tática do Corinthians Feminino! Vamos ver como foi?

ABORDAGEM ESTRATÉGICA

O esquema usado por Arthur Elias foi um 4-4-2 alternando para um 4-5-1 ou 3-5-2 para obter superioridade numérica, e defensivamente era um 4-4-2 e um 3-5-2 ou 3-4-2-1 em situações de contra-ataque com as jogadoras jogando bem próximas justamente para gerar superioridade numérica em defesa, dando pouco espaço para a Ferroviária.

Passes rápidos, algumas triangulações e muitas bolas longas certeiras eram a chave das meninas. As linhas de defesa e meio-campo jogavam bem próximas entre si, com superioridade numérica e posicional o suficiente para gerar quebras de linha pelos lados.O grande “incômodo” foi no fato de elas errarem aqueles passes-chave e passes de ataque perigosos, que foram muitos: sem exagero, era pra ser uns 30 a 0 se elas acertassem pelo menos 70% daqueles passes-chave e passes de ataque.

FINALIZAÇÕES

Observem que o poderio de finalizações do time é enorme. No jogo todo, o Corinthians finalizaria 18 vezes, sendo que desses, 13 foram chutes perigosos e 10 foram a gol. A grande maioria foi dentro da área, e são finalizações certeiras, principalmente de fora da área. A principal finalizadora foi Gabi Zanotti com 3 chutes; Adriana, Gabi Nunes e Victória somam 2 finalizações de cada, e Tamires com Ingryd somam 1 cada.

CRUZAMENTOS

Uma coisa que chama atenção nos cruzamentos é o nível de precisão: desses, apenas 4 foram errados. O resto foi bloqueado de alguma forma, e dos cruzamentos, 3 foram a gol e 1 deles foi certeiro. Quem assistiu o jogo notou que as meninas falharam muito em acertar passes e cruzamentos-chave, em lances que poderia ser uma goleada de mais de 20 gols caso os lances dessem certo, tamanhas foram as quebras de linha e falhas de recomposição da Ferroviária. É preciso aprimorar esses passes-chave, porque os próximos jogos não perdoarão caso tais falhas aconteçam.

ATAQUES POSICIONAIS

Esses números de ataques posicionais são muito interessantes por um fato muito específico: a participação da Andressinha, Poliana, Gabi Zanotti e Adriana nesses momentos. Andressinha e Gabi são duas volantes que também atuam como meias de criação, e a Poliana, zagueira do time, tem forte participação ofensiva, com as duas construindo suas jogadas com as laterais e a Gabi Zanotti. Pra que vocês tenham noção, a grande maioria dessas criações foram feitas pela Andressinha e pela Poliana.

Como eu disse no início, o time joga em um 4-4-2 alternando para 3-5-2 em ataque para obter força numérica...pois bem, Guardiola, o criador do termo “ataque posicional”, vem fazendo muito isso no Manchester City. Klopp usou um esquema parecido por muito tempo no Líverpool, com a diferença que o esquema principal dele é o 4-3-3. Tal movimentação adotada pelo Corinthians gerou constantes quebras de linha das meninas da Ferroviária, fazendo com que as nossas meninas triangulassem e explorassem muito os buracos adversários, principalmente com as bolas longas da Andressinha e Poliana.

PRESSÃO

Notem o quanto o Corinthians pressiona em ataque. Marcação-pressão é a característica mais forte de Arthur Elias, que gosta do jogo agressivo. A pressão foi mais do que isso, em alguns desses pontos houve mais de um lance.

POSSE DE POLA


Vejam só como as participações das três citadas acima contribuem para a fluidez de ataque do time. As três, juntas, são praticamente a alta do time para fazer a transição da defesa para o ataque de modo a obter superioridade numérica e posicional.

CONCLUSÃO

Arthur Elias deu uma aula de jogo posicional, assim como deu várias vezes ano passado. As nossas meninas formam um time a ser batido devido a imprevisibilidade delas, e elas com certeza darão conta do recado. Gostaria de ver a Andressinha jogando um pouco mais à frente, para que o time não dependa só da Gabi Zanotti. Ela é bastante precisa para infiltrações tanto quanto a Gabi. No mais, os próximos jogos serão uma lição para muito marmanjo por aí – principalmente o do time principal.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Douglas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de ISRAEL GERALDO DE CASTRO

    O Romero é mesmo maior que o Sócrates?

    Última resposta há 9 segundos por Marcello Figueiredo

    44respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Fernando

    Não pagaram a transferência do Roger Guedes

    Última resposta há 2 minutos por Ricardo Oliveira

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MARCÃO TIMÃO

    Piada de mal gosto...

    Última resposta há 2 minutos por Marcello Figueiredo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gabriel Silva

    Querem apostar quanto?

    Última resposta há 3 minutos por Luis soung ju kim

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Será que é estranho a base contratar tanto

    Última resposta há 3 minutos por Marcello Figueiredo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gilberto Alves

    Criticar o Félix Torres e o Gustavo Henrique é uma covardia enorme...

    Última resposta há 3 minutos por Lincoln Teixeira

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Mesquita

    Augusto falou muito quando não devia

    Última resposta há 7 minutos por Marcello Figueiredo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bue

    Trikas durante muitos anos não tinha goleiro...

    Última resposta há 10 minutos por Igor Daniel

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Meu Timão

    Finalmente Cássio se decidiu...

    Última resposta há 11 minutos por Jhonny Alemão

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Esteban Perez

    Veja cómo é difícil o campeonato grego - Pedro Martins

    Última resposta há 11 minutos por Andre andre

    2respostas

    acessar o tópico