Venha fazer parte da KTO
x

Post de Sandra no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Os 2.

em Bate-Papo da Torcida > O elenco do Corinthians é ruim ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Em resposta ao tópico:

O elenco é ruim, ou está EMOCIONALMENTE desgastado?

Psicologia no Esporte

O que é Psicologia do Esporte? A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Estudos apontam o potencial da cada atleta, onde ele pode chegar, como alcançar seu auge físico e, um trabalho bem feito, aponta também a fragilidade do atleta, ou de um grupo de atletas, seja ele um competidor individual, ou coletivo.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Como exemplo de que um trabalho psicológico potencializa e ajuda na evolução, temos o técnico da nossa seleção, seu conhecimento na área, o condicionou a ser um gestor de pessoas. Podemos citar os trabalhos onde ele foi extremamente atuante. O elenco de 2011/12 até o primeiro semestre de 2013, era sim um grupo fechado e bem montado, mas quem não se lembra das críticas feitas ao Paulinho quando estreou, Alessandro visto como refugo de vários clubes, pois ele nunca foi unanimidade por onde atuou, Jorge Henrique, só sabia correr, limitado.

Entretanto jogadores que não tinham status de craques, nas mãos do técnico Tite, faziam parte da espinha dorsal do elenco neste período. Tite no âmbito PSICÓLOGICO, trabalhou mais a mente, do que o físico, lógico que o físico é fundamental, porém o desenvolvimento mental, foi a identidade daquele elenco, que foi rotulado pelos torcedores e imprensa esportiva, como um time frio, calculista: ' sabia sofrer' e quando buscava o resultado, era CIRÚRGICO. E o trabalho de 2015, quando ele consegue convencer o elenco a deixar de lado os problemas financeiros dos bastidores e, focarem na conquista do Brasileirão daquele ano, fora o trabalho de recuperação do centroavante Vagner Love. Resultado, um time ofensivo, comprometido com a comissão técnica e que jogava por música.

Por fim, não estou fazendo acusações, nem menosprezando o trabalho que tem sido feito pelos profissionais que lá estão. Mas na minha humilde observação, vejo no semblante dos atletas, que eles mesmos não confiam no próprio potencial! Muitos entram em jogos decisivos, como os confrontos feitos contra o Atlético Goianiense, já convictos que não vão conseguir supera-los, está visível.

Acredito que um trabalho bem executado psicologicamente falando, fará esse elenco ao menos não sofrer tanto no único campeonato que nos restou para ser disputado em 2021.

Qual sua opinião?

Vai, Corinthians!

Responder ao post da Sandra

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Danilo Rondinelli

    Mude de time e seja feliz!

    Última resposta há 6 segundos por

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Everton Carlos

    Augusto pode ter feito de propósito este empréstimo da Arena

    Última resposta há 8 segundos por Luis soung ju kim

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ISRAEL GERALDO DE CASTRO

    A paciência da torcida com o Augusto está acabando...

    Última resposta há 8 segundos por Fidel Castro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Roberto A. Neves Junior

    Jogo de despedida

    Criado em 29 minutos por José Roberto A. Neves Junior

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Charles Falcao

    Um amistoso faria o Corinthians ganhar 1milhão limpo

    Última resposta há 29 segundos por Fiel do ABC

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro

    Torcida caindo na armadilha do Ge

    Última resposta há 30 segundos por Luna Alves

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Ambrosio

    Pessoal acreditou que o aluguel da Arena foi 1 milhões de reais

    Última resposta há 38 segundos por thalyson oliveira

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roberto Carvalho

    Temos uma nova espécie de corinthiano

    Última resposta há 1 minuto por carlos bury

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lúcifer da fiel

    Erick Sanchez seria uma opção viável

    Última resposta há 1 minuto por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Goir

    Empresta o...

    Criado em 51 minutos por Goir

    0respostas

    acessar o tópico