Venha fazer parte da KTO
x

Post de Gilmar no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Grato pelos comentários. É claro que o fim do impedimento é bem radical, mas algumas coisas poderiam mudar, sim. Por exemplo, acho que não se deveria marcar, quando o atacante volta do impedimento. Pra mim, isso é bem absurdo.

em Bate-Papo da Torcida > Pelo fim do impedimento

Em resposta ao tópico:

Vamos ser honestos. Existe regra no futebol, mais inútil do que o impedimento? Tanto isso é verdade que ela vem mudando várias vezes durante a história do futebol.

Conhecida como regra 11, sua aplicação se dá, caso o atacante não tenha dois jogadores adversários à sua frente, ao receber um passe. Mas, já no passado (1863) poderiam ser até quatro, e com o tempo, esse número foi diminuindo.

O problema é que essa essência também mudou. Por exemplo, se a bola vier da batida de um lateral, o jogador pode estar á frente, que não será impedido. Assim, também se ele receber a bola de um defensor, ou se for de um tiro de meta batido pelo seu próprio goleiro.

Como essas e outras, a regra fica tremendamente fragilizada, e se isso não bastasse, um certo requinte teve que ser adicionado à regra, ou seja, a questão do corpo, ou braço, ou cabeça à frente da linha de impedimento, tem feito com que a regra se altere frequentemente.

Mas, o ponto em questão, é que, com a velocidade do jogo, marcar-se um impedimento, ou não, tornou-se uma tarefa das mais espinhosas, para árbitros e bandeirinhas, uma vez que nem sempre a decisão era tomada com precisão.

Depois, vendo na TV, via-se que houve um equívoco. E em muitos casos, o impedimento, ou não impedimento eram flagrantes, colocando em dúvida até a idoneidade do arbitro ou bandeirinha.

Conviveu-se com isso por décadas. Torcida, dirigentes, jornalistas, jogadores, e demais envolvidos, sempre tinham o que falar, reclamar, ou defender esse ou aquele lance duvidoso. E como isso dava pano pra manga, hein? Quantas matérias do jornalismo esportivo, viviam em função dessa ‘bendita’ regra 11.

Mas, finalmente, surgiu algo novo, que parecia que ia revolucionar o futebol. Algo que iria acabar de vez com toda a qualquer dúvida: o VAR.

Sim, o VAR, do inglês vídeo Assistant Referee, ou o arbitro de vídeo, iria acabar de uma vez, com todas as polêmicas, fazendo com que a justiça de uma vez por todas fosse estabelecida nos gramados de futebol.

Mas, tão logo se iniciou o seu uso, vieram as primeiras reclamações. A equipe do VAR estava demorando muito para fazer a checagem do lance. (É bom lembrar, que o var analisa vários lances do jogo, como o gol, pênaltis, expulsões, e outros, além do óbvio, o impedimento).

Os brasileiros não deixaram por menos, e passaram a massacrar o VAR sem piedade, embora em outros países, o VAR funcione de forma mais pacífica.

Mas, passado o período inicial, o que se viu foi que os lances capitais de uma partida, mesmo com a atuação do VAR, eram julgados de maneira errônea pelos árbitros. Ou seja, o mundo inteiro viu uma coisa, mas o VAR e o arbitro (esse último, com a responsabilidade da decisão), viam outra.

O nosso foco então, continua no impedimento, que em meio a tudo isso, continua como sempre, ‘causando’. E, de polêmica em polêmica, parece que voltamos a estaca zero, não adiantando as mudanças na regra, e nem muito menos o tecnológico VAR.

Algumas soluções poderiam ser acatadas, para que pelo menos, o futebol ganhasse uma nova dinâmica. Acabar com o impedimento (como eu acho) ou fazendo mudanças radicais, como alguém sugeriu, com o impedimento sendo válido só dentro da área, ou, em se havendo um lateral de ataque, não se marcaria mais o impedimento.

Enfim, todos os esportes coletivos passaram por mudanças radicais, e que melhoram em muito os jogos, melhorando em muito a competitividade. Não seria esse o momento de se repensar o impedimento?

Responder ao post do Gilmar

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de FELIPE AUGUSTO ANDRADE

    Juca Kfouri (Desabamento da Arena)

    Última resposta há 17 segundos por TONINHO .

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cristiano Oliveira

    Poderia ser criado na arena o museu do torcedor apaixonado!

    Última resposta há 47 segundos por Oilson Amorim dos Reis

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de joao manoel do nascimento

    Cássio mostrou profissionalismo, mas paixão, não!

    Última resposta há 48 segundos por José Tavares

    131respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leo corinthiano

    Vai de bet vai deixar o Corinthians que tristeza!

    Última resposta há 51 segundos por Felipe Douglas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cleiton Moura

    Porque ninguém faz força para ficar no Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por Felipe Douglas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de lepinho da massa

    Galera pedindo Gabigol, o Luan 2.0, não é possível!

    Última resposta há 1 minuto por Felipe Douglas

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Vinicius de Gaspe

    ENQUETE: Você aceitaria o Gabigol no Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por Contundente

    1.3kvotos

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Márcio

    Matheus Henrique - Oportunidade

    Última resposta há 2 minutos por Deivide Jesus

    82respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Hudson de Carlo queiroz

    Corinthians Incomoda Muito

    Última resposta há 2 minutos por Andre andre

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Torcedor Corinthiano

    Se isso for verdade, é IMPRESSIONANTE: Wesley

    Última resposta há 3 minutos por Kauê Zambelli

    10respostas

    acessar o tópico