Post de Lord no fórum "Off topic" do Meu Timão

Sim, só vale ponderar que a Copa Rio 51 teve participação da FIFA (Primeiro torneio internacional de clubes que ela participou) com o intuito proclamado de ser um mundial, isso diferencia esse torneio desses mundialitos. Não estou defendendo a reinvidicação deles, mas é importante separar do balaio esses títulos, principalmente porque meus avós torcedores do Timão sempre contavam pra mim que o Palmeiras foi recebido até por torcedores do nosso time como campeões mundiais, aquilo foi importante para ele e para o Brasil, por isso respeito muito

em Off topic > Isso não é mundial! Não fazemos questão de fax!

Em resposta ao tópico:

Pequena Taça do Mundo (Copa Marcos Pérez Giménez) - 1953

Com a condição de campeão nacional (afinal, o Rio- São Paulo, ganho pelo Timão em 53, dava status ao vencedor), o Corinthians é convidado a participar de um torneio internacional de clubes, na Venezuela.

Além do Timão, foram chamados o Barcelona, campeão espanhol, a Roma, da Itália, e a seleção de Caracas, cidade sede do torneio.

Considerado uma grande zebra pelos participantes, o alvinegro, pouco conhecido internacionalmente, provou que não temia ninguém e que tinha uma das melhores equipes da época.

Primeiro turno

No primeiro jogo, vitória por 1 a 0 contra a forte Roma, com gol de Luizinho.

O segundo adversário foi o Barcelona, no dia 18 de julho. E foi mais show corintiano. Luizinho abriu o placar para o Timão, logo aos 2 minutos. No fim da primeira etapa, Moreno empatou para o Barcelona.

Mas no segundo tempo, o Timão foi para cima e abriu 3 x 1 no placar, com Carbone e Luizinho. O Barça ainda fez o segundo gol com Kubala, mas não dava tempo para mais nada. Vitória por 3 x 2 e liderança.

Para fechar o primeiro turno, o Timão enfrenta a seleção local. Dessa vez Luizinho não marca, mas Cláudio e Carbone definem a vitória por 2 a 1.

Segundo turno

Com seis pontos em três jogos, o Timão inicia o segundo turno precisando apenas de uma vitória contra o Barça, dia 26 de julho, para se sagrar campeão.

E foi um jogo disputadíssimo, com o primeiro tempo terminando com os 'zeros' no placar. Na segunda etapa, O Corinthians abriu o placar aos 17 minutos, com Goiano. Aos 25 minutos, uma briga generalizada interrompeu o jogo por 17 minutos. Mas nada mudou no placar depois disso. 1 x 0 Timão, Campeão da Pequena Taça do Mundo.

Para fechar bem a sua participação e confirmar o seu poderio, o Corinthians ganha seus dois últimos jogos, 2 a 0 na seleção de Caracas e 3 a 1 na Roma, e sai com uma campanha brilhante.

O atacante Luizinho terminou como artilheiro, com seis gols, mas Cláudio é quem ganha o prêmio de melhor jogador do torneio. O atacante, autor de cinco gols, recebeu o prêmio e troféu de campeão das mãos do presidente da Venezuela Pérez Jimenez.

No retorno ao Brasil, houve enorme celebração: a festa começou no aeroporto de Congonhas e, com os jogadores desfilando em carro aberto, foi até o Vale do Anhangabaú. Estima-se que mais de 100 mil pessoas estiveram presentes. Abaixo, recorte do Jornal 'Folha da Manhã' (hoje, a Folha de São Paulo).

Fonte: https://todopoderosotimao.com/p_titulos/mundialito.php Títulos - Campeão da Pequena Taça do Mundo de 1953 - Todo Poderoso Timão todopoderosotimao.com

Responder ao post do Lord

Réplicas desse post

Avatar de Daniel

Por Daniel que tem 36 posts no fórum
em 29/12/2021 às 08:21

Não se muda nome e tamanho de título pra agradar quem ganhou.

Era Copa Rio. Seu avô deve ser igual uns torcedores de hoje em dia, empolgados...

Avatar de Junior

Por Junior que tem 3654 posts no fórum
em 29/12/2021 às 09:42

Anti

Avatar de Avelino

Por Avelino que tem 3302 posts no fórum
em 30/12/2021 às 00:19

Não teve participação da FIFA coisa nenhuma, o torneio foi feito pela CBD para acabar com o baixo astral da copa do mundo de 50, a FIFA foi convidada como observadora hospede, não participou de nada.

Além disso verifique que nem vieram campeões da Europa e sim vices e convidados, os campeões naquela época participavam mais da pequena taça do mundo na Venezuela e outro torneio no Uruguai.

x