Venha fazer parte da KTO
x

Post de Homer no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Desculpe! Mas você usou dar sua carteirinha de estudante de mestrado para dar sua opinião pessoal do assunto. Tem uma argumentação fraca, sem embaçamento usando o narcotráfico, tipica de todo brasileiro para falar sobre lavagem de dinheiro. Que existe lavagem de dinheiro de tráfego de drogas no agronegócio, não há dúvidas.

Porém sua opinão pessoal desconsideram duas questões muito importantes:

- O mercado de narcotráfico faz grande parte da sua lavagem no setor de energia, com combustiveis de origem fosseis.

- Somos os maiores produtores e exportadores de soja do mundo. O agronegócio brasileiro este ano está chegando a casa de 2 trilhões de reais por ano. O que faz os R$250 milhões de exportação da Taunsa apenas um pingo no oceano.

https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/nunca-se-ganhou-tanto-dinheiro-no-campo/ Agronegócio: Nunca se ganhou tanto dinheiro no campo | VEJA Agronegócio: Nunca se ganhou tanto dinheiro no campo | VEJA O clima é de festa no interior: prevê-se faturamento trilionário no agronegócio neste ano veja.abril.com.br

Me responda uma coisa, mesmo sabendo que somente a soja movimenta mais de 400 bilhões de reais por ano, me diga qual empresa que você conhece que está envolvida nessa área?

É normal que empresas do agronegócio não sejam conhecidas, principalmente porque elas não trabalham com consumidores finais.

Agora você vai me dizer, a sua opinião também é achismo e pessoal. A diferência é que eu não estou culpando ninguém e estou trazendo argumentos para te mostrar que a Taunsa não grande coisa comparado ao mercado do agronegócio.

em Bate-Papo da Torcida > Não quis falar nada há um tempo atrás pra não comprar briga

Em resposta ao tópico:

A taunsa sempre me cheirou mal.

Explico: a minha formação é em Direito e o campo que eu mais me dedico a estudar é o direito penal econômico. Em especial, o crime de lavagem de ativos (ou de dinheiro, como é mais conhecido). Inclusive, o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo para meu mestrado em direito econômico é nesse campo.

O que, basicamente, se entende por lavagem de ativos? Explicando de uma forma simples: a lavagem se dá quando você tenta converter bens, direitos ou valores provenientes de infração penal (crime ou contravenção), ou seja, que são ilícitos, em lícitos, ou, pelo menos, dá uma aparência lícita a esses ativos.

Você não ganha dinheiro quando lava. Pelo contrário. A lavagem é um gasto que o infrator tem para conseguir escapar ileso da prática criminosa. Então digamos que você ganhou 15 a 20 milhões de reais com tráfico de drogas. Você vai gastar uma parte desse valor com lavadores profissionais para que eles façam a conversão dos ativos em lícitos, compreendem? Se tiver alguém aqui que trabalhe com compliance, vai poder atestar o que falo.

O que isso tem a ver com a taunsa?

Vejam, um dos mercados que os traficantes e lavadores de dinheiro de uma forma geral adoram é o agronegócio. É relativamente 'simples' lavar dinheiro nesse mercado, se comparado a outros que impõem mais restrições.

É uma suspeita até bem simples: como uma empresa que ninguém conhecia antes, que ninguém conhece alguém que trabalhou lá... Movimenta tanto dinheiro? Isso torna uma empresa necessariamente ilegal ou envolvida com ilícitos? Não, mas é um ponto de muita desconfiança.

Não sei se tem alguém aqui do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Se tiver, essas pessoas podem atestar: traficantes adoram adquirir bens no agronegócio. Cabeças de gado, fazendas... De novo, é um mercado muito fácil de se lavar dinheiro.

Eu não vou entrar em aspectos mais técnicos pra não virar um texto cansativo e chato mas repito o que disse no título: da minha parte, a desconfiança existe desde o começo. Não falei nada antes porque seria massacrado aqui no fórum.

Responder ao post do Homer

Réplicas desse post

Foto do perfil de Victor

Victor 6.871 posts

@victor.gomes3 em 01/04/2022 às 11:34

Eu culpei alguém? Disse que a Taunsa sempre me despertou desconfiança. Eu disse, inclusive, que não necessariamente há algo de ilegal, mas há, isso sim, um ponto de muita desconfiança. Mas vamos por partes.

1 - o título deixa claro que é uma opinião pessoal, oras. Não sei qual a dúvida.

2 - eu usei o narcotráfico sim, mas como exemplo para mostrar que o setor agrícola é bem visto por quem prática lavagem. Creio que você não captou essa parte. Não associei a Taunsa ao narcotráfico. Até porque, para que haja lavagem de ativos, os proveitos podem ser oriundos de qualquer atividade ilegal. Até mesmo do jogo do bicho, que é uma contravenção (viu? O nome disso é exemplo).

3 - na verdade, sua afirmação tá meio certa, mas não totalmente. As práticas modernas de lavagem são pulverizadas. O que eu quero dizer com isso? Os lavadores diversificam técnicas, a fim de diminuir o risco. É como investir na bolsa. Ninguém coloca tudo o que tem numa só ação. Então, falando a nível de Brasil, os três setores normalmente escolhidos são o agrícola, o de combustíveis/energia e o imobiliário (não necessariamente nessa ordem).

4 - sim, a Taunsa sozinha não representa uma fatia tão grande mas exportações brasileiras. Contudo, sendo um produtor desse tamanho, ainda que você não seja responsável por toda a sua cadeia produtiva, é de se imaginar que seus concorrentes o conheçam. E é aí onde toco. Os produtores não conhecem a Taunsa. Eu ou você... Ah, isso seria a coisa mais normal do mundo. Mas quem é do setor, normalmente conhece. O que não é o caso da Taunsa.

5 - não conheço muitas, mas conheço algumas, como já relatei a um outro colega aqui. Amaggi, Bunge, Cargill, COFCO (China Foods)... E volta no ponto anterior: quem é do ramo, conhece muito mais, mas não conhecem a Taunsa.

Eu fiz questão de dizer que era uma desconfiança MINHA! Você pode não compartilhar dela. É um direito seu, ué. Não acusei ninguém, mas disse que suspeitava, como suspeito.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de João Ferreira

    Off-Textor, do Botafogo, cumpre decisão e envia áudios sobre manipulação ao STJD

    Última resposta há 4 segundos por Travis Bickle

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Guilherme Henrique Zillig Raduan

    Cássio ficou chateado...

    Última resposta há 4 segundos por Felipe Felipe Felipe

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas SCCP

    A principal notícia nem deveria ser a saída de Cássio!

    Última resposta há 7 segundos por zzba bazz

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Vitor Marques

    Perdão da Dívida + Liberação Imediata

    Última resposta há 9 segundos por Daniel Maya

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Messi Corinthiano

    Revelado o funcionário que tem problema com o Cássio

    Última resposta há 15 segundos por zzba bazz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Miguel Teixeira De Souza

    Vou falar sobre o gaston veron antes que vire moda

    Última resposta há 19 segundos por Cláudio Roberto

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fabio SCCP

    Sem o Cássio não vamos conquistar títulos e vamos brigar pra não cair

    Última resposta há 24 segundos por Dick Duck

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gustavo Henrique

    Obrigado Corinthians

    Última resposta há 31 segundos por SERGIO GERALDO DA LUZ VIEIRA

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Isaac Sousa

    Fagner no Cruzeiro?

    Última resposta há 35 segundos por Walter Dias

    73respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Mesquita

    De 2018 pra cá só morreu Corintiano e só nasceu Flamenguista

    Criado em 6 minutos por Rodrigo Mesquita

    0respostas

    acessar o tópico