Venha fazer parte da KTO
x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não jogou no 3 5 2, jogou no 3 4 3

em Bate-Papo da Torcida > O 3-5-2 tem dado liga no Corinthians!

Em resposta ao tópico:

Por dois motivos diferentes acho que está na hora do Vítor Pereira começar a usar o 3-5-2 com todas as suas variações.

Motivo 1: Contra o Fortaleza estávamos encaixotados, não conseguíamos jogar, marcação dos caras encaixada de uma forma que nada dava certo para nós. Não conseguíamos trocar dois passes. Com a mudança no intervalo para o 3-5-2, o time melhorou muito, começou a jogar melhor e a sofrer menos, inibiu os alas do Fortaleza, porque defensivamente virava um 5-3-2. Um jogo que parecia muito difícil de ser vencido, mas a vitória veio pelos efeitos da mudança tática que o treinador fez, causando uma reviravolta, tirando o craque do time e voltando para o segundo tempo com um zagueiro em seu lugar, de início ninguém entendeu, depois viram que foi um acerto.

Motivo 2: Contra o Deportivo Cali vivíamos um momento no jogo em que João Victor e Raul estavam inseguros e estávamos levando alguns sustos lá na defesa. Porém, quando VP colocou o Gil, ninguém entendeu, o comentarista achou que ia sair um dos zagueiros que já estavam em campo. Novamente o time ficou bem mais seguro na defesa e no ataque foi muito mais incisivo. Esse time parece encaixar bem melhor no 3-5-2, fazendo saída de 3, variando para o 5-3-2 defensivamente, depois um 3-4-3 ofensivo. Isso tem confundido e anulado os adversários. E tem revertido o jogo em nosso favor.

Outro fator que atrapalha muito os adversários é que eles nunca sabem quem ou como o Corinthians vai jogar. Vejo muita gente reclamando que tem que ter um 11 mais fixo, por conta de entrosamento, confiança, etc. Mas o VP foi taxativo mais de uma vez nas coletivas, com o calendário que nós temos é impossível jogar dois jogos seguidos com o mesmo time de forma competitiva e na intensidade que ele exige de uma equipe. Ele disse: É impossível!

Disse ainda que pode até cair um pouco o nível técnico da equipe com algumas mudanças, mas que o intuito é jamais perder a capacidade de competir fisicamente/atleticamente com o adversário. Vocês têm noção que ontem, contra o Deportivo Cali, entramos sem Willian, Roger Guedes e Renato Augusto e fomos bem? Para piorar, ainda perdemos o Fagner com 8 minutos e o Piton entrou de lateral-direito, numa fogueira danada e foi bem!? Podíamos ter virado o primeiro tempo ganhando de 2 a 0. Isso é fruto de um trabalho.

E que trabalho é esse? Ter uns 17 jogadores capazes de serem titulares sem cair o nível do time de forma abrupta. E ele tem conseguido fazer isso muito bem. Desde aquele fatídico jogo contra o Always Ready, nunca mais o time foi repetido e tem dado respostas e resultados. Lá na Europa é assim, mudam muito o time também, mas não o time inteiro, porque lá dá para gerir melhor o calendário e o desgaste dos jogadores. O que é melhor? Ter 11 jogadores entrosados, sabendo direitinho o que o treinador gosta taticamente, ou quase 20 bem entrosados e azeitados taticamente?

Quem não entende o que está sendo feito, não entende nada de futebol e precisa rever seus conceitos. Na loucura intensa do futebol atual é impossível jogar quarta e domingo de forma ininterrupta sem estourar alguém. Esporte de rendimento, seja ele qual for, está longe de ser saúde. E na intensidade que jogam, é impossível jogar em alto nível sem ter no mínimo 72 horas de recuperação. É fisiologia pura, desculpe aqueles que não entendem, mas sou professor de Educação Física e entendo do assunto.

Entendo os leigos não compreenderem e darem aquelas justificativas de altos salários, mordomias de ter os melhores hotéis, melhores profissionais (fisioterapeuta, médico, fisiologista, comissão técnica), estrutura das mais modernas do mundo e não poder jogar de 3 em 3 dias. Nada disso importa, não dá! Não dá para desempenhar um bom espetáculo sem recuperação adequada, sem pelo menos dois treinos na semana. Física, técnica e taticamente fica tudo comprometido. Será que é tão difícil assim entender isso?

O Atlético Mineiro perdeu dois jogadores por lesão muscular no jogo contra o América e o próprio Coelho também perdeu um pelo mesmo motivo. Assim como o Fagner já teve lesão muscular esse ano e o VP disse que o Willian vinha sentindo um desconforto muscular. Já pensou se ele teima e coloca o cara para jogar, ele estoura e perdemos nosso melhor jogador por 3 meses? Basta raciocinar!

É isso, pessoal, acabei me alongando mais do que pretendia, mas o VP escala o time de acordo com o que é estudado do adversário e também de acordo com os resultados do exame de CK que mostra quem está mais propenso a ter lesão. No mais, estamos sendo competitivos em todos os jogos, algo que não acontecia desde 2017,2018 (primeiro semestre). Para mim isso é o que mais importa. Quem vai jogar? Deixo com o Kratos (António Ascensão) da Fiel e o VP, confio em ambos!

Aqui é Corinthians!

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Daniel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Sérgio Henrique

Sérgio 271 posts

@sergio.henrique28 em 05/05/2022 às 18:56

Foi um 5-3-2, Com Maycon, Renato Augusto e Du no meio e William e Júnior moraes boa ataque

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Myguel Silva

    Matheusinho: É difícil admitir, mas...

    Criado em 2 segundos por Myguel Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Zeca Bordoada

    Sobre o carrinho do Felipe Melo...

    Última resposta há 11 segundos por Disruptivo

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de zé da terra

    Carlos não foi testado no jogo

    Última resposta há 12 segundos por luis antonio luis

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Vicente

    O que falta para o Wesley deslanchar e um bom treinador igual Malcom com o Tite

    Última resposta há 12 segundos por Alan 2000 2012

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de ernando grimes

    Para quem acha que problema é elenco

    Última resposta há 16 segundos por Wolverine .

    102respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Victor P.

    Bidon e o dedo na cara

    Última resposta há 17 segundos por luis antonio luis

    117respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Professor girafales

    4 jogadores que merecem destaque

    Última resposta há 18 segundos por Vlamir Bernardes

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio A

    Ulisses Costa

    Última resposta há 24 segundos por Laurence Olivier

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Oliveira Eduardo Santos

    Não tenho duvidas, Cássio vai voltar

    Última resposta há 26 segundos por Oliveira Eduardo Santos

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Victor Fanti

    Mapa de calor Romero

    Última resposta há 27 segundos por Filipe Silva Oliveira

    141respostas

    acessar o tópico