Venha fazer parte da KTO
x

Post de Michel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Bom dia Molimdoro. Vou direto ao ponto.

Ninguém no Sul, no Sudeste, no Nordeste ou em qualquer uma das riquíssimas regiões do nosso Brasil que se use do preconceito deve ter muito embasamento no que fala.

Eu te digo que há preconceito no Sul, como há em todas as regiões do Brasil e nem vou julgar a população como um todo, porque cada um tem seus motivos, sejam eles sensatos ou não.

Quanto ao hino dos estados, e essa espécie de patriotismo que se tem aqui, é o que leva a muitas pessoas quererem a separação (o que nunca vai acontecer.), não considero isso como xenofobia, talvez alguns indivíduos tenham preconceito contra nordestinos por exemplo, mas ai em SP todos sabemos que tem também, e muito, de qualquer forma, é incorreto dizer que o 'povo de São Paulo' é um povo que possui preconceito contra nordestinos. Isso parte de cada um.

Eu por exemplo, não gosto muito dos indígenas que moram aqui na região, pois estão sempre bêbados, mendigando, fazendo arruaça e ganhando pra isso, tem terra mas não plantam, tem industria mas não trabalham, mas tenho consciência que isso não se deve ao tipo sanguíneo ou o DNA, ou a genética, que é igual a minha, que muda apenas as características físicas, dito isso, o preconceito que eu Michel tenho contra os indígenas é cultural e não genético, por tanto, não me acho superior a algum índio por questão de superioridade genética, porque tenho convicção de que isso não exista. Mas sim pelo fato dos exemplos cotidianos que me são apresentados durante a vida inteira. E eu seria o rei dos hipócritas se dissesse que não. Ao mesmo tempo, não trato mal, muito pelo contrário, trato com muito respeito (o que não passa de uma obrigação, mas é bom deixar claro).

Penso que o povo do sul mais antigo, da geração do meu pai, não ama o Brasil, mas ama o Rio Grande do Sul, a minha região é formada pelos povos vindos do Rio Grande. A nova geração com redes sociais, com globalização, já não tem mais essa identidade com a região, e nem com o Brasil, aliás, dessas novas gerações, poucas pessoas estão preocupadas onde vivem, e se tiver um celular na mão falando porcarias e vendo vídeos fúteis e sem graça pra qualquer ser humano minimamente crítico então, ai é que não estão nem ai mesmo.

Eu particularmente, gostaria de uma espécie de separação política dos estados todos, para o Brasil se descentralizar politicamente, pra cada um brigar pelo seu dinheiro e querer aumenta-lo.

Não digo que o Sul produz mais que o Sudeste, até porque não poderia por fatores básicos de população e logística, minha região inteira tem apenas cerca de 1,3 milhões de pessoas apenas, está até trazendo Haitianos (mais educados que muito catarinense), pra trabalhar nos frigoríficos, pois já não tem mais mão de obra pra atender a demanda.

Eu acho que todas as regiões do País tem um pouco disso, o Baiano tem muito orgulho em ser, mas eu não tenho como ter orgulho de ter baianos no meu país, eu nem se quer conheço e se conhecesse diria que não tem nada a ver comigo, nem com a minha cultura, não faz parte daquilo que eu chamaria de 'meu povo'. O Baiano sabe que nós existimos, mas também não tem como ter orgulho, pois somos diferentes, até o sotaque beira a ser outro idioma.

Isso eu falo por mim, porque sem ser hipócrita, falando com o coração, eu não posso encarar uma pessoa de tão longe, com uma cultura tão diferente, falando tão diferente, sem pensar por um momento que esse é um estrangeiro!

Em relação aos paulistas isso não acontece, pois é uma cultura parecidíssima com a do sul.

O que eu quero dizer com isso:

Se você ama um lugar, uma pessoa, um animal, ou seja lá o que for, você vai preferir ele dentro os demais, isso é quase inevitável. E é isso que as pessoas da geração do meu pai tem pelo Sul, amor a ele, e indiferença ao resto do País, porque pra eles, o pátria é aqui, o povo deles, os semelhante estão aqui.

E isso justifica esse pensamento, até a parte que começa a entrar o preconceito em relação a outros, essa linha quase invisivel entre o orgulho em ser o que se é, e o desprezo pelo que não é, é difícil não ultrapassar pelo menos um pouco.

'Quando eu pensou que sou do Sul tenho orgulho, quando penso que sou brasileiro, tenho vergonha.' É mais ou menos isso que o povo mais antigo pensa.

Leve em conta também, que aqui a educação é atrasada, meu pai por exemplo, filho de agricultores embora seja um homem de muita honra, inteligência apurada e um senso de humor muito apurado, não teve estudo a nível superior, e poucas são as pessoas da nossa região da geração dele tem.

Mas eu não poderia deixar de tocar naquele assunto meio 'tabu' que é a questão da origens europeias. Cara, meu pai tem 12 irmãos de uma família que veio da Itália no meio das confusões de antes da metade do século XX, todos falam italiano, tem sotaque italiano, das pessoas que trabalham comigo, as mais velhas ou sabem se comunicar em Italiano ou Alemão, se tu for pra cidades do interior do Oeste de Santa Catarina, ou RS, tu vai ver pessoas falando em outros idiomas, não tem jeito.

Agora, junta a falta de instrução, o isolamento, a falta de conhecimento de outras culturas, as tradições trazidas da Europa, mais a mídia que transforma certas regiões do país em verdadeiros infernos, exemplo do cidade alerta que se tu assiste, tu pensa que SP é um covil de bandidos, que se sair na rua é morte, é assalto, e cá entre nós, isso NÃO É VERDADE. Junta tudo isso, e nós temos o que? Uma forte tendência ao preconceito.

Até aqui eu tentei justificar um pouco do que eu vejo as pessoas que são próximas de mim fazerem ou pensarem. Repito, o preconceito é explicável quando não se tem acesso a educação. Pros paulistas é mais fácil, as universidades, o poder, as culturas se misturaram e começaram ali, é o centro do Brasil. Para o nosso povo, que tem por característica ser muito humilde mas extremamente honroso (e isso eu digo como um todo e tenho muito orgulho disso), é históricamente mais difícil não ter preconceito contra outros povos.

Deixo aqui também claro, que estou falando da região oeste de SC, Oeste centro e sul do RS. Quanto as outras regiões, já estão a anos luz a nossa frente no quesito modernização.

Peço que entenda, que eu não estou falando de mim mesmo, exceto em algum ou outro ponto, estou tentando justificar e explicar o porque da região sul, ser tão 'patriota' pela região.

Molimdoro, foi um prazer tentar lhe esclarecer isso, e espero que eu não tenha sido tão ignorante e tão burro nessa explicação, mas entenda que eu não sou o que se pode chamar de um grande especialista na arte de escrever, que você por exemplo faz tão bem.

Também já viajei junto com o Zaratustra algumas vezes, mas também fiz a jornada do Alquimista para achar nas areias do deserto suas recompensas sonhadas.

O que importa pra mim, é entender a diversidade, é tentar justificar as vezes, o injustificável, mas sempre com muito respeito, buscando a neutralidade e a imparcialidade.

Pra ilustrar o que digo, sugiro que na próxima, pergunte porque nós nordestinos temos preconceito com os sulistas.

Muito obrigado pelas perguntas, foi muito bom responde-las. Abraço.

em Bate-Papo da Torcida > O Mano tem que entender

Responder ao post do Michel

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Orozimbo Santos

    Falam tanto de comissão, de Rubão, que o mais importante não falam

    Última resposta há 37 segundos por Philippe Dutra

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de FEL FIEL

    Como eu queria esse clube

    Última resposta há 38 segundos por Arnaldo Costa

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Henrique

    Vamos trazer o Corinthians para o povo

    Última resposta há 3 minutos por Danilo Fernandes

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    Carlos Miguel, oficialmente goleiro titular da meta corinthiana? !

    Última resposta há 5 minutos por Arnaldo Costa

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Altaneiro O

    Isso é querer Andrés de volta?

    Última resposta há 6 minutos por Ricardo Kurama

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luciano  Gonçalves

    Eu não gosto do Mauro César, mas...

    Última resposta há 7 minutos por Philippe Dutra

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Rodrigues

    Definir preço no seu principal jogador é Burrice!

    Última resposta há 11 minutos por Luiz Malta

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de jumentolino Portugues

    O pardal português está cavando o lugar desse cara no time titular no lugar do Breno Bidon

    Última resposta há 12 minutos por Zenivaldo De Oliveira

    55respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Roberto

    SAF para profissionalizar

    Última resposta há 13 minutos por Arnaldo Costa

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano Brabu

    Atualização de Palácios e Coronado direto do CT - Imagens

    Criado em 2 horas por Corintiano Brabu

    0respostas

    acessar o tópico