Venha fazer parte da KTO
x

Post de Andre Arnold no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Uma coisa que percebo no Corinthians a anos é que os jogadores querem forçam mudanças fora de campo com resultado ruins, é inexplicável a forma que jogam, principalmente em fundamentos básicos como o passe, ontem no jogo fica claro que os jogadores não se mechem para receber, e quando estão livre para receber o passe vai pra trás.

em Bate-Papo da Torcida > Análise tática jogo Red Bull x Corinthians - tentaram queimar...

Em resposta ao tópico:

Há anos que uso o termo “desonestidade coletiva” para facilitar o entendimento do torcedor em entender o segregacionismo praticado por parte do elenco para desmerecer um ou outro jogador específico. E boa parte das minhas análises são baseadas nisso: se um time perde ou empata, é a primeira coisa que eu busco saber, pois bons elencos são formados por grupos unidos, e quando isso não acontece há problemas que podem se revelar graves a partir do momento em que começamos a perder ou empatar muitos jogos. E isso aconteceu hoje, da forma mais bizarra possível. Com olhos analíticos, vamos observar os dados desse jogo, para que possamos entender esses erros com profundidade visando cobrar o que deve ser cobrado nos próximos jogos, principalmente o próximo na Sul-Americana.

PRIMEIRO TEMPO

Os primeiros minutos foram de um Corinthians bastante incisivo no ataque, mas Red Bull também viria para cima, marcando um gol logo no primeiro lance deles, não sendo falha de ninguém, simplesmente foi uma boa jogada construída sob uma inversão de lado. Após o gol o Corinthians sentiu e resolveu botar o time todo na defesa na esperança de um contra-ataque, enquanto o RB Bragantino girava a bola ofensivamente.

Mas após o Corinthians tomar outro susto quase aos 15 minutos, o time tentou se soltar e ir mais ao ataque, mas ainda assim o Red Bull conseguia atacar sob pressão e por um bom tempo o jogo ficou sob ataque lá e cá, porém mais deles do que nosso. E não dá pra definir melhor o primeiro tempo do que isso, mostrando o quanto o Corinthians foi lamentavelmente inoperante.


O que me assustava até aqui era a passividade inexplicável do Corinthians, como mostra esse mapa de posicionamento médio. O time foi armado com dois meias-atacantes centrais e mais o Fausto Vera para ser ofensivo e fazer marcação alta, mas o que vimos foi um domínio do adversário sem com que conseguíssemos fazer uma transição decente. Verdade que o Red Bull fazia uma excelente marcação alta num 2-4-4, mas para uma boa saída de bola é necessário passes rápidos e aproximação dos jogadores, coisa que não era feita - e isso porque os jogadores de defesa estavam muito afastados entre si, como vocês vêem no mapa.


Agora olhem esse gráfico de passes…até aí vocês podem pensar: ok, o Corinthians até distribuiu mais a bola entre os jogadores, verdade que deveria ser bem mais passes mas pelo menos está sendo mais distribuído…mas há um detalhe muito anormal: olhem só os passes que Matheuzinho teve a oportunidade de receber! Ridiculamente pouco para um lateral! Nunca vi isso em toda a minha vida! Ele teve menos oportunidade de passar a bola do que o Cássio e o Coronado, outro que sofreu segregação sem motivo! Detalhe: Matheuzinho tocou 30 vezes na bola e errou apenas 4 passes de 10, interceptou uma bola, desarmou duas e não sofreu nenhum drible. Foi uma das piores desonestidade coletiva que vi em toda a minha vida! Já vi meias e pontas serem segregados pelo coletivo sem motivo, mas um lateral é a primeira vez!

Esse mapa inclusive explica o jogo ruim do Raul Gustavo: o coitado estava tão isolado que acabava errando passes por falta de opção, visto que o time do Red Bull percebeu a estratégia sem sentido do nosso time e cercava os nossos jogadores para passar a bola, sabendo que eles não se movimentaram para receber melhor os passes.

Esse mapa de passes mostra o quanto o Corinthians foi inoperante, passando bem mais bolas pelo lado esquerdo do que no direito…e como vocês viram no mapa de posicionamento médio, foi devido a uma defesa muito espaçada sob marcação alta, além de passes para um lado só, que impediu o time de jogar.


E esse mapa de perda de posse de bola é muito revelador. Se vocês acham que Matheuzinho perdeu mais vezes a bola só porque saiu ataques pelo lado dele, estão muito enganados…quem perdeu mais vezes a bola no primeiro tempo foi Coronado e Pedro Raul com 4 vezes cada, e naquele lado direito quem pediu a bola foi justamente eles dois.

SEGUNDO TEMPO

Pelo visto o António Oliveira viu tudo o que foi dito antes e deu uma bronca terrível no elenco, pois no segundo tempo o primeiro lance tentado pelo Corinthians foi alçar a bola em ataque para um Matheuzinho isolado que não conseguiu avançar devido a falta de opções. Um minuto depois, ele seria acionado mas não conseguiria um bom cruzamento, porém pelo menos ele estava sendo acionado como deveria. Aos 3 minutos o Corinthians tentou atacar pelo outro lado e o atacante ficaria na cara do gol mas o goleiro Cleiton se adiantou e conseguiu interceptar a bola com muito risco. Aos 5 minutos, houve uma inversão da esquerda para a direita ao Coronado, que cruzou com muito perigo, e um minuto depois até Félix Torres iria ao ataque, cruzando com algum perigo.

António Oliveira estava com a intenção de colocar Yuri Alberto e Romero, mas ele segurou. E aos 9 minutos, após uma roubada de bola, o Corinthians faz uma jogada bem trabalhada e toca para Fausto Vera no meio, que manda uma bomba enorme - característica muito marcante de Vera, ele chuta muito bem de fora da área - para a grande defesa do goleiro, e na sobra foi cruzado para Matheuzinho, mas infelizmente caiu no pé ruim dele e a posição dele também não era lá muito boa. Daí mostra o quanto Matheuzinho, negligenciado no primeiro tempo, e Fausto Vera finalmente começaram a aparecer como deveriam.

Aos 12 minutos, Romero entra no lugar de Igor Coronado. Isso liberaria ainda mais Fausto Vera e Garro, além de Ranielle. E então aos 16 minutos Garro faz um excelente lançamento para Pedro Henrique, que faria um gol, porém impedido por muito pouco.

A mudança de atitude, valorizando os jogadores certos sem deixar ninguém ser desvalorizado por receber pouca bola, impactou e muito a ofensividade do time. Aos 22 o Red Bull tentaria um contra-ataque com 5 jogadores mas Ranielle foi bem demais e desarmou muito bem.

Yuri Alberto e Wesley finalmente viriam aos 23 do segundo tempo, surpreendentemente tirando o lateral Hugo, e pelo visto iria num 2-3-5 em ataque com Ranielle fazendo o papel de líbero. E no primeiro lance, num escanteio, Wesley finaliza perigosamente para o gol, fazendo o goleiro se esticar no limite.

O técnico do Red Bull sentiu a mudança do time e colocou mais um zagueiro. Mas o Corinthians continuava incisivo no ataque, explorando bem seus jogadores, embora talvez devessem se aproximar um pouco mais para receber as bolas.

Aí Paulinho e Breno Bidon entraram no Corinthians, e aí o time seria muito mais ofensivo, com os jogadores realmente se aproximando para receber a bola da forma como deveria. Aos 48, Félix Torres literalmente estava como meia-de-criação na frente para tentar criar jogadas e Raul Gustavo estava como lateral - ele faz essa função também, mas ele estava muito desgastado devido ao caos do primeiro tempo. Depois Paulinho receberia boa bola na área mas não conseguiria finalizar. No finalzinho, Wesley quase faz um golaço de cobertura.

CONCLUSÃO


O primeiro tempo foi um caos defensivo sob segregação do Matheuzinho sem necessidade, permitindo a marcação alta, mas no segundo tempo, com a valorização dele e de Fausto Vera o Corinthians mudou totalmente de atitude - e é esse Corinthians que queremos ver: incisivo, dinâmico e valorizando seus jogadores. Mas para que isso possa acontecer, não podemos repetir erros do passado, ainda mais de forma bizonha como o que aconteceu hoje. Esperamos que no próximo jogo na Sul-Americana seja visto um time mais ativo e inteligente…pois temos todas as condições para isso, mas a pior coisa que pode acontecer é parte do elenco “tirar o seu da reta” para desprestigiar um ou outro jogador.

Tenho como projeto fazer análises de alguns jogos da Europa para trazer dados bem específicos de grandes times, para provar que eles são grandes não porque possuem grandes jogadores, mas porque o coletivo funciona, não há demérito de um ou outro a não ser em casos muito isolados de culturas injustificáveis. Com isso, será provado o quanto o futebol brasileiro ficou para trás - e é preciso que não só o Corinthians, como também outros clubes percebam isso para que tenhamos uma safra de jogadores que não sejam só habilidosos e técnicos, mas também com representatividade social. Até porque andamos ouvindo acontecimentos internos que tem desagradado muita gente…e não precisamos isso no futebol de hoje.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Andre Arnold

Réplicas desse post

Foto do perfil de Felipe Wyllian Gaio

Felipe 149 posts

@felipe-wyllian-gaio em 21/04/2024 às 13:37

Com certeza os jogadores querem ser xingados, ofendidos, ameaçados... É explícito duas coisas, o elenco é fraco, e o time não é organizado, não tem padrão tático..o time é mal treinado...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Augusto Sousa Silva

    Fluminense

    Última resposta há 11 segundos por Lorenzo Zagalli

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Eduardo

    Se o Antônio Cair, o nome é esse, sem maís!

    Última resposta há 47 segundos por Lucas loiola

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renan Martins

    OFF - Fluminense é o pior futebol da serie A agora mesmo

    Última resposta há 1 minuto por Celso Macedo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de renan ferreira da silva

    Para quem estava defendendo Gil e Giuliano KKKK

    Última resposta há 2 minutos por Vea

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cauê

    Temos que falar desse mlk

    Última resposta há 2 minutos por Jonathas dos Santos Campanhan

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Coringão Bimundial

    Dudu disse a Leila que ia para o Cruzeiro porque queria jogar num time que tivesse mundial Fifa

    Última resposta há 3 minutos por Joao Alcantara

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de thiago g

    Se for pra trazer esses nomes, Carille, Diniz, Zanardi!

    Criado em 3 minutos por thiago g

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de julio cesar paula silva

    Descobri um outro Corinthians perdido pelo mundo

    Última resposta há 4 minutos por Adenilton Nunes

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Naka

    Tiago Leifert mandou a real sobre a Vai de Bet

    Última resposta há 4 minutos por Alex Fontenelle

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Nikola Tesla

    Caso VAI DE BET avança, a casa vai cair pra geral

    Última resposta há 4 minutos por Fabiano Marques

    27respostas

    acessar o tópico