x

Post de Lucas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Tópico top

em Bate-Papo da Torcida > Você realmente torce ou apenas extravasa suas frustrações?

Em resposta ao tópico:

Não sou fiscal de torcida, acho que existem variadas formas e intensidades de torcer, mas esse questionamento tem me acompanhado faz um tempo. Principalmente ao acompanhar este fórum. Não acho que seja um fenômeno só nosso, mas ele acontecer com a melhor e mais fiel torcida é algo que me espanta.

Há tempos percebo que há inúmeros participantes desse fórum que aparecem somente quando o time, o técnico ou algum jogador foi mal numa partida (isso sem entrar na parte da política do clube).

Quando o time joga bem, quando um jogador brilha ou o técnico arma um bom esquema, essas pessoas desaparecem. São pessoas que já estão xingando com 5 minutos de jogo. Que adoram pedir a cabeça de jogadores, de técnicos, de gestores. Diversas vezes vi o cúmulo de criticarem a torcida da arena porque eles não vaiam o time, não vaiam jogador A ou B. O time dá uma melhorada, mete 5x0 no agregado contra o Fortaleza, essas pessoas somem. Parecem só estar esperando a próxima chance de xingar, de soltar uns palavrões, de dizer que ninguém presta.

E o que fico me perguntando é: onde está o prazer nisso? Qual o motivo de acompanhar um time de futebol quando você não vibra com as vitórias, as superações; quando você não tenta dar aquela força a mais, aquela torcida a mais quando o time visivelmente está precisando?

Não estou dizendo que a realidade do clube está uma maravilha, muito pelo contrário, estamos num momento horrível tanto dentro quanto fora de campo. Acho que todo corinthiano foi dormir frustrado com a situação do time ontem. Tomar um empate nos acréscimos, depois de ter tido várias chances pra matar o jogo, foi dolorido. A situação do time no brasileiro é realmente preocupante, mas ainda temos chances, porque não torcer e apoiar o time? Ajudar o Coringão a escapar dessa?

Me parece que esse fenômeno é reflexo da vida difícil que a maioria de nós passa no cotidiano. O futebol e o Corinthians viraram apenas uma forma de extravasar nossas frustrações da vida. O Corinthians é uma forma de expressão, como diria o Doutor, e me parece que hoje a expressão que muitos estão buscando é a denúncia de um mundo que nos promete muito, mas nos entrega quase nada. A frustração de muitos que trabalham 10~12h por dia pra mal pagar as contas no fim do mês. A torcida que cresceu mesmo passando 23 anos sem levantar uma taça quase não existe mais. E não existe porque a esperança de uma vida melhor também quase desapareceu com o final do século XX, com a derrocada das grandes utopias. O que nos sobra é viver diante desse realismo trágico, sem muita esperança numa verdadeira mudança. E dando um passo a mais, será que não é isso também que contribuiu para transformar o Brasil no paraíso da bets? Essa desesperança no futuro e a ânsia de conseguir mudar de vida numa jogada de sorte?

Acho triste ver a Fiel mudar tanto sua forma inabalável de torcer e empurrar o time, mas na minha opinião, como tudo, não deixa de ser reflexo do nosso tempo.

Ao menos em Itaquera nossa gente continua pulsando do primeiro ao último minuto, e isso já é alguma coisa.

No vá bajar.

Vai Corinthians!

Responder ao post do Lucas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de John McClane

    Mais um craque europeu chegando

    Última resposta há 20 segundos por Patric Breda

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Corinthiano

    Se a desculpa pra torcer contra a Argentina domingo, é o racismo...

    Última resposta há 1 minuto por Vitor Ramos

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    André negão x André bilhão =

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Anti Lunatico

    Novo balancete 3,5 BI a divida e lunatico conversando besteira de copa

    Última resposta há 2 minutos por Luque WF5

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Corremos alto risco de André negao de presidente..só fazer as contas..intervenção urgente

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Martins

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Relembrando um gol do Corinthians por dia até a volta do Brasileirão - Parte 1

    Última resposta há 2 minutos por Thomaz Ernesto

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ricardo Alves

    Mais PEREBAS, parabéns aos Gênios...Será que ter algum por fora?

    Criado há 2 minutos por Ricardo Alves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cássio mandrake

    Imagina que triste deve ser

    Última resposta há 3 minutos por Luque WF5

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cartman Noticias do br

    Não é meme esses são os candidatos a presidência do Corinthians

    Última resposta há 4 minutos por O tuga

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Se a Espanha for campeã, e loucura pensar que o Yamal

    Última resposta há 4 minutos por Felipe Felipe Felipe

    9respostas

    acessar o tópico