x

Post de deco no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Muito bem, Gabriel.

Importante que pessoas com propriedade na matéria também possam manifestar suas opiniões.

Não vejo nada de errado na sua colocação.

Ocorre que o clube tem falhado sistematicamente em vários aspectos.

1. O seu último parágrafo coloca algo que é fundamental... A dívida teria aumentado algo na casa dos R$300 a R$400 em 2025. Também foi minha leitura. Apesar de ser metade dos mais R$800 milhões anunciados pela mídia, ainda assim é algo GRAVÍSSIMO!

2. O clube falha demais na parte de comunicação. Cadê as notas explicativas do balanço? Divulgar um BP assim sem as devidas explicações é pedir pra levar sicda.

2.1 outro ponto em relação à comunicação é que, sabedores de que os números teriam piora de um exercício pra outro, poderiam ter trabalhado algo na parte de divulgação. Explorar mais as boas ações que surgiram em razão do aumento da dívida. Como você mesmo explica, existe uma correlação entre Ativo, Passivo e PL. Mas se as pessoas só conseguem ver o aumento do passivo, como fazer uma análise positiva do contexto?

3. A diretoria SEMPRE se enrola nesses assuntos mais densos. Demoraram pra finalizar os números. Descumpriram o prazo previsto no estatuto para entrega do balanço.

Então, em síntese, não dá pra passar pano.

A mídia realmente se aproveita e suja nossa imagem. Mas somente pq a diretoria permite que isso aconteça.

Se tivéssemos uma gestão minimamente competente e responsável com a gestão dos recursos, nada disso aconteceria.

em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...

Em resposta ao tópico:

É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.

Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.

Vamos lá, de forma clara e objetiva:

Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.

Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.

Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?

Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.

Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.

Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.

Responder ao post do deco

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 14 segundos por Baltazar Oswaldo Silva

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Mbappé X Messi

    Última resposta há 36 segundos por Detetive da fiel

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 45 segundos por Carbone Artilheiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Torcida raiz criou uma mística do Pelé só por causa das 5 copas

    Criado há 52 segundos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 1 minuto por João Adilson Modesto

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 1 minuto por Jhonne Santos

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Dia 324 e 325 suplicando por misericórdia para o Corinthians

    Criado há 24 minutos por Lucas de Souza Portella

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edórgenes Da Silva Aragão

    Pelo amor de Deus!

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 3 minutos por Douglas Marmota

    55votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dounpe x

    Se o Messi fizer uma assistência nesta copa (off)

    Última resposta há 3 minutos por Detetive da fiel

    16respostas

    acessar o tópico