Deco 20
Muito bem, Gabriel.
Importante que pessoas com propriedade na matéria também possam manifestar suas opiniões.
Não vejo nada de errado na sua colocação.
Ocorre que o clube tem falhado sistematicamente em vários aspectos.
1. O seu último parágrafo coloca algo que é fundamental... A dívida teria aumentado algo na casa dos R$300 a R$400 em 2025. Também foi minha leitura. Apesar de ser metade dos mais R$800 milhões anunciados pela mídia, ainda assim é algo GRAVÍSSIMO!
2. O clube falha demais na parte de comunicação. Cadê as notas explicativas do balanço? Divulgar um BP assim sem as devidas explicações é pedir pra levar sicda.
2.1 outro ponto em relação à comunicação é que, sabedores de que os números teriam piora de um exercício pra outro, poderiam ter trabalhado algo na parte de divulgação. Explorar mais as boas ações que surgiram em razão do aumento da dívida. Como você mesmo explica, existe uma correlação entre Ativo, Passivo e PL. Mas se as pessoas só conseguem ver o aumento do passivo, como fazer uma análise positiva do contexto?
3. A diretoria SEMPRE se enrola nesses assuntos mais densos. Demoraram pra finalizar os números. Descumpriram o prazo previsto no estatuto para entrega do balanço.
Então, em síntese, não dá pra passar pano.
A mídia realmente se aproveita e suja nossa imagem. Mas somente pq a diretoria permite que isso aconteça.
Se tivéssemos uma gestão minimamente competente e responsável com a gestão dos recursos, nada disso aconteceria.
em Bate-Papo da Torcida > Está havendo uma interpretação errada do balanço do Corinthians (sou...
Em resposta ao tópico:
É preciso dizer, com toda clareza: As informações que estão sendo divulgadas na mídia sobre o balanço do Corinthians são, no mínimo, levianas. Muitos jornalistas saíram disparando números sem sequer entender minimamente de contabilidade.
Deveriam ter se informado melhor antes de espalhar fake news.
Vamos lá, de forma clara e objetiva:
Primeiro ponto: contabilmente, existe uma diferença crucial entre aumento de passivo e aumento de dívida. Gravem isso.
Segundo ponto: na contabilidade existe o chamado princípio da partida dobrada. Em termos simples: para cada passivo registrado, existe um ativo correspondente. Ou seja, se o passivo do Corinthians aumentou 829 milhões, o ativo também aumentou em 829 milhões. Caso contrário, o balanço simplesmente não fecharia. Isso é regra básica contábil.
Terceiro ponto: o que realmente define endividamento?
Endividamento ocorre quando o total de ativos financeiros (dinheiro em caixa, direitos a receber, etc.) e ativos realizáveis a curto prazo é menor do que a soma do passivo circulante (dívidas de curto prazo) e passivo não circulante (dívidas de longo prazo).
Portanto, não é correto — nem tecnicamente, nem moralmente — sair comparando o passivo de um ano com o do outro de forma isolada. Até porque, para efeito de análise, o aumento do passivo + patrimônio líquido é igual ao aumento do ativo.
Quarto ponto: o que foi divulgado na reunião de hoje — de maneira correta — foi a análise da liquidez geral, que mede a capacidade do clube de honrar suas obrigações a médio e longo prazo. Esse sim é um indicador sério para medir saúde financeira.
Conclusão: é irresponsável afirmar que 'a dívida do Corinthians explodiu para 3 bilhões'. A dívida aumentou sim, algo em torno de 300 a 400 milhões, o que também é grave, claro, mas não é esse cenário de colapso absoluto que estão pintando por aí.







