x

Post de Pablo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

'Não gosto do André Rizek? Nem de longe. Mas no último vídeo, ele resumiu perfeitamente o maior problema do Corinthians: o modelo de clube associativo.

Quem escolhe o presidente é o sócio, aquele que está mais preocupado com a bocha, o estacionamento, a quadra de tênis ou se a piscina está limpa.

Reclamamos que? é sempre mais do mesmo? E de fato é. Porque pra ser presidente, precisa ser conselheiro. E pra ser conselheiro, tem que ser sócio. E aí entramos em um ciclo vicioso de décadas, dominado pela mesma corja, pela mesma política interna, que não tem nada a ver com o que o Corinthians representa.

Augusto foi eleito com 939 votos. Duilio, com 1.081. Isso não representa o Corinthians. Não representa a torcida, não representa a força dessa marca, desse time, dessa nação.

Se quisermos mudar, o caminho seria claro: separar o clube social do futebol. Profissionalizar. Colocar gente técnica, competente, preparada para gerir um orçamento bilionário, que é o que o futebol do Corinthians movimenta.

Mas, infelizmente, o caminho mais curto pra isso se chama insolvência. E o mais longo? E mais difícil? Depende de conselheiros e sócios que realmente se importem com o Corinthians e estejam dispostos a mudar o estatuto.

Enquanto isso não acontece? Sigo corinthiano. E, cada dia mais, sofredor.'

Esse foi o comentário que fiz ontem e concordo, precisamos mudar, para que o Corinthians seja o que realmente ele nasceu para ser.

em Bate-Papo da Torcida > Fim do modelo associativo: por que clubes como o Corinthians estão...

Em resposta ao tópico:

O modelo associativo de clubes de futebol, como o adotado pelo Corinthians, enfrenta uma série de problemas estruturais que, para muitos especialistas, o tornam insustentável no longo prazo. Vamos entender os 'porquês' desse diagnóstico de falência do modelo:

1. Falta de governança profissional

No modelo associativo, o clube é controlado por sócios, que elegem presidentes e conselhos. Isso abre espaço para:

  • Gestão política em vez de técnica, com decisões pensando em eleições e não na sustentabilidade financeira.
  • Trocas frequentes de gestão, dificultando planos de longo prazo.
  • Indicação de cargos por apadrinhamento político, em vez de competência.

2. Ausência de dono e responsabilidade limitada

Diferente de clubes-empresa, onde há um proprietário que responde diretamente pelo sucesso ou fracasso:

  • No modelo associativo, ninguém é responsabilizado diretamente pelas dívidas.
  • O clube vira uma espécie de 'terra de ninguém': gestores fazem dívidas, mas quem paga é a instituição — ou seja, o próprio clube, muitas vezes com recursos futuros (adiantamentos de TV, patrocínios etc.).

3. Endividamento estrutural

O Corinthians, por exemplo, carrega dívidas bilionárias. Parte desse problema vem de:

  • Má gestão dos recursos.
  • Projetos superdimensionados (como o da Arena).
  • Reforços contratados sem planejamento financeiro.
  • Uso recorrente de empréstimos e adiantamentos de receitas futuras para cobrir déficits operacionais.

4. Falta de transparência

Apesar de ser uma associação, o nível de transparência em clubes como o Corinthians é baixo:

  • Orçamentos e contratos não são totalmente abertos.
  • O torcedor/sócio comum tem pouco acesso às decisões reais.

5. Modelo defasado no mercado global

Enquanto o mundo caminha para a profissionalização:

  • Clubes europeus viraram empresas, com estruturas corporativas modernas.
  • Investidores entram para capitalizar, expandir e internacionalizar marcas.
  • O Brasil segue preso ao modelo associativo — com exceções como SAFs (Cruzeiro, Botafogo, Vasco).

6. Excesso de influência política

Clubes como o Corinthians se tornam trampolins políticos:

  • Dirigentes usam o clube para ganho pessoal e prestígio.
  • As decisões visam ganhar eleições internas, não necessariamente melhorar a performance esportiva e financeira.

Conclusão

O modelo associativo está falido porque não promove responsabilidade, transparência, nem profissionalismo. Ele foi funcional no século XX, mas hoje é ultrapassado diante da competitividade do futebol moderno.

A transição para modelos mais profissionais — como a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) — é cada vez mais debatida, e pode ser a única saída para clubes históricos como o Corinthians voltarem à sustentabilidade.

Responder ao post do Pablo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Morães surfista

    Uruguai provavelmente vai ser o primeiro sul americano a cair fora

    Última resposta há 1 segundo por Marcello K.

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 55 segundos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Octávio Oliveira

    Cabo Verde Jogadores

    Última resposta há 58 segundos por ROSANA RSN

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por José Carlos Marques

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Que raiva desse Stabile

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Biro Biro

    Yuri

    Última resposta há 3 minutos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 3 minutos por Renann Matthaues

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 3 minutos por ROSANA RSN

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 4 minutos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico