Miguelbattaglia
Belo Post Xará!
em Bate-Papo da Torcida > A Única Forma De Voltar ao Topo
Em resposta ao tópico:
O Corinthians está em crise financeira e de gestão. Mas é possível voltar ao topo com uma reestruturação profissional, mais transparente e um controle de gastos adequado. No entanto, para isso, a mudança do Estatuto do Clube e uma nova abordagem em relação aos mandatos e à dívida são essenciais. A seguir, um plano detalhado, inspirado no modelo do Flamengo, que pode ser aplicado ao Timão.
1. Reforma imediata do Estatuto: Como mudar a estrutura do poder
Atualmente, o Estatuto do Corinthians impõe regras que travam a renovação do clube:
Para votar nas eleições, é preciso ser sócio patrimonial ou remido por 5 anos ininterruptos, estar em dia com as mensalidades e ter pelo menos 18 anos.
Para se candidatar ao Conselho Deliberativo, também são necessários pelo menos 5 anos de sócio e estar com as obrigações em dia.
Para disputar a Presidência, é preciso ter pelo menos 5 anos de sócio, estar em dia, e ser conselheiro vitalício ou ter sido eleito conselheiro em pelo menos dois mandatos (ou seja, aproximadamente 11 anos de associação, considerando os dois mandatos de 3 anos).
Esses critérios são responsáveis por criar uma espécie de “casta” interna, onde o poder fica concentrado em um grupo restrito e pouco aberto a novas ideias e corrupto. (Um exemplo do porque ideias como SAF e Voto de Fiel torcedor nunca vão passar pelo conselho e essa deveria ser o foco da gaviões na reforma do estatuto).
1.1 Propostas para a reforma estatutária
Reduzir o tempo mínimo para votar de 5 para 2 anos.
Reduzir o tempo mínimo para se candidatar ao Conselho para 3 anos de associação.
Reduzir o tempo mínimo para ser presidente para cerca de 5 anos no total (contando 2 anos para votar e 3 anos para ser conselheiro).
Limitar os mandatos consecutivos de presidente e conselheiros a 2 mandatos, com intervalo obrigatório entre eles.
Exigir transparência total com a publicação de balancetes trimestrais e atas das reuniões. (Balancete para todos os sócios torcedores e na Corinthians TV, além de transmissão sobre votação de conselho e nome de todos os conselheiros do clube)
2. Reestruturação financeira: Como lidar com os R$ 300 milhões de juros por ano
O Corinthians enfrenta uma dívida gigantesca, com mais de R$ 300 milhões por ano só em juros. Para colocar as finanças nos trilhos:
1. Renegociar as dívidas com bancos e a dívida da Arena, buscando taxas menores e prazos mais longos.
2. Criar um fundo de amortização usando receitas fixas (bilheteria, TV, patrocínios) para pagar dívidas.
3. Investir na base e vender um jogador por ano para gerar caixa.
4. Buscar novos patrocinadores e explorar naming rights da Arena.
5. Criar um teto salarial para evitar gastos excessivos e fazer contratações planejadas.
O Flamengo mostrou que é possível recuperar a saúde financeira com gestão profissional, transparência e foco em sustentabilidade.
3. Como garantir que o plano seja colocado em prática
A torcida deve se unir para pressionar por essas mudanças no Estatuto e na gestão, usando redes sociais, mobilizações e participação política ativa dentro do clube assim como o Meu Timão e outros canais.
4. Conclusão: O momento da Fiel agir é agora
O Corinthians só sairá da crise com renovação política, profissionalização da gestão e disciplina financeira. Reduzir o tempo para votar e ser candidato dará voz a uma nova geração de corinthianos dispostos a fazer o clube voltar ao topo.
Criei o tópico porque realmente ser corintiano é algo que eu sempre fui, até mesmo antes do falecimento do meu pai que era corintiano roxo, ele não ia gostar de ver o que o Corinthians se tornou, então mesmo que você seja a favor ou cobtra SAF, a favor de políticos, certeza que você quer ver o Corinthians bem e ganhando títulos, sem novas pessoas, sem novas ideias, sempre vai ser a mesma coisa de pessoas que gostam do poder, podem vir ideias piores ainda mas com certeza vão vir pessoas com comprometimento que querem deixar um legado, um exemplo é o nosso rival que em 2010 abriu e mudou estatuto trazendo Paulo Nobre a presidência, precisamos mudar e tem que ser urgente, porque um dia alguém disse que o Corinthians é o time do povo, e é o povo que vai fazer o Corinthians.
