x

Post de Silvio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu apostaria no Rafael Guanaes do Mirassol. Formou um time do zero ano passado com jogadores muito baratos e está repetindo o trabalho este ano.

em Bate-Papo da Torcida > Opções de técnico em caso de demissão do Dorival (análise e opinião)

Em resposta ao tópico:

Opções para técnico, em caso de demissão do Dorival (Análise e opinião)

Fala, galera, beleza?!

O técnico Dorival Júnior está na corda bamba. Após oito jogos sem vencer e com péssimas atuações, muito tem se falado sobre uma possível demissão.

Vou fazer minha análise sobre isso, junto de minha opinião pessoal, e também alguns possíveis técnicos. Vou começar dizendo que sei que o Dorival é cheio de fãs por aqui, pelos dois títulos conquistados. De fato, foram títulos importantes, mas que mascaram o mau trabalho feito até aqui.

Eu passei até a respeitá-lo após os títulos e, com certeza, sou grato, mas não vou deixar de criticar onde é necessário e expor minha opinião. Ser grato não é passar pano.

Chegamos a oito jogos sem vencer. Isso, para um clube do tamanho do Corinthians, não é normal. E, ano passado, mesmo ganhando a Copa do Brasil, ficamos boa parte do campeonato lutando contra o rebaixamento. A maioria das atuações foi bem ruim. É um time com pouquíssima variação, sem jogada ensaiada, triangulações, e é uma posse de bola que não dá em nada. O time fica trocando passes sem objetividade, volta para a zaga, que dá chutão, e, quando não é isso, é só chuveirinho na área. E, toda vez que tem tempo para treinar, o time piora.

O que complica em uma possível demissão é o valor da multa, algo em torno de 7 a 8 milhões, o que é bem alto. Outro ponto a se pensar é o seguinte: não demitir para trazer mais do mesmo. Se de fato for demitir o cara, pagar a multa alta, tem que trazer alguém para mudar o rumo do clube. E aqui vão algumas opções.

  • Marcelo Gallardo: essa é a opção mais conhecida e acho que o sonho da maioria aqui. É uma contratação teoricamente mais difícil, mas vejo como um bom nome. Gallardo é um cara cujos times atuaram em alto nível por um bom tempo. Porém, nos últimos dois anos, seus trabalhos foram mais fracos. Aí fica a questão: será que já está ultrapassado? Ou ainda tem lenha para queimar? Gallardo tem uma média de 60 a 65% de aproveitamento, com títulos na bagagem. O salário dele é alto, em média 3 milhões por mês. Mas o do Dorival também é alto, que é média de 2 milhões por mês, ultrapassando 2 milhões e meio com sua comissão. Ele tem um estilo de jogo com muita pressão e intensidade, algo que me agrada. Além de ser bem objetivo no ataque, tem organização tática forte. É um time bem agressivo e bem postado.
  • Gabriel Milito: esse aqui eu também acho um bom técnico e que já fez um bom trabalho aqui no Brasil, pelo Atlético Mineiro (chegou em duas finais, Libertadores e Copa do Brasil, mas sem títulos, além do Campeonato Mineiro). Tem uma média de 58% de aproveitamento na carreira. Não tem tantos títulos relevantes quanto o Gallardo. Ganhou o Campeonato Argentino e o Campeonato Mineiro. Ele é um técnico que valoriza muito a posse de bola, usa bastante os laterais, e os volantes buscam a bola na zaga para fazer a saída e distribuição. Também gosta da pressão pós-perda. O salário dele é entre 1 milhão e 1 milhão e meio.
  • Thiago Motta: esse seria uma aposta. O time dele é aquele time que também valoriza muito a posse de bola e de ditar o ritmo. Os jogadores costumam trocar bastante de posição e ele gosta muito de ocupar bem os espaços. O salário dele é de 900 mil a 1 milhão e meio. Ainda sem títulos, como eu disse, é mais uma aposta. Digamos que promessa consolidada. Mas que já fez bons trabalhos. Ele salvou o Spezia do rebaixamento e classificou o Bologna para a Champions (baita feito).

Antes que a galera que não gosta de ler e interpretar venha me chamar de baba gringo, minha ideia foi falar sobre alguns técnicos de fora que eu vejo com bons olhos.

No Brasil, não tem muita opção. Uma delas seria o Filipe Luís, que eu vejo mais como aposta, pois fazer aquele time do Flamengo jogar é fácil. Teria que ver ele à frente de um time com elenco inferior.

E eu não aguento mais também ver medalhão brasileiro aqui, como Mano, Tite, Carille, Luxa e afins.

Enfim, galera, essa é a minha opinião e minha análise pessoal. Você pode concordar ou discordar, mas sempre com respeito.

Qual técnico você traria?!

Tamo junto e vai Corinthians!

Responder ao post do Silvio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Daniel

Daniel 250 posts

@danielmouracavalcant em 03/04/2026 às 14:08

Ainda é muito cedo pra dizer se tá repetindo no mesmo nível ou não, como ele literalmente acabou de subir no cenário brasileiro, geralmente demora mais tempo pra ver se o cara aguenta a barca ou não, sem contar que ele não viria nunca pra cá, todos os jogadores do mirassol tão comprometidos com o projeto

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Samuel Miguel

    Como você lida com a rivalidade na família?

    Última resposta há 21 segundos por Arthur Kurai

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pedro Henrique Lissa

    Corinthians está avançando na renovação com o Memphis Depay

    Última resposta há 2 minutos por Joao Alcantara

    45respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Samuel Silva de lima

    Conselho

    Última resposta há 2 minutos por Arthur Kurai

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rômulo Silva

    Se o Holandês ficar...

    Última resposta há 8 minutos por Diego dgr

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Márcio

    Teremos um novo Memphis pós renovação?

    Última resposta há 12 minutos por Kimbo Badd

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caique Junior

    O clube um caos. Transferban. Pagamenos de Maio atrasado. Time Mexicano querendo

    Última resposta há 13 minutos por Silvanei Jesus pereira

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SUPER CORINTHIANO

    Off - rodri o craque silencioso

    Última resposta há 17 minutos por Carbone Artilheiro

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano Sofredor

    "a bandeira do Corinthians entrou na frente...

    Criado há 4 horas por Corinthiano Sofredor

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corneta .

    Pelé morto falando Love Love Love no telão

    Última resposta há 23 minutos por Carbone Artilheiro

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aureo Almeida

    O Corinthians aprendeu,

    Última resposta há 25 minutos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico