x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Já passou da hora de vazar..

em Bate-Papo da Torcida > Yuri Alberto: por que sempre o mesmo ciclo?

Em resposta ao tópico:

Entre amor e crítica, o nome de Yuri Alberto continua sendo um dos mais debatidos no Sport Club Corinthians Paulista. E existe um motivo claro para isso: o camisa 9 é um atacante raro em entrega, intensidade e movimentação, mas extremamente instável quando o assunto é tomada de decisão e finalização.

Yuri é o típico atacante que incomoda qualquer defesa. Sua principal característica é o “facão” nas costas da zaga: ataca profundidade com agressividade, pressiona defensores, briga fisicamente, faz pivô e nunca deixa de competir. Em termos de vontade e dedicação, dificilmente alguém dentro do elenco consegue igualar sua entrega.

Mas o futebol de alto nível cobra mais do que intensidade. Cobra eficiência.

E é exatamente aí que começa o principal problema do atacante corinthiano.

O atacante que cria… e desperdiça.
Muitos centroavantes vivem de poucas oportunidades. Yuri, não. Ele consegue gerar chances o tempo inteiro graças à sua movimentação. O problema é que, em muitos jogos, transforma um desempenho taticamente excelente em uma atuação tecnicamente frustrante.

Os gols perdidos — principalmente em situações claras — acabam pesando demais em campeonatos de pontos corridos, onde cada detalhe custa posições na tabela. Em mata-mata, um erro pode ser reparado no jogo seguinte. No Brasileirão, não. Um gol perdido hoje pode significar uma Libertadores perdida em dezembro.

E isso explica o ciclo constante:

- Yuri melhora;
- ganha confiança;
- engata sequência;
- vira decisivo;
- começa a errar gols simples;
- perde confiança;
- entra em ansiedade;
- oscila novamente.
Não parece um problema de falta de capacidade. Parece um problema de estabilidade mental e técnica sob pressão.

A ansiedade acelera tudo.

Existe uma característica muito clara no jogo de Yuri Alberto: ele joga “a mil” o tempo inteiro. Isso é positivo para pressionar, disputar espaço e competir. Mas, dentro da área, às vezes o atacante precisa exatamente do contrário: calma.

Em vários lances, Yuri finaliza antes da hora, acelera a conclusão ou escolhe a força quando o correto seria o posicionamento. O resultado são finalizações precipitadas em jogadas que pediam tranquilidade.

Grandes atacantes não são apenas agressivos. São frios.

O caminho pode estar em um treino mais específico e intensivo.
A solução talvez não esteja em mudar Yuri Alberto como jogador, mas em lapidar o que ele já faz bem.

Um treinamento mais intensivo e direcionado para:

  1. Tomada de decisão;
  2. Finalização sob pressão;
  3. Repetição de gols “simples”;
  4. Controle emocional em situação clara;
  5. Leitura do goleiro;
  6. Tempo da conclusão;

Isso tudo pode diminuir drasticamente sua irregularidade porque movimentação ele já possui. Raça também. Presença física, idem.

O que falta para Yuri atingir um patamar superior é transformar volume em eficiência.

*O Corinthians ainda depende dele!

Mesmo em fases ruins, Yuri continua participando do jogo. Continua atacando espaço, brigando com zagueiros e criando cenários ofensivos. Isso mostra que o problema não é ausência de entrega — muito pelo contrário. Talvez o maior desafio do Corinthians hoje, seja transformar um atacante extremamente voluntarioso em um atacante decisivo de forma constante.

Porque, quando Yuri Alberto está confiante, o Corinthians ganha profundidade, intensidade e poder ofensivo. Mas quando entra novamente no ciclo de erros e ansiedade, o time perde pontos que fazem falta justamente no campeonato mais cruel do calendário: o Brasileirão.

Responder ao post do Rafael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fernando Fantim

    Sou Safielover... Safiel já, assina aí Tio Paulo

    Última resposta há 3 segundos por Carbone Artilheiro

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Garcia

    Memphis… lembrem se disso

    Última resposta há 5 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    A gaviões não quer SAF de dono e também não declara apoio público a SAFiel

    Última resposta há 10 minutos por Sérgio Ohno

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de CARLOS EDUARDO

    Dorival kkkkkk O problema não era ele também não kkkk

    Última resposta há 11 minutos por ANDERSON CALYPSO

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ALEXANDRE oli

    Memphis se oferece pra jogar de graça!

    Criado há 51 minutos por ALEXANDRE oli

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jeferson Gomes

    Totalmente desanimado

    Última resposta há 27 minutos por Gilmar Fubá

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gislaine de Assis Costa

    Fim da copa do mundo!

    Última resposta há 36 minutos por Thiago da Silva de lima

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sergio Matsumacha akido

    Sabe qual o medo? Perder do Remo, jogando em casa

    Última resposta há 37 minutos por Pedro Machado

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Mariano Yakin

    Será que até o gramado da NQA?

    Última resposta há 41 minutos por Bruno

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rafael Ferreira

    É triste ver o Corinthians nessa situação

    Última resposta há 42 minutos por Bruno

    26respostas

    acessar o tópico