Venha fazer parte da KTO
x

Post de José no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

É meu camarada, essa é a imprensa brasileira, capaz de transformar um ladrão safado 'caçador de marajás' em presidente da república, eles manipulam a opinião pública ao bel prazer, e infelizmente como o Brasil tem uma imensa maioria de sua população beirando a ignorância, se torna preza fácil desse safados, que se dizem jornalistas. Esse é um episódio que deveria ser passado a limpo, alguém do Corinthians, o assessor de imprensa, por exemplo, deveria convocar algum jornalista isento, que fizesse uma matéria retratando tudo isso que você escreveu, e mostrasse que o grande prejudicado daquele dia foi o Corinthians, e que até hoje tem suas vitórias contestadas e o pior é prejudicado sumariamente pelas arbitragem e a imprensa não repercute dá mesma forma que faz com o contrário! Outro episódio lamentável da imprensa é daquele fatídico jogo contra os Chorolados em 2005, até hoje não engulo tudo o que tripudiaram em cima do Corinthians, num lance que o próprio Tinga levantou dizendo ao árbitro, não foi pênalti, mas não me expulsa por favor, e ninguém levou isso em consideração, nojo, essa é a palavra!

em Bate-Papo da Torcida > O Anticorinthianismo e o Papel da Imprensa: Um Caso Paradigmático

Em resposta ao tópico:

Dia 26/04/1998 – Segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista, La Bambinera, Corinthians x Portuguesa, árbitro Javier Castrilli (Argentina).

O placar foi inaugurado pela Lusinha, em lance originado de claro impedimento do centroavante Evair, que recebeu adiantado e fez o cruzamento que resultaria, na sequência, no primeiro gol da partida (nota: o próprio Evair, vendo depois o lance na TV, reconheceu um impedimento de um metro, pasmem).

O mesmo jogador, em lance na área do seu time, já no segundo tempo, deu uma gravata no zagueiro Cris, do Corinthians, que resultou na assinalação de pênalti claríssimo para o Time do Povo, convertido por Marcelinho Carioca.

Quase no final da partida, o jogador luso Da Silva recebe assistência pra gol, em impedimento (pasmem todos, reconhecido pela imprensa), e põe a APD em vantagem, novamente.

Aos 46 minutos, porém, o zagueiro luso César intercepta escanteio cobrado em sua área com a mão, segundo o árbitro, que aponta pênalti, convertido por Rincón, dando números finais à partida, terminada em 2×2. O empate beneficia o Corinthians, que, por ter melhor campanha, se classifica para a final do Campeonato.

César sai chorando copiosamente de campo, e é logo cercado por repórteres, que registram sua contrariedade e revolta.

Milton Fezes, que na época apresentava um programa pós jogo, na Rádio Jovem Pan (se não me falha a memória, mas pouco importa), sequioso por polêmica, fez um escândalo, daqueles a que poucos vezes tive a oportunidade de ver ou ouvir, compartilhando, repercutindo e ampliando, por horas a fio e nos dias seguintes, a indignação de César e acusando o árbitro de “desonesto” (acusação que temperou, naturalmente, ao seu estilo evasivo e covarde), o que se espraiou pela imprensa da época.

Até hoje esse jogo é citado, pela imprensa anticorinthiana e pelos antis, de um modo geral, como modelo paradigmático de arbitragem facciosa pró-Corinthians.

Agora, eu indago: Numa partida em que o adversário faz dois gols irregulares, e sofre um SUPOSTAMENTE nessa mesma condição, sem falar na expulsão de nosso principal jogador, Marcelinho Carioca, num momento crucial da partida, pode-se dizer, com um mínimo de honestidade intelectual e vergonha na cara, que fomos ajudados?

O fato é que essa partida ainda povoa o imaginário anticorinthiano (e revolta a todo fiel que assistiu àquela partida), sendo utilizado por muitos como prova de existência do malfadado 'apito amigo' corinthiano (expressão que, salvo engano, foi cunhada naquela tarde, e que viria a nos causar imensos prejuízos de arbitragem, doravante), constituindo-se na maior mentira da história do jornalismo esportivo brasileiro de todos os tempos, só comparável, nos anais da imprensa em geral, ao caso da Escola Base, em que uma família que administrava uma pequena escola infantil, em São Paulo, sofreu todo tipo de execração pública, catalisada pela imprensa, por uma acusação de pedofilia, que, depois, se mostrou falsa. Essa família foi destruída e jamais se recuperou desse duro golpe.

Nós, corinthianos, sobrevivemos, ainda que a um preço elevadíssimo, em matéria de danos a nossa imagem e integridade moral. Sobrevivemos para contar essa história e condenar aqueles que deturparam - e inverteram - os fatos então ocorridos, com intenções inconfessáveis, e cujos efeitos se propagaram no tempo, produzindo reflexos até hoje.

Responder ao post do José

Réplicas desse post

Foto do perfil de Celso

Celso 12.809 posts

@celso.1.primeiro em 09/08/2015 às 11:55

O pior É que eles fazem muita pressão e os árbitros tendem a errar contra nós.

Esse lance do tinha É no vento, não foi nada. É mesmo se fosse, qual time foi campeão nos pontos corridos sem ter algum lance polêmico A favor em algum jogo?

Esta mesma mídia é abque se calou diante do gol impedido se Borges que deu o TÍTULO aos bambis em 2008

Foto do perfil de Gilmar

Gilmar 1.696 posts

@nego.menegotto em 08/08/2015 às 09:59

Parabéns José. Eu estava lendo seu comentário, pra dizer exatamente isso que você, brilhantemente descreveu. Que o Tinga tinha dito para o arbitro, não foi pênalti, mais não me expulsa! É só pegar a leitura labial. E depois vem o fraco arbitro e fala que errou, Ai #$!@%.

Foto do perfil de Paulo

Paulo 13.845 posts

@paulo.52 em 08/08/2015 às 09:47

José, há um vídeo desse jogo de 2005, de um ângulo distinto, que inclusive me provocou grandes dúvidas, quando vi o lance no Tinga (acho que da Band). Naquela época, não era raro os árbitros darem pênaltis como aquele, daí a reclamação chorolada (e anti, de uma forma generalizada). Mas, nos últimos anos, têm-se percebido que em boa parte dessas jogadas o que ocorre é o famoso 'pulo teatral Neymaresco', mesmo. Numa entrevista recente, inclusive, Tinga não reclamou desse lance, mas apenas da remarcação dos jogos (peso na consciência? ). Mas é inviável levantar essa lebre, nesse episódio, dada a sedimentação nas mentes anticorinthianas, para o que, aliás, como ocorreu nesse jogo contra a Lusinha, não é preciso muito (note que eles não apenas deturparam, mas INVERTERAM os fatos, daí eu o considerar paradigmático, como atestado explícito de anticorinthianismo). Abraço!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silvio Rodrigues

    Mais um ano passando vergonha

    Criado em 11 segundos por Silvio Rodrigues

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Por esses simples motivos Antônio jamais dará certo!

    Última resposta há 30 segundos por Luidger Gomes Gonzaga

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gabriel Silva

    Querem apostar quanto?

    Última resposta há 30 segundos por Rogério Oliveira

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Magno

    É simples de entender o desespero do Cássio

    Última resposta há 32 segundos por Dudu Costa Nrowe

    133respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Munir Haddad

    Se botar o CEO, o Augusto Melo vira a rainha da Inglaterra

    Última resposta há 47 segundos por Guilherme Beitih

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Robson Gomes

    "OFF" Fortaleza 4 x 2 Boca Juniors pela Copa Sul-americana... Apenas o Corinthians...

    Última resposta há 1 minuto por Evandro Manuel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer e não pode crescer...

    Última resposta há 1 minuto por PHILL JAMES WINCLER

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao manoel do nascimento

    Juan Pablo Vojvoda esse é o nome para salvar o Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por Luis C. Timão

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caca Zagueiro

    Se a vai de Bet sair eu cancelo o fiel torcedor

    Última resposta há 3 minutos por Vitor Ramos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvanei Jesus pereira

    E sério que estão querendo contratar o Lucas Evangelista do RB?

    Última resposta há 4 minutos por Felipe Augusto Silva

    6respostas

    acessar o tópico