Cylon Gauss
Não é bem assim não, a questão não são os royalties exatamente. O Flamengo tem 8 milhoẽs de royalties mínimos (quer dizer - se o Flamengo não vender sequer um camiseta ainda assim já tem essa grana). Se o valor dos royalties ultrapassar os 8 milhões então o Flamengo pode ganhar até 14% da venda dos produtos. A vantagens do Contrato do Corinthians é: 1° Fixado em dolar. 2° O clube pode ter produtos esportivos licenciados pela marca Corinthians sem a receita dos mesmo estar vinculado a marca Nike, ou seja, grande parte dos produtos da rede Poderoso Timão(camiseta comemorativas, etc...) que é uma grande vantagem pois a rede 'Poderoso Timão' é a maior rede de material esportivo do mundo dedicado a um só time.A rede dá um lucro de 10% à 15% para o Corinthians sobre cada produto. 3° O Timão pode colocar quantos patriocios na camisata quanto quiser (Master -> Caixa=30milhões; manga - > Fisk=12 milhões; ombro=não_sei, número -> Tim = 2 milhões, barra=não_sei mas deve ser +/- 10 milhões), enquanto eu contei 5 possíveis patrocínios para o Timão(+/-54 milhões) o Flamengo só poderá ter 3 patrocionadores e desses 3 somente 2 poderam ser estampados na camiseta. 4° O Timão não precisa bater metas, por outro lado, o Flamengo pode perder até 50% patriocio da adidas se não bater as metas em até 5 anos. E as metas não são simples(quando li era 1 Libertadores ou 2 brasileiros, isso em 5 anos, ainda tinha campeonatos cariocas). 5° Marketing incontestavel da Nike. Pessoal, relaxa, o Flamengo vendeu a alma ao diabo o contrato dos MENdiGOS tem 83 paginas. Claro que não li o contrato do Timão mas pior que o do Flamengo não foi./FATO
em Bate-Papo da Torcida > Explicando o Contrato Nike + Corinthians = Muito Dinheiro
Em resposta ao tópico:
No contrato entre Corinthians e Nike, o clube ganha dinheiro de quatro formas diferentes. A primeira delas é o que o mercado chama de “patrocínio” e se refere a uma verba anual que é paga em dinheiro. Na proposta orçamentária publicada no site oficial do clube, constam R$ 22 milhões.
A segunda é a de licenciamentos. No caso em questão, a Nike vende uma certa quantidade de produtos do Corinthians, entre todas as peças que compõem o uniforme, e paga royalties ao clube paulista com base nas vendas.
Neste ponto, a parceria entre Nike e Corinthians se diferencia das demais. A prática mais comum no mercado brasileiro é fixar uma garantia mínima. Digamos, hipoteticamente, que fossem R$ 8 milhões. Caso a fabricante venda menos peças do que espera, ela irá pagar essa quantia, não menos. Mas, se vender mais, paga royalties excedentes a esse valor, porém mais baixos.
Os corintianos não têm uma garantia mínima. Na negociação, preferiram pedir royalties mais altos em vez de uma garantia. Normalmente, as fornecedoras pagam royalties de cerca de 4% sobre seu faturamento bruto, antes de terem sido descontados os impostos. No caso do Corinthians, a Nike paga mais de 10% de royalties sobre o seu faturamento líquido, depois de descontados os impostos, o que faz o valor subir, em troca de haver uma garantia.
Este é o detalhe que torna muito menos preciso qualquer valor divulgado na mídia até o momento. O patrocínio, R$ 22 milhões, é certeiro, mas o valor total do contrato pode subir muito mais caso as vendas da Nike também cresçam.
A terceira maneira de ganhar dinheiro do clube é com peças. Fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, a Nike se compromete a produzir e mandar para o clube um número pré-determinado de uniformes.
A quarta, outro diferencial da parceria Nike e Corinthians, é uma verba de marketing considerável para que sejam feitas campanhas publicitárias.
Só um Calculo Simples:
Patrocínio R$ 22.000.000,00
Supondo
Corinthians Vende 2.000.000 de Camisas
Igual a aproximadamente R$ 400.000.000,00 x 10%
Igual a R$ 40.000.000,00
Patrocínio R$ 22.000.000,00 + R$ 40.000.000,00 =
R$ 62.000.000,00
Acho que não tem pra ninguém né. #VAICORINTHIANS