Daniel Santos
CARAMBA QUE PREOCUPACAO E ESTA, COM NAIK, COM FINANCAS, ISTO PERTENCE A DIRETORIA.A NOSSA PART. E TORCER PARTICIPAR NAS ARQUIBANCADA E REZAR PRA NUNCA MAIS DE TER UM DESMANCHA NO TIME campeão E DEICHE OS BAMBIS MAURICINHO DISPEITADOS CONVENCIDOS DAREM UMA DE ENTENDIDOS EU SEI DOQUE ELES INTENDEM
em Bate-Papo da Torcida > Explicando o Contrato Nike + Corinthians = Muito Dinheiro
Em resposta ao tópico:
No contrato entre Corinthians e Nike, o clube ganha dinheiro de quatro formas diferentes. A primeira delas é o que o mercado chama de “patrocínio” e se refere a uma verba anual que é paga em dinheiro. Na proposta orçamentária publicada no site oficial do clube, constam R$ 22 milhões.
A segunda é a de licenciamentos. No caso em questão, a Nike vende uma certa quantidade de produtos do Corinthians, entre todas as peças que compõem o uniforme, e paga royalties ao clube paulista com base nas vendas.
Neste ponto, a parceria entre Nike e Corinthians se diferencia das demais. A prática mais comum no mercado brasileiro é fixar uma garantia mínima. Digamos, hipoteticamente, que fossem R$ 8 milhões. Caso a fabricante venda menos peças do que espera, ela irá pagar essa quantia, não menos. Mas, se vender mais, paga royalties excedentes a esse valor, porém mais baixos.
Os corintianos não têm uma garantia mínima. Na negociação, preferiram pedir royalties mais altos em vez de uma garantia. Normalmente, as fornecedoras pagam royalties de cerca de 4% sobre seu faturamento bruto, antes de terem sido descontados os impostos. No caso do Corinthians, a Nike paga mais de 10% de royalties sobre o seu faturamento líquido, depois de descontados os impostos, o que faz o valor subir, em troca de haver uma garantia.
Este é o detalhe que torna muito menos preciso qualquer valor divulgado na mídia até o momento. O patrocínio, R$ 22 milhões, é certeiro, mas o valor total do contrato pode subir muito mais caso as vendas da Nike também cresçam.
A terceira maneira de ganhar dinheiro do clube é com peças. Fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, a Nike se compromete a produzir e mandar para o clube um número pré-determinado de uniformes.
A quarta, outro diferencial da parceria Nike e Corinthians, é uma verba de marketing considerável para que sejam feitas campanhas publicitárias.
Só um Calculo Simples:
Patrocínio R$ 22.000.000,00
Supondo
Corinthians Vende 2.000.000 de Camisas
Igual a aproximadamente R$ 400.000.000,00 x 10%
Igual a R$ 40.000.000,00
Patrocínio R$ 22.000.000,00 + R$ 40.000.000,00 =
R$ 62.000.000,00
Acho que não tem pra ninguém né. #VAICORINTHIANS