Juca Santaella
Depois dos esclarecimentos do Caio, do Eric, do Mosqueteiro vamos chegar a seguinte conclusão.
Mais do que nunca a forca da fiel vai falar mais alto mais uma vez.
Agora, não se trata apenas de IBOPE, são números de material vendido que vão determinar quanto vai ganhar o clube no contrato atual e nos próximos.
Isto nos leva a outra reflexão...
Qual e a torcida que mais participa efetivamente do clube...
Estes dados somados a renda de bilheteria vão nos levar a saber qual e na pratica a maior torcida no Brasil.
Para a Nike não há duvida, pois acaba de realisar um contrato de dez anos de validade algo que apesar de ser variável poderá a exemplo do atual diante de uma explosão de vendas ser novamente revisto.
Parabéns ao Corinthians que com seus feitos propicia que a paixão de sua fiel torcida continue invadindo estádios por onde passa e cresça em número e participação.
Tudo isto e muito mais, porque AQUI E CORINTHIANS...
em Bate-Papo da Torcida > Explicando o Contrato Nike + Corinthians = Muito Dinheiro
Em resposta ao tópico:
No contrato entre Corinthians e Nike, o clube ganha dinheiro de quatro formas diferentes. A primeira delas é o que o mercado chama de “patrocínio” e se refere a uma verba anual que é paga em dinheiro. Na proposta orçamentária publicada no site oficial do clube, constam R$ 22 milhões.
A segunda é a de licenciamentos. No caso em questão, a Nike vende uma certa quantidade de produtos do Corinthians, entre todas as peças que compõem o uniforme, e paga royalties ao clube paulista com base nas vendas.
Neste ponto, a parceria entre Nike e Corinthians se diferencia das demais. A prática mais comum no mercado brasileiro é fixar uma garantia mínima. Digamos, hipoteticamente, que fossem R$ 8 milhões. Caso a fabricante venda menos peças do que espera, ela irá pagar essa quantia, não menos. Mas, se vender mais, paga royalties excedentes a esse valor, porém mais baixos.
Os corintianos não têm uma garantia mínima. Na negociação, preferiram pedir royalties mais altos em vez de uma garantia. Normalmente, as fornecedoras pagam royalties de cerca de 4% sobre seu faturamento bruto, antes de terem sido descontados os impostos. No caso do Corinthians, a Nike paga mais de 10% de royalties sobre o seu faturamento líquido, depois de descontados os impostos, o que faz o valor subir, em troca de haver uma garantia.
Este é o detalhe que torna muito menos preciso qualquer valor divulgado na mídia até o momento. O patrocínio, R$ 22 milhões, é certeiro, mas o valor total do contrato pode subir muito mais caso as vendas da Nike também cresçam.
A terceira maneira de ganhar dinheiro do clube é com peças. Fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, a Nike se compromete a produzir e mandar para o clube um número pré-determinado de uniformes.
A quarta, outro diferencial da parceria Nike e Corinthians, é uma verba de marketing considerável para que sejam feitas campanhas publicitárias.
Só um Calculo Simples:
Patrocínio R$ 22.000.000,00
Supondo
Corinthians Vende 2.000.000 de Camisas
Igual a aproximadamente R$ 400.000.000,00 x 10%
Igual a R$ 40.000.000,00
Patrocínio R$ 22.000.000,00 + R$ 40.000.000,00 =
R$ 62.000.000,00
Acho que não tem pra ninguém né. #VAICORINTHIANS