x

Post de Maria no fórum "Notícias" do Meu Timão

Acabei de ler esse tópico.

em Notícias > Monstro!

Em resposta ao tópico:

'Segurem, se sacrifiquem um pouco agora. É um momento difícil para o clube. Vai passar. E vocês não vão se arrepender. Não só vão receber tudo que têm direito. Estamos no Corinthians, gente. É um privilégio. Como se conseguirmos manter o foco, seremos muito recompensados na frente. Eu garanto.'

Essas foram as palavras que Tite falou aos jogadores. Era junho. Em maio, o time havia sido eliminado da Libertadores, nas oitavas, pelo Guarani do Paraguai, em plena Itaquera. O clube estava com sérios problemas de caixa, por causa do estádio. E sofria para conseguir novos empréstimos bancários.

Os jogadores estavam com dois meses de salários atrasados. E vários com cinco meses de direito de imagem. Alguns, com oito meses. Só que pouca gente sabe e acabou vazando aos atletas, Tite também fez sua parcela de sacrifício. Ao contrário de treinadores consagrados que não admitem que o seu salário atrase nunca, o técnico corintiano não quis receber. Se submeteu ao mesmo que os atletas estavam passando. Calado viu seus pagamentos de R$ 400 mil atrasarem. E não abriu a boca para a imprensa.

Tite já tem a sua situação financeira definida. Não precisa do salário como um atleta que acaba de sair da base. Mas foi a atitude. A postura diferenciada que impressionou. Dirigentes e jogadores.

O seu exemplo uniu ainda mais o grupo. Atletas de clubes diferentes conversam, são amigos. E no futebol brasileiro é muito normal os jogadores ficarem sem receber enquanto o treinador ganha seu salário em dia. Isso é até tradicional. O treinador corintiano não quis esse privilégio.

O exemplo de Tite fez com que os atletas se unissem ainda mais. Passaram a ter orgulho do se comandante. A entrega foi percebida não só nos jogos. Mas nos treinamentos. Mesmo com as dívidas acumulando a dedicação dos atletas só aumentou. Surpreendeu a própria Comissão Técnica.

Jogadores importantes como Renato Augusto, Elias, Ralf, Gil e Edu Dracena foram fundamentais para que tudo não degringolasse. Elias foi um caso que merece destaque. Ele estava com muito dinheiro a receber e seguia pressionado. A diretoria queria empurrá-lo de volta para o Flamengo. Ele teve uma conversa direta com Roberto de Andrade. Ouviu que o clube não tinha como pagá-lo e o melhor seria voltar para a Gávea. O volante respondeu que ficaria no Corinthians porque sabia que receberia tudo que tinha direito. E não queria largar o grupo naquele momento, com todos se sacrificando.

Renato Augusto também suportou atrasos. Assim como Ralf, irritado pela reserva, mas não abria a boca por R$ 2 milhões que o Corinthians devia desde 2014. Edu Dracena e Gil foram importantes na motivação dos jogadores, até os mais jovens, que mais sofriam com os atrasos.

Todos seguiam o mesmo caminho. Mostravam o exemplo de Tite. Vividos, sabiam o treinador poderia seguir o exemplo de outros e ameaçar a direção para ganhar em dia. Mas respeitou a falta de pagamento dos atletas.

E o treinador avisou que iria passar a cobrar até mais forte. Não toleraria atrasos, falta de empenho, queixas pelos cantos. Muito menos pelos jornais. Era um pacto entre homens e não entre moleques. A resposta foi excelente.

A diretoria ficou encantada com a postura firme do treinador.O deputado federal pelo PT e homem que manda no clube há dez anos, Andrés Sanchez, garantiu ao presidente Roberto de Andrade, o clube levantaria empréstimos. E eles foram liberados. Foram três só neste ano. Depois, a Globo, com a antecipação do Campeonato Paulista e a renovação do Brasileiro colocou um fim nos problemas.

Os salários e os direitos de imagem foram pagos.

Mas Tite teve o grande prazer de ouvir Roberto de Andrade e o gerente Edu Gaspar confirmarem para os atletas. Refeito financeiramente, o Corinthians irá pagar a maior premiação de sua história nos Brasileiros, caso confirme o hexacampeonato. A CBF vai premiar o primeiro colocado com R$ 10 milhões.

A diretoria resolveu repassar R$ 6 milhões ao time. A divisão será proporcional. Quem jogou mais, ganhará mais. Só que todos os envolvidos no departamento de futebol terão sua parcela. Médicos, fisiologistas, roupeiros, massagistas.

E a justa recompensa, por contrato, a Tite é mais alta.

Em 2013 ao deixar o clube, ele recebia R$ 500 mil. Agora, ganha R$ 100 mil a menos.

Mas no seu contrato há bônus por objetivo.

E a conquista do Brasileiro vale R$ 1,5 milhão.

Mas se o título for mesmo confirmado hoje, ninguém vai reclamar.

Pelo contrário.

Dirigentes irão pagar satisfeitos.

E os atletas ficarão outra vez orgulhosos.

Só eles sabem a atitude digna que Tite teve no pior momento.

Foi parceiro, companheiro no infortúnio.

Conseguiu algo dificílimo, raro.

Não só conseguir manter unido o time.

Mas motivado, mesmo sem receber salário.

Se reestruturar em pleno campeonato.

Disparar na liderança.

E estar a centímetros da confirmação do hexa brasileiro.

A cada detalhe da campanha fica nítida a façanha.

Tite não é só um técnico especial.

É um homem diferenciado...

*Parabéns Tite! Você com certeza é exemplo de PROFISSIONALISMO.

#VaiCorinthians

Responder ao post da Maria

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Renato Arbusto

    Nunca mais reclamo do Alisson na seleção

    Última resposta há 1 segundo por Kauê Zambelli

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 4 segundos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 25 segundos por Marcello K.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Cabo Verde única seleção raiz da copa

    Última resposta há 1 minuto por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 4 minutos por Marcello K.

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Sabia disso sobre Corinthians, Memphis e a Copa do Mundo?

    Última resposta há 13 minutos por Sammyr Abdala

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 15 minutos por Renann Matthaues

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 16 minutos por Schimidt

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 18 minutos por Ullisses Dias da Silva Machado

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Morães surfista

    Uruguai provavelmente vai ser o primeiro sul americano a cair fora

    Última resposta há 19 minutos por Marcello K.

    10respostas

    acessar o tópico