Venha fazer parte da KTO
x

Post de Charles no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ok. Vamos por partes.

1 - Esse comentário meu foi apenas uma resposta a um usuário que afirmou que a frse do Sócrates não era verdadeira. Eu estava indo atrás das fontes de cada uma delas e antes que eu fosse checar a do Sócrates, vi o comentário do camarada que disse que era falsa, aí eu emendei no comentário dele e disse que havia outras que também eram falsas. Mas, ainda que a do Doutor seja verdadeira, minha crítica ao tópico permanece válida, devido a haver várias frases que não são verdadeiras.

2- Você não pode simplesmente supor que essas frases são 'conversas extra-campo, papos de vestiário e resenhas', isso é só achismos. Há que se apresentar elementos que mostrem que a veracidade dos fatos seja minimamente confiável. Digamos que a frase do Riquelme fosse dita em um contexto de resenha, mas através de alguém a informação teria que ser divulgada. Quem foi o primeiro a divulgar isso? É uma pergunta que fica no ar, porque quando vamos atrás de fontes, a gente só vê essas supostas frases em páginas de torcedores corintianos. Sem nenhuma referência de onde aquela informação foi coletada.

3- Você disse: 'como você pode ver nos comentários a galera adora tópicos mostrando um pouco da grandeza do nosso clube e acho que isso nã faz mal a ninguém'. Realmente, verifiquei pela quantidade de likes que seu tópico foi um sucesso. Mas, sinceramente, isso me preocupa, é um retrato de que a galera tá nessa de acreditar em tudo que vê na internet, sem ter o mínimo de senso crítico de se perguntar se informação é verdadeira ou não. Tem gente que só porque viu algo escrito em algum site já acata aquilo como verdade. E nem se dá conta de que praticamente qualquer pessoa pode escrever o que quiser na internet sem nenhum compromisso com a verdade. Realmente é bacana, vermos personalidades enaltecendo a grandeza do nosso time, desde que seja verdade que a pessoa disse aquilo. Não podemos ficar botando palavras na boca dos outros.

4- Esse quarto tópico é o que mais me surpreendeu, olha o que você disse: 'você acha que uma pessoa que não sabe nada viria até a internet, escreveria um comentário sobre tal frase e todos os outros acreditassem? '. É CLARO QUE EU ACHO! O que a gente mais vê na internet hoje em dia é alguém criar um boato e uma multidão acreditar naquilo. O povo anda muito sem senso crítico, saem acreditando em qualquer balela. Aí umas pessoas se aproveitam disso pra criar factóides. Hoje em dia é muito fácil uma pessoa inventar um boato qualquer e aquilo se espalhar, justamente porque pessoas como você saem compartilhando as coisas sem se preocupar se aquilo é verdade ou não. Só porque gostaram do que foi dito, ficam propagando aquilo, sem nem querer saber se é verdade. No caso dessas frases, por exempo, imagino que o primeiro que começou isso teve a ideia, jogou provavelmente em blog corintiano ou em uma mera página de Facebook. Aí outros corintianos, na ânsia de querer compartilhar coisas favoráveis ao Corinthians, saíram divulgando alucinadamente essas tais frases, a ponto de que aquilo alcançou um grande número de pessoas e várias delas passaram a acreditar. É igual àquela frase 'Uma mentira repetida mil vezes, acaba tornando-se verdade pra muita gente'. Nessa bagunça que é a internet, com todo mundo podendo escrever o que quiser, a apresentação de fontes é cada vez mais necessária. Pra você ter uma ideia, um dos sites que mais é usado como referência pelas pessoas hoje em dia é o Wikepedia, sendo que qualquer pessoa pode editar as informações lá. Inclusive esse ano teve um caso de antis que foram lá editar informações de modo a denegrir o Corinthians. Nós corintianos não devemos alimentar falácias, até porque muitas vezes somos vítimas. Tem muita gente que acredita que aquele arbitro suspenso em 2005, foi suspenso por ter favorecido o Corinthians, quando na realidade foi justamente o contrario, ele foi suspenso por ter prejudicado alguns times, entre eles o Corinthians. Mas os antis lançaram esse boato, e ele se propagou e agora muita gente acredita. Nós devemos ser sempre contra falácias e boatos, sejam eles favoráveis ou contrários ao Corinthians. Afinal, como vamos criticar os antis que inventam mentiras sobre o Corinthians, se tem torcedores corintianos que inventam mentiras a favor do Corinthians. Eu sou contrário à mentira sempre. Agora, principalmente depois do WhatsApp e redes sociais, vivemos a Era da boataria. Você disse ''basta analisarmos algumas opiniões e ver a repercussão de tal declaração para sabermos se é verdadeira''. Discordo frontalmente. O fato de uma coisa ser amplamente divulgada, não significa que ela seja verdade. Tem mentiras que são muito mais divulgadas que algumas verdades.

Saudações Corintianas.

em Bate-Papo da Torcida > Assim é reconhecido um gigante mundial!

Em citação ao post:

Vamos lá:

1- Você fez um comentário muito recente falando que a frase do Dr. Sócrates era mentira e eu lhe mostrei uma das fontes. Caso você diga que é mentira, então quem seria esse abaixo?

2- Muitas dessas declarações são conversas extra-campo, papos de vestiário e resenhas, até que alguém divulgue tais frases. Por exemplo, já vi muitas notícias reais aqui no site do Meu Timão que não haviam em outros sites.

3- Concordo, o Coringão não precisa de ninguém falando dele pra mostrar o quanto é gigante, porém, como você pode ver nos comentários a galera adora tópicos mostrando um pouco da grandeza do nosso clube e acho que isso nã faz mal a ninguém, pelo contrário, muito melhor do que os tópicos repetitivos de sempre.

4- Vamos supor que a frase do Riquelme seja mesmo mentira, você acha que uma pessoa que não sabe nada viria até a internet, escreveria um comentário sobre tal frase e todos os outros acreditassem?

Bom, essa é a minha opinião, não é necessário sempre acreditar no que está (ou não) nos sites esportivos, basta analisarmos algumas opiniões e ver a repercussão de tal declaração para sabermos se é verdadeira.

ABÇS!

Responder ao post do Charles

Réplicas desse post

Foto do perfil de Fielipe

Fielipe 440 posts

@fielipe em 25/11/2016 às 10:39

A maioria é verdade.

Quem é corintiano e acompanha a história do Timão sabe que a maioria destas frases são verdade. Tem vídeos que comprovam.

Para citar somente doisexemplos Romário.

https://www.youtube.com/watch?v=FLbd98RbjiA Romário: 'O Corinthians tem mais a minha cara' - YouTube Romário: 'O Corinthians tem mais a minha cara' - YouTube Entrevista do Romário ao Kajuru no 'Chutando o Balde'. youtube.com youtube.com

Tevez

https://www.youtube.com/watch?v=vnAXj5ZmgLc Tevez fala em voltar ao Corinthians - YouTube Tevez fala em voltar ao Corinthians - YouTube Tevez quer voltar ao corinthians,ele tem 5 anos de contrato com o Manchester City,que vai fazer 2 amistosos pela África do Sul youtube.com youtube.com

Vi o Pelé mencionar a frase postada se não me engano no DVD Todo Poderoso: O Filme - 100 Anos de Timão. Vi o Dada Maravilha dizer o que aqui foi divulgado em entrevistas, o Juca Kfouri também, O Dr. Osmar também, Cristiano Ronaldo também existem matérias na internet sobre a declaração, assim como do Messi que inclusive ganhou camisa do Timão quando fez reconhecimento do gramado da Arena Corinthians.

Enfim... Quer pensar sobre inverdades? OK, direito seu.

Porém está claro que a maioria é verdade e isso não se trata em 'acreditar em tudo que vê na internet', pois em muitas destas frases a veracidade ficou comprovada.

VAI CORINTHIANS!

Foto do perfil de Kadu

Kadu 1.557 posts

@kadu.martins em 29/11/2015 às 17:13

A verdade é que cada um de nos tem uma opinião diferente e não adianta de nada ficarmos aqui debatendo isso, já que as opiniões diferem muito e nenhum de nós abre mão disso, então bola pra frente! Abraços e vai Corinthians!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Eder Silva

    Não deixem o assunto CEO morrer, essa é a única esperança!

    Última resposta há 2 segundos por Giro Kataguire

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer e não pode crescer...

    Última resposta há 2 segundos por Nicholas Moreno

    106respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Dreymoz

    Sejamos Sinceros - Augusto Melo é Mais do Mesmo

    Última resposta há 10 segundos por Jefferson Bck

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de tite é nois

    Mais m.e.r.d.a do pinoquio melo

    Última resposta há 10 segundos por Bananilson Farofa

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Moe Szyslak

    Novo manto do Corinthians, até que fim saiu

    Última resposta há 13 segundos por Eder Silva

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    O Augusto Melo quer retornar com o sub 23 já em 2025

    Última resposta há 16 segundos por zzba bazz

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Florencio Lesbhers

    Se perdermos para o Fluminense no domingo, já na segunda feira o Augusto anuncia...

    Última resposta há 28 segundos por Pedro Forte

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gian Rodrigues

    John Kennedy já vai atrás dele Augusto

    Última resposta há 37 segundos por Eziel Guimarães

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Para sempre timão

    Já vão criar o sub-23 de novo

    Última resposta há 43 segundos por Ricardo Zapelli

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Alves

    O cara é tão bunda mole, que ainda tá em dúvida se vai escalar o Cássio ou não...

    Última resposta há 59 segundos por Bruno machado

    7respostas

    acessar o tópico