Venha fazer parte da KTO
x

Post de Luís no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Se foi seu texto, parabéns que está muito bem explicado.

Mas agora falando sobre o assunto...

Acho que todo Estado tem que investir na Educação, Saúde, Transportes, que são as necessidades básicas, até ai todos concordamos.

O Estado também tem que investir em Esporte, que é o nosso caso.

Então a primeira coisa que devemos refletir: NÃO tem desvio de dinheiro das necessidades básicas (ditos acima) para construção do estádio.

O que acontece é o seguinte, Brasil é um país rico e tem uma grande verba para Educação e Saúde principalmente, o problema é o uso desse dinheiro.

Já sobre a Arena Corinthians, sim tem incentivos fiscais e sim, tem dinheiro público. Mas devemos levar em consideração que o incentivo fiscal é para 'turbinar' a Zona Leste de SP, um exemplo disso é o Norte do País, onde empresas se instalam lá e não pagam nem os impostos, porque o governo quer atrair mais pessoas para lá.

Na parte do dinheiro público é sobre o financiamento, o Corinthians, creio eu, financiaria a Arena com um banco privado, mas já que vai ser da Copa acabou se aproveitando e pulou a cerca, porque os juros são mais baixos.

Bom, isso é no meu ponto de vista, mas tomara que não tenha nada embaixo do tapete, porque o Corinthians não precisa disso.

em Estádio do Corinthians > Você também acha imoral os recursos da Arena Corinthians?

Em resposta ao tópico:

Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro são os recursos financeiros que viabilizaram a construção da Arena Corinthians.

Jornalistas, comentaristas, torcedores e contribuintes em geral, criticam a arena corintiana, por afirmarem que na obra há dinheiro público desviado de outros setores fundamentais para a sociedade, ou seja, recursos públicos foram injetados corruptamente em uma obra privada.

Está denuncia realmente procede?

3 canais foram acionados para gerar recursos para Arena Corinthians:

  1. Isenção do ISS;
  2. Concessão de CIDs:
  3. Empréstimo do BNDES.

A isenção do ISS é um acordo entre a FIFA e todas as prefeituras das cidades sedes da Copa, que consiste em isentar este imposto de todos os serviços de construção ou de reforma dos estádios.

Já os CIDs, são certificados emitidos pela prefeitura de SP que beneficiam investidores que queiram investir em certas áreas da cidade. A Zona Leste é uma destas áreas, por ser a região menos desenvolvida e a mais populosa da cidade, com 4 milhões de pessoas. Esta lei de incentivos foi criada em 2005.

Os empréstimos do BNDES são concedidos para qualquer empresa que ofereça garantias de pegar o dinheiro e pagar as parcelas do empréstimo com juros.

Por se tratar de isenção de impostos, incentivo financeiro pela prefeitura e empréstimo de um banco público, para os maus informados e maus intencionados, as sensações de ilegalidade, injustiça e imoralidade, acendem uma luz vermelha alarmante de desconfiança.

Mas vamos por partes.

A Copa foi um trato entre o governo brasileiro e a FIFA. A isenção do ISS abrangeu não só a obra da Arena Corinthians, mas todos os estádios em construção para a Copa. O Corinthians foi beneficiado por participar da Copa, não por armação política ou privilégios.

Em relação aos CIDs, primeiro temos que contextualizar. Leis como está de CIDs, são comuns em quase todos os países do mundo. Para uma região carente se desenvolver são necessários investimentos públicos e privados. O governo tenta atrair a iniciativa privada a investir nestas regiões, concedendo benefícios, com o seguinte raciocínio: o investidor recebi benefícios quando investi na região; a área se desenvolve gerando empregos, oportunidades, outros investimentos, e principalmente maior arrecadação de impostos; esta arrecadação vai superar e muito os benefícios concedidos inicialmente.

Portanto, a obra da Arena vai gerar empregos, oportunidades, outros investimentos e uma grande arrecadação de impostos, trazendo grandes benefícios para a região. E o Corinthians não é o único que pode se valer destes benefícios, outros investidores com certeza vão investir na ZL.

Sobre o BNDES é claro. Um banco vive de empréstimos. Até banco público. O BNDES financiou todos os estádios da Copa e também o novo Chiqueirão. O SPFC também tentou empréstimos para reformar seu estádio, mas não conseguiu as garantias.

O BNDES financia até obras em Cuba e na Venezuela.

Ou seja, banco é banco.

Está análise simples, explica a engenharia financeira da obra da Arena. Tudo está dentro da lei, e a lógica usual não foi em nenhum momento ferida, preservando a ética, quebrando assim as acusações de imoralidade.

Imoral é o que acontece nas arenas públicas. Dinheiro desviado da saúde, educação, segurança, etc., foram injetados em estádios que não são autossuficientes e exigem que o estado continue investindo para cobrir os prejuízos da manutenção, ou pior, o governo chega a conceder a administração dos estádios para iniciativa privada, que pega um estádio novo, lucra, mas não traz o retorno financeiro para os caixas públicos.

Veja o exemplo do Maracanã: 'A privatização do Maracanã deverá dar um lucro de R$ 1,4 bilhão à empresa que assumir o controle do estádio pelos próximos 35 anos. Durante esse período, porém, o governo do Rio de Janeiro, dono do complexo esportivo, amargará uma perda de R$ 111 milhões por ceder o espaço à iniciativa privada.' http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?nid=23509

Sem contar é claro, os mais de 1,2 bilhões de reais que custaram a última reforma do estádio, que será dado de mão beijada para um consórcio apenas lucrar e lucrar muito.

Outro exemplo é do Estádio Nacional em Brasília. Não existe futebol local na cidade que justifique um estádio para 70 mil pessoas. Brasília queria sediar a abertura, por isto idealizou um projeto de estádio para 70 mil. O plano B, em caso de perder a abertura para cidade de SP, era um projeto de 40 mil. Resultado, Brasília perdeu a abertura e o projeto de 70 mil permaneceu.

Foram gastos 1,5 bilhões de reais no Mané Guarrincha, a previsão inicial era de 700 milhões.

Só para enfatizar, dinheiro em estádio público é dinheiro desviado da educação, segurança, saúde, transporte, etc. E não volta para a população.

Dinheiro de empréstimo ou de incentivos volta para o governo e para a população.

Nesta nova fase em que a população brasileira está tomando consciência de cidadania, é importante que a verdade seja colocada e os alvos de protestos e denuncias sejam direcionados corretamente com justiça e imparcialidade. Doa a quem doer.

O que você acha deste assunto?

É injusto como foram gerados os recursos da Arena Corinthians?

Vamos nos manifestar.

Cidadania sem clubismo.

Obs.: Em outros países, como o EUA, é comum dinheiro público financiar estádios privados. Veja: http://www.pewstates.org/projects/stateline/headlines/nfl-plays-offense-to-get-public-money-for-stadiums-85899470010

Responder ao post do Luís

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Altaneiro O

    Vocês torcem para o Corinthians?

    Última resposta há 3 segundos por Thiago Romero

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Dos grandes paulistas o Corinthians é disparado o pior!

    Criado em 36 segundos por Paulo Henrique Sola

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliveira

    Nada sobre o Raul Gustavo?

    Última resposta há 21 segundos por Carlos Timão

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Araujo

    Porque sempre treino com campo reduzido?

    Última resposta há 27 segundos por Rodriguez Hawkins

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe Xavier

    Esse aqui é a maior Oposição do Augusto

    Última resposta há 28 segundos por Thiago Romero

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tony SCCP

    (OFF) Fortaleza

    Última resposta há 29 segundos por Tony SCCP

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de DERLEI APARECIDO CORTE

    Reunião com torcidas organizadas!

    Última resposta há 30 segundos por Mano do Mano

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cristiano Oliveira

    Auditoria Ernest & young recomenda 3 ceos na arena!

    Última resposta há 32 segundos por Giro Kataguire

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Gabriel Mendes

    Raniele deve ser o capitão do time

    Última resposta há 38 segundos por Narciso Manoel Martins

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bauru com ovo

    O plano do Cássio pra se fazer de coitado (contém ironia)

    Última resposta há 39 segundos por Bruno Lang

    2respostas

    acessar o tópico