x

Post de Marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Da Copa América já assisti jogos na Metlife Arena, Soldier field e Gillette Stadium, mas nada se compara a nossa Arena!

em Bate-Papo da Torcida > Copa América com palcos com jeitão de Arena Corinthians

Em resposta ao tópico:

Começou a Copa América centenária, organizada pela incompetente conmebol.

Desta vez, o evento ganha um charme a mais. É que os jogos serão disputados nos EUA, país que conta com megas arenas, dotadas de estilo próprio, que influenciaram na arquitetura da casa da fiel.

Como poderemos ver pela TV, bem como nas imagens abaixo, as bilionárias arenas americanas são espaçosas, com grandes telões, luzes, cinturões de LED's, além da conhecida característica de serem no estilo abertas parcialmente.

Em grande parte das arenas o teto não contempla toda a arquibancada, em algumas nem sequer existe cobertura.

Como dito, elas são na sua grande parte estilo parcialmente abertas, pois possuem nos seus extremos arquibancadas menores.

Vejamos algumas imagens de parte das arenas sedes da Copa América 2016:

Foxborough Stadium

CenturyLink Field

Orlando City

Toda essa modernidade (cinturões de LED, telões cumpridos de alta resolução etc.) e essa arquibancada menor nos extremos tiveram influência na arquitetura da Arena Corinthians. O arquiteto Anibal Coutinho fez um minucioso levantamento de estádios no mundo inteiro e mesclou traços das arena americanas e europeias (tanto ma parte esportiva como no campo comercial).

A Arena Corinthians é linda, caldeirão e imponente como é, com seus vãos, com suas arquibancadas menores nos extremos, com cobertura parcial de cerca de 75% dos lugares.


Vejam que atrás dos gols, temos uma muralha equivalente, em números de degraus, a um Pacaembu.

Sem falar que nas laterais exite mais um grandioso anel, e, ainda, o forro amplificador que da mais potencia ao barulho. Isso tudo, com o campo arrodeado de uma arquibancada de 9 metros de distância.

Se tem corinthiano que preferia a arena mais fechada, OK, cada um com sua preferência, mas não devemos achar que nossa casa é muito menos caldeirão por causa disso, que o som se perde e tal, pois o arquiteto pensou em todos esses detalhes e quem vai lá (tanto o fiel como o visitante) sente a pressão que a arena exerce.

Muitas dessas 'teorias' sobre supostos 'defeitos' da Arena Corinthians são soltadas pelos antis, que querem por defeito em tudo. Alguns torcedores corinthianos acabam 'acusando' o golpe.

Um dado curioso é que tem anti que fala 'ah não tem cobertura em 100% dos lugares' como se isso fosse defeito e inferiorizasse a arena, só que, na verdade, o teto da arena foi um dos mais caros do Brasil, custando mais, inclusive, do que o da Arena da Baixada. O estilo foi esse por opção do arquiteto, influenciado por estas arenas americanas, sem falar que tem a previsão de ampliação futura da arena, que fecharia parte dos vão (as arquibancadas seriam na metade do tamanho das provisórias usadas na copa, ou seja, os vãos sempre vão existir, embora menores).

Vejamos que a Arena CenturyLink Field, por exemplo, com foto acima, mesmo em estilo aberto, é uma das mais barulhentas do mundo, segundo análises técnicas (chega a cerca de 130 decibéis), pois os detalhes arquitetônicos e os materiais usados na obra predominam de verdade, isso vale mais do que uma mera análise a olho nu. Na Arena Corinthians, quando a arena toda canta, fica parecendo um inferno, mesmo para quem está vendo e ouvindo por meio da transmissão de TV.

Enfim, a copa América está aí, com palcos com jeitão de Arena Corinthians, os antis incoerentes vão como sempre babá-las sem colocar nenhum defeito.

A nós corinthianos, cabe vermos tudo de forma comparativa, entendendo que este bilionário mercado de arenas americanas inspirou a construção de nossa casa. Ou seja, é hora de curtir as arenas americanas 'irmãs' da Arena Corinthians.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

_________________________________________________

Mais sobre a arena corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/282949/o_ar_frio_que_refrigera_a_arena_corinthians O ar frio que refrigera a Arena Corinthians Salve fiel torcida! Hoje vamos falar de um ponto fascinante da Arena Corinthians, trata-se do seu mega sistema de refrigeração. A casa da fiel (mistura de... meutimao.com.br meutimao.com.br

Responder ao post do Marcelo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Filipe Silva

    Grande atacante retornando

    Última resposta há 33 segundos por Jefferson Santos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Memphis & Garro

    Léo Rodrigues, Léo Amistá e Gui Amorim

    Última resposta há 3 minutos por Naldo da Fiél

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Esses estádios americanos hein

    Última resposta há 7 minutos por George Arciénega

    43respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Torcedor do Corinthians tem amnésia (Wesley)

    Última resposta há 9 minutos por Carlos Fonseca Júnior

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    O momento em que eles descobriram

    Última resposta há 10 minutos por kilograma

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Viram essa do caio ribeiro?

    Última resposta há 14 minutos por Kauê Zambelli

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Goleiro reserva da Bélgica

    Última resposta há 15 minutos por George Arciénega

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Segundo Samir Carvalho, a notícia é pior ainda!

    Última resposta há 19 minutos por Bruno Mimo

    46respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Russo Vlaktec

    Se for verdade fecha as portas

    Última resposta há 20 minutos por Filipe Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Falcão

    Mais esquemas. Wesley ganharia mais de 1 milhão

    Última resposta há 20 minutos por Falcão

    6respostas

    acessar o tópico