Ivo Coan
No mercado atual e competitivo os grandes se destacam por foco, força, marca, poder, dedicação, equilíbrio, solidez, comprometimento, empenho, estudo e fazem milhões de coisas para vender/crescer/se manter no mercado.
Trazendo esse 'modo de empresa/serviço' para o futebol tudo tem lógica, tudo pode ser feito, tudo pode acontecer. Todo mundo fala em clube empresa - todo clube deveria virar uma empresa e responder tal como - Mas porque não levar isso a risca e transformar algo que TEM APREÇO POPULAR, tá NA MÍDIA DE GRAÇA diariamente, É REFERÊNCIA de mercado, e considerado nos últimos anos a MAIOR MARCA entre times de futebol do continente americano, a um patamar ainda maior?
Vou citar primeiro alguns fatores porque isso não é feito hoje. Vamos lá:
- ÉGO
Sempre alguém tem que mandar e quer mandar mais;
- DINHEIRO
Sempre tem dinheiro envolvido. Alguém sempre tem que levar comissão daqui, um pouquinho dali e assim vai.
- FOCO
Alguém sabe quando e onde o Corinthians quer chegar? Lembram quando Andrés disse que em 2016 o Corinthians estaria entre as 3 maiores equipes do mundo? Pois é, o foco se perdeu.
- MALANDRAGEM
A pior coisa que existe no futebol. Quem se acha muito esperto pode cair do cavalo rapidamente.
- FALTA DE PLANEJAMENTO
Trabalhar com uma marca que nem a do Corinthians é a coisa mais fácil do mundo. O grande problema é que tem muita vaca pra pouca teta. Todo mundo quer opinar, mandar, decidir e no final tudo acaba errado. Ex: Roberto de Andrade tomou o cajado e disse: VEM OSVALDO, eu que MANDO nessa #$!@% ! Contrariando o acima de DEUS, Sanchez. Todos sabemos no que deu.
Ah Ivo, mas você só sabe criticar. Não, não e não.
Toda empresa que nasce demora anos e anos pra se consolidar no mercado. Dentro da área de marketing é sabido que o grande segredo das empresas é produzir produtos para clientes 'infinitos', trabalhando a publicidade em cima de cada um deles de um modo que cada um deles possa se auto-vender.
Num clube como o Corinthians temos mais de 30mi de fãs, mais 15,20mi que podem vir a fazer parte desse leque de torcedores. Quando Rosemberg estava no Timão ele começou a fazer coisas simples que davam resultados: introduziu o torcedor dentro do Corinthians. Causou EXPERIÊNCIA. O que aconteceu com isso? Você, eu e todo mundo que pensou que poderia fazer parte do dia a dia do clube teve essa oportunidade. Ou visitou o CT, participou de ações com jogadores, teve a foto na camisa, entre tantas outras ações. Isso é mensurável, isso é verossímil. Podemos pensar/acreditar num clube mais forte? Com certeza.
Então... O que fazer?
Vou citar um exemplo rapidinho de um rival: Flamengo. Era o clube que mais devia. Vivia afundado em dívidas e em dias negros. A atual gestão pensou assim: ou fizemos algo sério com o clube e vamos fechar as portas. Deu no que deu. O clube está se tornando saudável. O Flamengo, assim como o Corinthians, tem tudo aquilo que a maioria dos clubes não tem - apelo popular. ISSO É MEIA VENDA, MEIO CRÉDITO, MEIO TUDO! Esses dois clubes tem uma caixa na mão prestes a explodir de oportunidades no mercado e, para isso, basta colocar a casa em ordem e fazer PLANEJAMENTO. Quem vocês acham que vai investir no Corinthians? Ele que não tem comandante, ninguém sabe quem manda de verdade, que não pensa no futuro, que tem contas e dívidas cada vez maior, que está com as contas do estádio envolvidas em corrupção (até que se prove), e tantas outras coisas mais.
Porra! Vamos pra praça. Vamos ter crédito. Vamos limpar o clube. Vamos crescer.
Hoje inicia a Copa São Paulo e qual grande última revelação que vingou no time de cima? Alguém lembra? Você já tinha nascido? É complicado um time como o nosso viver assim. Hoje ainda li que o Fabricio Oya se inspira em grandes craques pra cobrar falta. Então porque não pegar um cara desse e fazer botar ele duas vezes por semana treinar com o Marcelinho, com o Zico, com o Juninho Pernanbucano. Será que custaria caro pagar 20/30mil por mês por essa consultoria? O Chicão tá parado! Bota o cara conversar com os zagueiros, ensinar os caras. Chama o Gamarra, o Ricardo, o Pedro, O JOÃO, qualquer um que sabe exercer bem a função e bota os caras ENSINAR, treinar os moleques. Temos que lapidar e transformar em realidade nossos 'PRODUTOS'. O Corinthians tem que ter no mínimo 80% do passe da base. Não quer? Não tem? Não treina aqui! É assim e pronto. Temos que pegar nossa matéria prima e transformar num produto que será vendido a mais de 50 milhões de pessoas. 50? Até mais, pois a audiência que temos ninguém tem. Os torcedores tem que ir ao estádio para ver espetáculo que pode ser proporcionado a médio prazo se a diretoria e quem manda no Corinthians largar o ego e pensar no clube.
É difícil fazer isto?
Vamos organizar esse time e não deixar morrer a paixão. Porque o amor vai sempre existir, porem a paixão pode acabar, e quando acabar é um pay-per-view a menos, um presente como uma camisa a menos, um jogo que não posso ir, ver, ouvir, ou seja, a decadência começa por ai.
Grande abraço. Vai Corinthians!
em Bate-Papo da Torcida > Corinthians GRANDE novamente. Será que seria difícil? Porque?