Venha fazer parte da KTO
x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não vai perder!

Estamos no Brasil!

Fique tranquilo!

em Bate-Papo da Torcida > O risco de perder a Arena

Em resposta ao tópico:

Boa tarde galera, hoje vim aqui fazer um tópico em um assunto muito sério e que poucas pessoas ligam pra isso. Principalmente quando a diretoria cria situações para tirar o foco da atual situação financeira.

Arena Corinthians: O clube no final do ano de 2016 conseguiu refinanciar a divida do estádio e alongar as parcelas de 12 para 20 anos, deixando de pagar 5 Milhões por mês pra pagar 3 milhões por mês. Em tese você pensa que 3 Milhões por mês para um time do tamanho do Corinthians não é nada, mas em um contrato totalmente equivocado e mal planejado mesmo que o Corinthians faça renda com as bilheteria de 10 Milhões por mês, coisa que hoje é impossível, esse dinheiro todo ficaria retido ao fundo que controla a Arena. O clube tentou reverter isso e não conseguiu, ou seja mesmo que o clube consiga render de bilheteria mais de 3 milhões por mês o que sobrar ficará retido e a realidade é bem diferente do que pensamos. Por exemplo: A média que sobra das rendas do jogos é em torno de 350 a 700 mil reais apenas quando um jogo rende na casa de quase 2 milhões de reais.. O resto é tudo pagando despesa de dia de jogo e parte da renda destinada a empresa que cuida da vendas de ingressos um absurdo. A pior parte vem se você pensar que até hoje o total que o Corinthians pagou da Arena no final de 2015 era 150 Milhões de reais com isso a divida do estádio era 1,2 Bilhões. Depois disso sem venda de Naming Rights sem venda dos chamados CID's em 1 ano a divida saltou de 1,2 Bilhões para 1,6 Bilhões mesmo o clube pagando 2 milhões por mês apenas para amortizar o juros ou seja essa divida apenas aumenta. E o pior vem depois, com esse novo refinanciamento o valor da Arena saltou para 2 Bilhões para ser pago em 20 anos. Mas conforme o ritmo de arrecadação e o clube vem tirando dinheiro do departamento de futebol para ajudar a pagar a conta o clube levaria em média 70 anos pra conseguir quitar o estádio e no final o estádio sair por quase 5 Bilhões de reais com correção monetária e juros.

E hoje se somar que o Clube Social só vem dando prejuízos milionários e hoje a divida do clube está na faixa de 350 milhões de reais.. Temos uma divida total de 2,35 Bilhões de reais essa é uma realidade essa é a divida total do Clube hoje.

A Diretoria deveria abrir o olho e ter como exemplo times tradicionais na Europa que faliram quando todos acreditariam que não era possível. Citando como exemplo o RANGER na Escócia que é até hoje o maior time do País e faliu por uma divida 11x menor que a que o Corinthians enfrente hoje e vem junto times como Napoli, Fiorentina, Borussia Dortmund aqui mais próximo na Argentina o RACING.. E todos esses clubes que decretaram falência tiveram que recomeçar sua trajetória no Futebol incluindo passa pela Série D e ir subindo. Será que não tá na hora de a diretoria para de fazer merda? Para quem vai ficar essa divida? Pras futuras diretorias.. Esse ano o clube começou podendo gastar apenas 13 milhões de reais para reforçar o clube na temporada. Amigos o problema do Corinthians é muito delicado, é muito grave ano após ano a divida da Arena e do Clube Social e do Departamento só aumenta são 3 anos seguidos virando o ano com Déficit ou seja prejuízo com renda menor que os ganhos. É impossível uma empresa sobreviver e ter vida longa assim. Sem dinheiro com elencos fracos a chance do estádio estar vazio é cada vez maior e é o que vem acontecendo. A luz no final do túnel é, se não vender esses CID's (420 Milhõs), NR(Que acredito que vale hoje uns 250 Milhões) e mesmo assim seria apenas 670 milhões só amortizado numa conta de 2 Bilhões o clube corre um sério risco de a Arena realmente ficar impagável, se isso não se concretizar nos próximos 2 anos.. O melhor a se fazer será o clube cumprir com a clausula no contrato de que se o clube não aguentar pagar o Estádio devolve-la a ODEBRETCH e a CAIXA onde eles venderão cotas do Estádio para saldar as dividas com a mesma e próprio BNDES e assim o Corinthians perdendo o direito a propriedade do Estádio e passando a ser um mero locador ou então voltar para o Pacaembu.

Se você acha que isso risco é algo que não possa acontecer, eu te alerto como economista que é algo bem provável que acontece nos próximos 2,3 anos e que vai deixar muito torcedor chocado. A conta foi feita totalmente errado e Andrés Sanchez e companhia no final dessa história saíram com o bolso cheio e a conta ficará para os próximos que vierem.

Abram o olho fiel o buraco é mais embaixo!

Responder ao post do Daniel

Réplicas desse post

Foto do perfil de Corneta

Corneta 59.295 posts

@cesinha77 em 16/02/2017 às 18:19

Exato! Aqui é de boa.

Foto do perfil de Fabricio

Fabricio 112 posts

@fabricio.fegury em 16/02/2017 às 16:50

O problema é ficar 20 anos sem renda de bilheteria sem dinheiro pra formar elenco. Prefiro que perca e voltamos ao ano de 2012, alugava o Pacaembu e tinha a maior renda e lucro do Brasil... Do que adianta ficar anos no Vermelho ou como esse ano de 2017 tendo apenas 13 milhões pra investir no elenco, mesmo vendendo jogadores?

Foto do perfil de Kkkkkkk

Kkkkkkk 1.267 posts

@luiz.eduardo43 em 16/02/2017 às 16:41

Pode crê mano, Andrés não ia fazer uma coisa cara dessas sem ter certeza que gente ficaria com pagando ou não pagando

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    Nesse dia meu VP deu um show de táticas

    Última resposta há 7 segundos por Maloqueiro Sofredor

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Mesquita

    Wesley contra o Fluminense

    Criado em 27 segundos por Rodrigo Mesquita

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Filipe Barros

    Vai de Bet no Instagram

    Última resposta há 15 segundos por Valdomiro Mantovani

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cascão

    Palácios tá fora do jogo contra o Fluminense

    Última resposta há 21 segundos por Felipe Xavier

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mário D. Soares

    ENQUETE: "Cassio Mocinho ou Vilão"

    Última resposta há 22 segundos por Disruptivo

    54votos

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Off - VP coloca Marcelo Galhardo na roda

    Última resposta há 29 segundos por Kauê Rabello

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Coringão Bimundial

    Samir Carvalho disse que o elenco não está satisfeito com o Antônio

    Última resposta há 29 segundos por Adonis Fernandes

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Gostei demais dessa escalação, só de não ter Cássio e Hugo já vamos jogar com 11, ao invés de 9..

    Última resposta há 44 segundos por PHILL JAMES WINCLER

    70respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Essa frase do Augusto é histórica

    Última resposta há 47 segundos por Travis Bickle

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Igor Franco

    O esquerdismo acabou com o Corinthians

    Última resposta há 50 segundos por Edson Mancha

    53respostas

    acessar o tópico