Venha fazer parte da KTO
x

Post de Gabriel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

http://www.noangulo.com.br/a-militancia-politica-na-espn-brasil-desrespeita-o-telespectador/ A militância política na ESPN Brasil desrespeita o telespectador ? No Ângulo A militância política na ESPN Brasil desrespeita o telespectador ? No Ângulo noangulo.com.br

Antes de criticar, leia, o texto apenas diz que é um canal de esporte e não uma vitrine política sem falar mal de A ou B.

Lamentável a postura desses profissionais da ESPN

Cresci acompanhando a ESPN Brasil. Em mais de vinte anos, o canal e seus profissionais se tornaram uma espécie de companhia, de “amigos de futebol” para mim.

Entretanto, desde o acirramento da polarização política ocorrido a partir de 2014, passei a me sentir gradativamente mais e mais desrespeitado pelo canal. Pensei que as coisas fossem melhorar após a saída de José Trajano – que, em dobradinha com Juca Kfouri, até convocação para atos contra o impeachment de dilma Rousseff (medida então apoiada por cerca de 70% da população) chegou a fazer -, mas praticamente nada mudou.

E quero deixar bem claro que este texto não trata de política. A visão política não importa no caso. Mas sim do quanto um canal de esporte dá espaço para uma militância político-partidária de seus profissionais que incomoda grande parte de sua audiência.

Outro dia, Mauro Cezar Pereira (um dos meus jornalistas esportivos favoritos) falou de maneira absolutamente gratuita, em comentário sobre uma coletiva de Abel Braga, algo como “neste momento em que tantos direitos trabalhistas estão sendo retirados do trabalhador”, em claro ataque à Reforma Trabalhista recentemente aprovada. Tal afirmação é no mínimo sensacionalista, pois se há forte oposição à reforma (especialmente por parte de sindicatos com interesses econômicos diretos na questão), não é honesto ignorar que há uma enorme quantidade de especialistas que não apenas apoia a reforma, como a julga benéfica para os trabalhadores e necessária para o país.

A cada Linha de Passe, Juca Kfouri dá um jeito de fazer referência à suposta frase “não temos provas, mas temos convicção”, que a militância petista atribui aos procuradores da Lava-Jato em relação às denúncias contra o ex-presidente Lula. Independentemente do quanto se concorde ou discorde da denúncia, tal frase é absolutamente falsa, foi viralizada com o propósito de desacreditar a operação e já foi desmentida por inúmeros veículos. E esse é um papel muito triste a ser desempenhado por um profissional do quilate de Juca Kfouri, com toda sua história.

Quero reforçar novamente que não estou tratando das preferências partidárias ou ideológicas dos jornalistas. Profissionais como Milton Leite e André Rizek, do Sportv, e Flávio Gomes, da Fox Sports, parecem compartilhar da mesma visão, e têm todo o direito. Entretanto, não contaminam suas transmissões e seus programas esportivos de maneira absolutamente gratuita, agredindo telespectadores com visões divergentes.

A não ser por uma ínfima minoria de indivíduos desonestos, todos queremos o progresso e melhora do país. E é justamente nesse “ativismo político”, como o praticado na ESPN Brasil, que mora um dos fatores de polarização. Os milhões de pessoas que se mobilizaram a favor ou contra o impeachment da dilma queriam apenas o bem do país. E usar um programa de esportes para proselitismo ideológico, incluindo uma espécie de doutrinação sobre um suposto “golpe”, é tão inapropriado, inconveniente e desrespeitoso com os telespectadores quanto alguém pedir “Fora dilma!” ou “Lula na cadeia!” em meio à repercussão da última rodada do Brasileirão.

Antigamente, “ser politizado” no Brasil era sinônimo de ser de esquerda. Felizmente, já não é assim, e essa diversidade de ideias e visões para o país deveria ser comemorada por qualquer pessoa de fato democrática, incluindo os esquerdistas.

em Bate-Papo da Torcida > Militância Política na ESPN

Responder ao post do Gabriel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Roger Silva

    Cássio no Grêmio!

    Última resposta há 12 segundos por Marcel

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Junior Manfredini

    A caneta é minha. Então cadê a caneta?

    Última resposta há 15 segundos por Carlos Tannuri

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Haaland Corinthiano

    Estão felizes? Vocês conseguiram tirar o nosso ídolo!

    Última resposta há 34 segundos por Disruptivo

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Alguém_destruido(a)_e_humilhado(a)

    VAI DE BET Destrói e Humilha o "KASKÃO" Palmeirense

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Ferreira Dantas

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio Santos

    Eu chutaria o balde e escalaria esse time aqui:

    Última resposta há 1 minuto por Andrey

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kevin de Bruyne Corinthiano

    Minha honesta reação ao choque de gestão do Mr Pinocchio Melo

    Última resposta há 1 minuto por Salsicha Scooby

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Semensato

    Não é só o Cássio, esses 2 tem que sair também!

    Última resposta há 2 minutos por Renato Monteiro

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lucas Pereira da Silva

    Corinthians x Fluminense: transmissão para praticamente todo o território nacional

    Última resposta há 2 minutos por RonaldoR9 fenômeno

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Altaneiro O

    Romarinho não, Coronado sim

    Última resposta há 2 minutos por Pastel de_Flango

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cyntia Bandeira Lino

    Minha humilde opinião sobre Carlos Miguel e um atrevido pedido meu em relação a ele!

    Última resposta há 3 minutos por Angelo Matia Peluso

    43respostas

    acessar o tópico