Venha fazer parte da KTO
x

Post de Victor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Concordo, porém no texto se coloca a 'estrutura' como uma coisa fixa, ou instalações, quando na verdade não é apenas isso. Pra operar bem qualquer instalação, são necessários bons profissionais e o conjunto é o que faz diferença na condução da equipe.

Essa estrutura não existe mais. O Corinthians foi limpado pelo mercado internacional e CBF. Levaram tudo, sendo os mais famosos os técnicos, auxiliar técnico, diretor, fisioterapeuta, preparador físico, mas não duvido que tenham levado até psicólogo, nutricionista, cozinheiro...

em Bate-Papo da Torcida > O Corinthians era mais humilde

Em resposta ao tópico:

Em dezembro de 2014, uma entrevista do Mano Menezes ao UOL passou despercebida pela maioria de nós torcedores. Um pouco antes de encerrar sua segunda e última passagem pelo Corinthians, ele soltou uma frase que talvez explique como poucas coisas o momento que vivemos: 'As pessoas eram mais humildes, e foi o melhor momento para se iniciar um trabalho e sedimentar as ideias. Hoje o Corinthians, entre aspas, é mais entendido'.

Isso ficou desde aquela época martelando na minha cabeça. Claro, foi há quatro anos, de lá para cá ganhamos duas vezes o Brasileiro e duas vezes o Paulista. Nada mal! Mas esses títulos aconteceram justamente nos momentos em que o clube parecia desacreditado e que pouca gente apostava em nós. Foi assim em 2015, principalmente quando o Guerrero saiu; foi assim em 2017, quando éramos a 4ª força e, por fim, este ano quando o Palmares decidia em casa o título, depois de uma vantagem no primeiro jogo.

Aonde eu quero chegar é que quando se cogitou a possibilidade do Carille ir embora, era notório aqui no fórum e também no próprio clube, sobretudo com o presidente, que independente da saída do nosso ex-técnico, o clube se reencontraria rapidamente por causa da estrutura. Que o que nos fez campeões todos estes anos não foram os profissionais, mas sim o que o clube oferece.

Óbvio que ter o melhor CT do Brasil, um estádio moderno e uma gestão esportiva que prima por um jeito Corinthians de jogar, ajudou bastante. Mas essa postura na saída do Carille mostrou uma grande falta de humildade da direção e dos torcedores. Pois parece muito fácil e desqualifica a dedicação de muito ótimos profissionais que tivemos. Lembrando que não estou colocando nenhuma pessoa, seja dirigente, técnico ou jogador acima do clube. Não somos assim e espero que nunca sejamos. Mas essa arrogância não faz bem, porque ela cria a ilusão de que você é melhor do que realmente é.

Dessa forma seu trabalho não é tão bem feito, porque você não enxerga seus reais problemas. Até em um momento de derrotas e crise, como o que vivemos agora, tem que ter humildade para ver que você não é o melhor do país e encarar isso de forma natural, trabalhando para que seja transitório e que em breve esteja novamente no topo ou sendo competitivo.

Sinceramente, exigir deste elenco mais algum troféu este ano beira a insanidade. E quem pensa assim não é acomodado ou torce contra o clube, é porque simplesmente não é a nossa realidade atual. Outros clubes mantiveram muito mais a base ou se reforçaram melhor do que a gente. Não existe milagre no futebol, nem na vida, sendo assim não dá para dizer que somos favoritos, porque o trabalho do Corinthians não foi nesse sentido. Se reconstruir o tempo inteiro é pesado demais.

Não sermos favoritos não nos diminui, mas nos dá a dose de realismo que precisamos neste momento. Até para que possamos reconhecer nossas limitações e fazer o melhor que podemos com ela. Quem sabe assim, não conseguimos algo. Afinal, futebol é o esporte mais imprevisível. Mas às vezes há certos chiliques aqui que dão a exata dimensão desta falta de humildade também na torcida. E pior, também está migrando cada vez mais para o estádio. Uma relação quase de cliente e produto, como se no esporte, o fato de pagar ingresso para o jogo, obrigasse meu time a ter que vencer.

Agora, humildemente, temos que aceitar que nosso campeonato é para chegar no G6 no máximo. Libertadores, Copa do Brasil são apenas sonhos, que dificilmente serão realizados. No mais, é exigir (aí sim devemos cobrar) empenho, dedicação e organização, dentro das quatro linhas; e uma gestão mais transparente e que preze pelo bem do clube, fora delas.

No mais, nossa principal ensinamento é que aconteceu com os bambis. Terminaram a última década com títulos e se auto-intitulando 'soberano'. Só agora voltaram a disputar um título. Lembram-se o quão arrogantes eles eram e como pagaram por várias temporadas por isso? Será que precisamos chegar a este ponto?

Para quem quiser ver o trecho da entrevista do Mano ao qual me referia, segue o link abaixo.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/05/mano-ensaia-saida-com-critica-corinthians-era-mais-humilde-em-2008.htm Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Por mais que a palavra equilíbrio tenha ficado marcada para o antecessor Tite, não há treinador que simbolize melhor essa palavra que Mano Menezes. Dentro ... esporte.uol.com.br esporte.uol.com.br

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Victor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Kamen Rider da Fiel

    Vazou nova camisa do Timão!

    Última resposta há 1 segundo por Daniel

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Florencio Lesbhers

    Se perdermos para o Fluminense no domingo, já na segunda feira o Augusto anuncia...

    Última resposta há 46 segundos por fabio dos santos

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Karla Patrícia Rocha

    O torcedor é doente ou cego? Vocês viram o jogo contra o argentino Jr?

    Última resposta há 51 segundos por Sérgio Libanori

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Esteban Perez

    Veja cómo é difícil o campeonato grego - Pedro Martins

    Última resposta há 1 minuto por Felipe Alvarenga

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Gostei demais dessa escalação, só de não ter Cássio e Hugo já vamos jogar com 11, ao invés de 9..

    Última resposta há 1 minuto por Sérgio Libanori

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ailton Lopes

    Destino Selado

    Última resposta há 1 minuto por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Meu Timão

    Finalmente Cássio se decidiu...

    Última resposta há 2 minutos por Terezinha da Razão

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Professor girafales

    Quando o Cássio pedia passagem o Júlio César foi humilde e passou o bastão

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Alvarenga

    172respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Igor Franco

    O esquerdismo acabou com o Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Gabriel Limone Nunes

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ismael Junior

    Sem comentários

    Última resposta há 2 minutos por Bruno Mtti

    12respostas

    acessar o tópico