Venha fazer parte da KTO
x

Post de Paulo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Wagner love ajudaria muito também. Ele não tá feliz na Turquia. Tá loco p ir embora.

Sornoza não. Não da para o Corinthians tá contratando o meio de campo dum time que estava c risco de cair até a última rodada

em Bate-Papo da Torcida > O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Em resposta ao tópico:

O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Fábio Carille ganhou projeção nacional e internacional ao levar o Corinthians ao seu sétimo título brasileiro com um time sem muitas estrelas, mas que jogava um futebol extremamente eficiente para os padrões brasileiros. O time-base de 2017 contava com os experientes Cássio, Balbuena e Jadson orientando os mais jovens, com o atacante Jô numa fase iluminada (foi artilheiro do Brasileirão com 18 gols) e uma proposta de jogo muito clara: dar a bola ao adversário, forçar o erro com uma marcação bastante intensa no seu campo e acelerar nos contra-ataques. O 4-2-3-1 se transformava num 4-4-2 em duas linhas quando o adversário tinha a bola e tinha em Rodriguinho a sua principal peça criativa, seja vindo mais de trás (numa variação para o 4-1-4-1) ou mais próximo dos atacantes. O sistema era tão eficiente que o Corinthians terminou o torneio com a melhor defesa da competição (apenas 30 gol sofridos).

O Corinthians campeão brasileiro em 2017 era eficiente ao extremo e contava com uma defesa difícil de ser vencida. Fábio Carille deixou sua marca na história do clube com uma estratégia bem definida.
A temporada seguinte começou com baixas. Jô deixou o Corinthians e foi para o futebol japonês. Guilherme Arana foi para o Sevilla. E Fábio Carille teve que se virar para manter o nível do seu time com as peças que tinha. A solução foi encaixar Jadson e Rodriguinho num 4-2-3-1 que lembrava muito um 4-2-4 à moda antiga pela movimentação dos dois “pontas de lança” (se é que podemos chamar assim) e a subida dos meias pelos lado no setor ofensivo. A chegada de Mateus Vital trouxe fôlego novo ao meio-campo, assim como Sidcley e o retorno do experiente Ralf. O Corinthians mantinha seu estilo mais reativo, mas ganhava mais variações na hora de atacar. Principalmente com as descidas de Fagner pelo lado direito e a grande fase de Rodriguinho. Nem mesmo a polêmica decisão do Campeonato Paulista diante do Palmeiras conseguiu apagar o brilho do escrete de Fábio Carille.(Choram até hoje).

Fábio Carille apostou num 4-2-4 sem centroavante para conquistar o Campeonato Paulista de 2018. Rodriguinho e Jadson se revezavam na frente e abriam espaços para as chegadas dos jogadores de meio.
As saídas de Balbuena e Rodriguinho e as escolhas ruins da diretoria para suprir as ausências desses atletas enfraqueceram demais o elenco do Corinthians e a equipe chegou a flertar com a zona do rebaixamento. O vice-campeonato na Copa do Brasil e a ineficiência do time comandado por Jair Ventura nas duas partidas da decisão contra o Cruzeiro fizeram com que torcida e conselheiros exigissem o retorno de Fábio Carille. Ele voltou, mas o que ele vai encontrar pela frente? O treinador pode devolver o bom jogo coletivo da sua equipe, mas a sua grande prova de fogo será recolocar o Timão na briga por títulos com o elenco que tem em mãos. Há como se pensar no 4-2-3-1 de 2017 com Jadson centralizado, Mateus Vital ganhando mais oportunidades e Pedrinho sendo guardado para um segundo tempo. Mas a diferença do elenco atual para as outras temporadas chega a ser gritante.

Fábio Carille poderia voltar ao 4-2-3-1 de 2017 com as opções que ele deve encontrar no Corinthians. Mas a diferença para os elencos das temporadas anteriores é muito grande.
Fábio Carille sabe que pode estar se metendo numa roubada ao voltar para o Corinthians. Ainda mais com o que deve encontrar no Parque São Jorge após seis meses no mundo árabe. Não por acaso, o treinador já está participando da escolha de reforços. O volante Richard (ex-Fluminense) pode ser boa opção para dar força ao meio-campo e fazer sombra a Ralf e Gabriel. Caso realmente venha para o Corinthians, o equatoriano Sornoza pode ser alternativa para a vaga de Rodriguinho e para reeditar o 4-2-4 sem centroavante com Jadson. E o possível retorno do experiente Leandro Castán pode ser interessante para devolver um pouco de solidez à zaga corintiana. Mas ainda é pouco para quem quer disputar títulos e Fábio Carille sabe disso. Ainda mais com o assédio do exterior em cima do promissor e talentoso Pedrinho.

Certo é que o Corinthians termina o ano de 2018 com mais dúvidas do que certezas. O retorno do treinador que participou das últimas grandes conquistas do clube é sim motivo de esperança. Mas será que isso é suficiente?

Responder ao post do Paulo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Munir Haddad

    Se botar o CEO, o Augusto Melo vira a rainha da Inglaterra

    Última resposta há 14 segundos por Leandro Ferreira da Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caca Zagueiro

    Ficamos para atrás. Red bul, Palmeiras, São Paulo e até o Santos

    Criado em 1 minuto por Caca Zagueiro

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Romero

    SP, Galo e Botafogo trouxeram técnicos de verdade e já da pra ver no campo a diferença

    Última resposta há 19 segundos por Fernando Zemetek

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Romero

    Fortaleza só tem craque, né? Técnico é tudo!

    Última resposta há 27 segundos por davido OLIVEIRA

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Professor girafales

    Quando o Cássio pedia passagem o Júlio César foi humilde e passou o bastão

    Última resposta há 27 segundos por Marcos marinho

    104respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gringo Da fiel

    A coisa está tão insustentável, que se colocar o time do Luxa, Mano e Tonhão, ninguém sabe qual pior

    Criado em 30 segundos por Gringo Da fiel

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Quem deve ser o próximo capitão do time?

    Última resposta há 33 segundos por Caca Zagueiro

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio Henrique

    Olha o absurdo: vai receber 12 m do Roger guedes e deve ao empresario dele 8,9 milhões..comissão boa

    Última resposta há 51 segundos por José

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rafa C

    A boa notícia é que se o Cássio sair a gente já começa a empatar os jogos pelo menos

    Última resposta há 54 segundos por Marcelo Pedrosa

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine

    Se o António Oliveira chutasse o balde, esse seria o time contra o Fluminense!

    Última resposta há 1 minuto por Egidio Massucato

    215respostas

    acessar o tópico