Venha fazer parte da KTO
x

Post de Marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O calendário é o mesmo para todos os times do Brasil, um time que não chuta no gol que é o problema

em Bate-Papo da Torcida > Entrevista do Carille na ESPN

Em resposta ao tópico:

Entre vários assuntos abordados por Carille na entrevista ao vivo à ESPN, destaco três: crítica do treinador ao desempenho da equipe no ano, calendário absurdo e possibilidade de testar o elenco em diversas posições.

Acredito que em termos de entrevista poucos treinadores no Brasil são tão claros como Carille, e tão autocríticos. Na entrevista de hoje não foi diferente. Trouxe um contraponto coerente a alguns temas reducionistas trazidos pela imprensa no geral, como a discussão da moda entre jogar bonito x jogar feio.

Acredito que exista no debate esportivo nacional uma superficialidade na forma como lidam com essa discussão. O reducionismo está em separar fulano e ciclano entre duas categorias que não contemplam as especificidades do futebol praticado no país. Carille trouxe um exemplo categórico em relação ao calendário: pegando o total de jogos feitos pelo Boselli na vida, dá uma média de 36 jogos por ano. O Corinthians em 4 meses já chegou em seu 30 jogo. Será mesmo que esse debate sobre o calendário não importa? Será mesmo que é possível discutir um futebol melhor praticado no país em um contexto de times que tem 2 semanas de pré-temporada? Acredito que não.

Isso posto, me incomodo muito quando vejo parte da torcida reverberando esse debate superficial na imprensa. Como se os jogos, agora falando especificamente do Corinthians, se reduzissem apenas a postura dos times. Quando fomos engolidos pelo Santos, não foi por uma postura covarde, foi por imposição tática e física. Total mérito do adversário. Da mesma forma que foi mérito nosso ter anulado eles no primeiro jogo. No primeiro jogo a única bola do Santos que acertou o gol do Corinthians foi a bola que o Cássio jogou na cabeça do Gonzáles. Fora isso não fizeram mais nada. Se limitaram a defender, e quando tinham a posse de bola não conseguiam infiltrar nas linhas de defesa do Corinthians. Mérito de cada time nos respectivos jogos que se impuseram sobre o adversário. Mérito, não postura.

De uma vez por todas precisamos entender que não é possível jogar um futebol de alto nível no país jogando todas as competições. O único time que não tem desculpas em jogar mal e não ter uma postura ofensiva é a porcada, que tem 3 elencos competitivos e teve tempo pra treinar no ano. O resto, principalmente o Corinthians, não tem condições de uma regularidade técnica porque simplesmente nosso calendário não permite que isso aconteça. O nosso calendário é particularmente absurdo com os times que não estão na Libertadores, como é o nosso caso. Em fevereiro, 'primeiro' mês de jogos oficiais, tivemos decisões á em três campeonatos. Com um elenco de 23 jogadores novos, muitos chegando durante as competições, sem qualquer possibilidade de ter um padrão tático porque não existiu tempo pra treinar. Dos times que iniciaram na Copa do Brasil somos o único no ano que está vivo em todas as competições e que chegou na final de um campeonato sendo campeão. Nenhum outro que esteve nesse contexto de calendário chegou em final. A maioria já tem uma eliminação na bagagem.

Portanto é preciso reconhecer que estar vivo em todas as competições, com um calendário como o nosso, e na especificidade que destaquei, cobra o ônus de uma maior lentidão na formação de um time com regularidade. Em 2017 fomos campeões brasileiros, entre outras coisas, por ter sido eliminado em duas competições antes de fases definitivas. Não tínhamos elenco pra aguentar Brasileiro, Copa do Brasil e Sulamericana. E também conseguimos chegar num padrão técnico mais rápido porque tivemos 1 mês de pré-temporada nesse ano tivemos 2 semanas...). Hoje temos elenco pra pelo menos jogar duas competições em paralelo, mas sem ter tempo pra treinar isso cobra o preço da regularidade. Se não tivéssemos ido pra final, teríamos 2 semanas de treino. Provavelmente estaríamos melhor hoje, mas quem não quer ser campeão? E abro um parênteses pra falar sobre os times que a imprensa tem colocado como os de futebol vistoso. O Santos já foi eliminado em uma competição e sofreu duas goleadas inaceitáveis pra um clube grande. O Fluminense não foi longe no Campeonato Carioca e perdeu clássicos importantes. O Grêmio tá indo pra última rodada da Libertadores jogando a vida (mas mesmo assim tá no grupo de times da Libertadores que tiveram mais tempo pra treinar, além de vir de uma continuidade rara de trabalho no Brasil, com o mesmo técnico em quase 3 anos). O fato é que se tivéssemos um melhor calendário esses times que jogam sim um futebol bonito de ver, também poderiam ter sido mais regulares.

Trago todo esse contexto pra dizer o quanto fico inconformado com as críticas excessivas que fazem ao trabalho do Carille. Como se o verdadeiro problema fosse esse. Como se ele não fosse autocrítico e realista com tudo que vem acontecendo (como demonstrou mais uma vez na entrevista de hoje). E como se esse contexto absurdo que rege o futebol brasileiro não existisse. Ao escolhermos o debate superficial que se limita em 'tá dando ruim troca o técnico', deixamos de cobrar o que realmente importa: que os dirigentes dos clubes se articulem na defesa de um calendário que permita aos times condições justas de trabalho. Carille tem sido a única voz que tem levantado essa discussão com a seriedade que precisa ser levantada. Se calarmos essa discussão como se não fosse necessária, só contribuímos com a falta de evolução no futebol. Ai realidades como a do jogaço de ontem em Liverpool vão nos ser distantes mesmo. Como torcedores, precisamos fomentar esse debate e contrapor a fragilidade da análise da imprensa.

Vai Corinthians!

Responder ao post do Marcelo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Lucas

Lucas 239 posts

@lucas.goncalves456 em 09/05/2019 às 14:53

Oi Marcelo, beleza? Discordo quanto ao calendário, tem diferenças importantes principalmente em início de temporada. Concordo que tem que chutar mais, só que pra chutar mais e consequentemente termos uma evolução técnica e física precisamos repensar esse calendário absurdo. Infelizmente nosso calendário é muito mal pensado, já vamos entrar de novo em um contexto de decisões de 3 campeonatos sem tempo pra treinar. Isso acaba prejudicando o trabalho. Abraços!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    82 Pessoas com a delegação pra Argentina? Esse é o choque de gestão Augusto?

    Última resposta há 4 segundos por Fernando Cesar Gouvêa

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Belo Cleiton

    Caso Raul Gustavo é a prova que o clube é comandado por amadores que nem imaginam o que estão fazend

    Última resposta há 16 segundos por Belo Cleiton

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Ricardo

    Técnico não é o problema!

    Última resposta há 19 segundos por Marcello Figueiredo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gabriel Silva

    Querem apostar quanto?

    Última resposta há 27 segundos por Naguita

    62respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius Arantes de Jesus e silva

    Vão contratar um CEO

    Última resposta há 45 segundos por Eusebio Caracco

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de VIÚVA VP

    Por esses simples motivos Antônio jamais dará certo!

    Última resposta há 1 minuto por Eusebio Caracco

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcão

    Resultado de se gerir bem um clube

    Última resposta há 1 minuto por Leonardo Lamy Rosa

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Adriano A

    OFF- Tiago Leifert sobre Cássio

    Última resposta há 1 minuto por Valter Rodrigo Ekert

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cyntia Bandeira Lino

    Minha humilde opinião sobre Carlos Miguel e um atrevido pedido meu em relação a ele!

    Última resposta há 2 minutos por Maloqueiro Sofredor

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio Santos Jesus

    OFF - Eloy Casagrande estreou ontem no Slipknot - OFF

    Última resposta há 2 minutos por Renato Diego Piedade

    6respostas

    acessar o tópico