Meu Timão

Entrar
Coluna da Beatriz Zoccoler
ver detalhes

18K 79

Tá aí!

Romero e Gustavo Silva

Rodrigo Gazzanel/Daniel Augusto Jr

Corinthians reencontra solução para a ponta depois de anos sem Romero

Opinião de Beatriz Zoccoler

visualizações 18K comentários 93 7

E não é que o Corinthians, enfim, encontrou o seu ponta?! Anos após a saída de Romero, passagens curtas de diversos jogadores, problemas no setor e dificuldades para jogar, a equipe finalmente pode confiar em um jogador: Gustavo Mosquito.

Mosquito é a melhor notícia da beirada do campo desde que o paraguaio deixou o Timão. Pra mim, não existe um abismo entre os dois, na realidade, guardadas todas as proporções de títulos, vivências e momentos do time, eles são até comparáveis.

Fato que nenhum dos dois é um primor técnico, porém, sabemos que Romero compensava isso na entrega e na mobilidade, e tenho observado muito isso no Gustavo. Desde que Mancini começou a utilizá-lo, ele tem evoluído tanto e feito tanta diferença pro time, que a vontade dele em campo se mostrou extremamente parecida com a de Romero.

Sempre é bom lembrar que comparar dois jogadores não significa diminuir um para exaltar o outro, o que eu penso é que algumas características são tão parecidas que faz sentido parar para observá-las. Eles têm suas diferenças, mas um fato é um fato: temos o ponta que procurávamos há tanto tempo.

Na questão de marcação, o paraguaio se sobressai, e no quesito profundidade, o atual camisa 19 leva vantagem. Mas em movimentação, agilidade, correria e confiança, acho esse paralelo bem válido. Gustavo tem mostrado cada vez mais que tem muita capacidade de se mover com inteligência, abrir espaços, conduzir e atacar em velocidade - principalmente na diagonal, entre o lateral e o zagueiro.

Assim, apesar de terem intuitos diferentes na partida, não é nenhum absurdo reconhecer o Mosquito como um jogador que vai deixar tudo em campo, que vai tentar desequilibrar o jogo, se desdobrar pra dar assistências e fazer gols, tal qual Romero fazia - nesse sentido de ser mais voluntarioso, com essa característica da dedicação.

Como tenho repetido ao longo do texto, pra mim, desde a saída do ex-camisa 11, o Corinthians ainda não havia encontrado um jogador pro setor que pudesse cumprir essa função como Gustavo tem feito. Desde que foi resgatado por Tiago Nunes em agosto de 2020, ele foi trabalhando em silêncio, teve paciência e aos poucos ganhou seu espaço no elenco.

Agora, já podemos dizer que foi muito potencializado com Mancini e é peça fundamental para o funcionamento do time, já que tem se firmado cada vez mais, evoluindo a cada jogo e conquistando confiança. Tem melhorado seu poder de finalização, ouvido o treinador, mostrado disposição e, mesmo com limitações, vive uma ótima fase.

Conclusão? Algumas vezes procuramos por um jogador que estava bem embaixo do nosso nariz, mas não tinha todo seu potencial extraído. Sobre a comparação com Romero? Nenhum dos dois é craque, mas ambos se ajustaram como jogadores que fazem a diferença pelo lado do campo justamente por conseguir ajudar o time da melhor forma possível.

Veja mais em: Romero e Gustavo Silva .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Beatriz Zoccoler

Beatriz Zoccoler, 22 anos, apaixonada por esportes, por ouvir e contar histórias, tagarela, apresentando e produzindo no YouTube do Meu Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

79 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Rafael
    Rafael Marques #1.331

    Concordo completamente com os elogios ao Mosquito e destacar a importância dele.

    Independente de qualquer coisa, Mosquito é o titular com méritos!

    Agora, acho ele bem diferente do Romero, nosso querido Romerito jogava de 'ala' e não de ponta, jogava em um time completamente diferente do que o time que o Mancini propõe, era importante com a bola também, fazendo seus gols e assistências de vez em quando, mas o Carille (e demais técnicos que o escalavam também) cobrava dele primeiro sem a bola e depois com, Mosquito é um PONTA mesmo, sabe driblar, rápido, muda de direção com bastante naturalidade, a primeira função dele é dar velocidade ao time, e depois ajuda quando precisar.

    O jogador do Corinthians que faz aproximadamente o que o Romero fazia é o Ramiro, quando está em campo...

  • Renan
    Renan Amador

    Excelente texto! Sempre torci pelo Mosquito desde ver a notícia de que foi afastado do prossional do (Curitiba? ), mas que era habilidoso. Além do mais esse apelido é bom demais. Traga mais textos para a gente!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (93)

    Renan
    Renan Leandro

    Não acho que da para comparar os dois.

    Jogam bem diferente um do outro. Romero ganhou muitos títulos jogando bem. Assim como viveu dias de trevas com a camisa corintiana.

    Porem o gustavo não teve tempo para mostrar seu valor ainda.

    Não da pra avaliar um jogador por ter 2 jogos bons. é dar tempo e esperar que ele seja tudo isso que você esta falando! Seria muito bom não precisar gastar com lado direiro do ataque.

  • Felipe
    Felipe Lacerda #6

    Vamos que vamos

  • Felipe
    Felipe Lacerda #6

    Que Monsquito cresça e nos ajude cada vez mais!

  • Mateus Rodrigues
    Mateus Rodrigues

    Romero jogou 5 anos no Corinthians e o único que foi "bem" ele jogou praticamente de lateral. Não entendo porque a torcida ama tanto ele, nunca jogou nada demais, nunca foi melhor que Ramiro (que nesse site é o pior jogador do mundo)

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop