Meu Timão

Entrar
Coluna do Rodrigo Vessoni
ver detalhes

5.7K 90

O dilema

Sylvinho não parece disposto abrir mão do 4-1-4-1, mas o treinador não tem um centroavante de ofício e/ou em boas condições

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A falta de um 9 não pode estragar o restante do time do Corinthians

Opinião de Rodrigo Vessoni

visualizações 5.7K comentários 120 18

Antes de a bola rolar, Sylvinho não parece disposto abrir mão do 4-1-4-1. Ok. É da sua preferência. O problema é que ele não tem esse segundo '1' e, na tentativa de achar essa referência no ataque, o treinador e seus auxiliares estão impactando negativamente em outras posições da equipe.

Sobre a situação do camisa 9... vamos lá:

  • é da função. Mas, aos 34 anos, sua condição física não o ajuda e virou opção no banco;
  • Róger Guedes foi colocado como um 9 algumas vezes, mas claramente não se sente bem. E já até deu declaração nesse sentido;
  • Renato Augusto é outro que está tentando colaborar, mas um jogador com sua inteligência, com tanta qualidade na armação das jogadas, não pode ficar tomando peitada de zagueiro brucutu em suas costas. Desperdício;
  • Mosquito já foi usado no início do Brasileirão, mas isso ficou no passado. Não parece ser mais opção;
  • Luan, que já atuou assim no Grêmio, não é enxergado dessa maneira;
  • Mantuan poderia ser utilizado, já que tem qualidade técnica. Mas vem de um período de inatividade e não está sendo aproveitado;
  • Felipe Augusto e Cauê são jovens e a comissão técnica não os enxerga como opção no momento;
  • Marquinhos, Gabriel Pereira e Adson são atacantes de lado. Opções descartadas desde sempre.

Pois bem. Esse é o cenário complicado da função de camisa 9 do Corinthians que, para Sylvinho, se faz necessário. E aí que está o problema. A equipe tem 31 gols em 29 jogos no Brasileirão, sendo apenas o nono melhor ataque do Brasileirão 2021.

É mesmo necessário essa referência no ataque? Não seria melhor tentar algum esquema sem um 9?

Veja mais em: Sylvinho e Campeonato Brasileiro .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

Confira mais novidades do Corinthians

90 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Freddy
    Freddy Rincon #3.712

    Isso nota o quão limitado é o Sylvinho. Hoje futebol é se reinventar, esse cara estudou fora pra ser teimoso e cabeçudo. Na realidade 2022 precisamos urgente de um Técnico com T.

  • Antonio
    Antonio Oliveira #5.653
    Ok Vessa, concordo com você, mas não podemos esquecer, que muitos, nas lives, inclusive eu e você (na sua live do meio dia) já pediu por isso, seja o Roger Guedes seja o Renato Augusto.
    Você que pede para que a comissão seja humilde e reconheça os erros dela, não é uma atitude legal, não informar isso no seu texto.
    Seja coerente como é competente.
  • Publicidade

  • Todos os comentários (120)

    antonio
    Antonio Feitoza #2.078

    Pedro esta insatisfeito no Flamengo, vamos diretoria se mexer.

  • Jack
    Jack Luiz #273

    Cara, o que falarei aqui não só sobre o artigo, mas sobre o que vi na TV hoje...

    Vessoni, você tem muita paciência para comentar de futebol e ouvir o que dizem certas pessoas nos programas onde você vai...tem um (Nárnia) que só sabe falar das dividas do clube, como se a gente fosse saber por ele que o clube tem uma divida grande...

    Vessoni, você tem estomâgo, paciência e muita, muita, resistência...parabéns!

  • Gustavo Monteiro
    Gustavo Monteiro

    É natural que um treinador em começo de carreira se abrace cegamente ao esquema que ele tem maior conhecimento e confiança. Sofremos recentemente quando o Tiago Nunes veio e queria adotar o mesmo esquema do Atlético Paranaense aqui, sem ter as peças necessárias.

    Um esquema de jogo imutável vai diminuir as chances de sucesso de um treinador, pois ele depende da sorte de encontrar todas as peças no elenco.

    Aquele que não tem esquema preferido tem mais chances de dar certo, pois adequa o seu elenco disponível ao que estilo de jogo que aumente as suas chances de sucesso. Mas isso requer mais rodagem.

    O nosso 3-5-2 que começava a jogar bem, mas foi cortado. Será que aquela formação não ia fazer o Corinthians de hoje voar?

    Não, vamos atrás de um 9, senão o meu esquema não funciona...

  • Wellington
    Wellington Timão

    A falta de um treinador faz um time com ótimos jogadores de nível de seleção, jogarem tão pessimamente que parece ainda o time que tinha Otero, Ramiro, J. Cafú e Everaldo.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop