Meu Timão

Entrar
Coluna do Tomás Rosolino
ver detalhes

6.8K 80

Ainda é uma joia

Zagueiro Léo Santos durante treino no CT Joaquim Grava

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Por que o Corinthians deve dar espaço para a volta de Léo Santos em 2021

Opinião de Tomás Rosolino

visualizações 6.8K comentários 147 1

O Corinthians tem um jovem jogador de capacidade técnica acima da média, moderno e que pode lhe render um bom dinheiro no futuro se bem aproveitado em 2021. Não me refiro a ninguém das categorias de base nem aos recém-promovidos ao profissional: o nome dessa peça é Léo Santos, zagueiro que se recuperou de vários problemas graves de lesão e treina com o restante do elenco profissional.

Eu sei, você ja conhece o Léo desde 2016, quando estreou no profissional, e pode ter na memória a péssima atuação na final da Copa do Brasil de 2018, influenciando negativamente nos dois gols do Cruzeiro. Apesar das primeiras memórias dele datarem de cinco anos atrás, porém, Léo tem muito futuro pela frente.

Ele acabou de passar por duas grandes cirurgias no joelho direito, a primeira para curar uma tendinite patelar e a outra para corrigir uma fratura no local. No meio deste ano, fez um procedimento menor para limpar o local e agora, depois de quase dois anos parado, treina normalmente com o elenco. Recuperado física e psicologicamente de baques tão duros, para mim, merece receber chances em 2021.

Dono de contrato por mais três anos com o Timão, ele acabou de completar 22 anos, tranquilamente com mais uma década e meia pela frente na profissão. Colocando em perspectiva, Léo é mais novo, por exemplo, que João Victor, zagueiro emprestado ao Atlético-GO, e apenas meses mais velho que Raul Gustavo e Bruno Méndez. Todos são vistos como nomes ainda no começo da carreira.

Além disso, o defensor corinthiano possui uma versatilidade que não se encontra em praticamente nenhuma outra peça do elenco - e rara no mundo. Só no Timão, ele já começou como titular nos dois lados da zaga, na lateral direita, na lateral esquerda e de primeiro volante, com três treinadores diferentes.

Ou seja, vários profissionais já enxergaram nele a capacidade de exercer cinco funções diferentes dentro de campo, um sonho para qualquer treinador. Uma peça que pode servir de opção em diversas situações e poupa um "empilhamento" de reforços para esses setores.

Titular da Seleção sub-20 com apenas 18 anos, em 2017, Léo precisa apenas mostrar que conseguiu retomar a sua forma física. Mesmo parado há dois anos, o site Transfermarkt coloca seu valor de transferência na casa dos 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22 mi).

No momento, é claro, as opções na zaga estão bem definidas e os outros setores vão se acertando. Ter Léo Santos como quarta possibilidade no miolo e um segundo/terceiro reserva nas laterais, porém, me parece um caminho bom para o sucesso - o bastante para, em uma temporada toda encavalada, ele atuar entre 20 e 30 vezes.

Veja mais em: Léo Santos , Base do Corinthians e Campeonato Brasileiro .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

Confira mais novidades do Corinthians

80 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Gabriel
    Gabriel Noztragamoz

    Já da pra dispensar o marllon.. Com gil, Bruno mendez, jemerson, Danilo avelar, leo Santos e joao victor.. Acho que e suficiente

  • Vinicius
    Vinicius Fonseca

    Corinthians está com uma abundância de zagueiro. Na minha opinião, deveria despachar o Avelar e o Marllon e dar espaço pra Jemerson, B. Mendez, Léo Santos e Raul Gustavo. O primeiro porque é um jogador pronto, de seleção brasileira, que ao lado do Gil vai montar uma das melhores defesas da América. O restante porque são promessas, com muita potência, que podem gerar dinheiro para o Corinthians no futuro. Avelar e Marllon não são tão bons tecnicamente e não podem render uma boa venda para o clube.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (147)

    Julio
    Julio Peres

    Leo Santos ficou marcado, infelizmente, pelas derrotas para o Cruzeiro em 2018, na final da Copa Brasil.

    Se tem 22 anos agora, na época deveria estar com 20 anos, portanto para um zagueiro, ainda muito jovem e sem experiência. Quase foi queimado totalmente, coisa loucas das torcidas fanáticas, para as quais um resultado define a vida de jogadores muito promissores.

    O Timão foi muito bem no assunto, dando nova chance de recuperação do jogador.

  • Douglas Miranda
    Douglas Miranda

    Eu discordo, muito tempo de clube e muito tempo parado por lesão.
    Já que ele é tudo isso que estão falando, põe pra jogar no Paulista, mais acho que a sequência de lesões vai atrapalhar.
    Será mais um Vilson no Corinthians, até pelas últimas 2 ou 3 temporadas atípica do clube, precisamos de peças no elenco na qual podemos contar que vai conseguir jogar um campeonato inteiro (com breves descansos sejam eles por cartões ou lesões leves).
    Não devemos nos empolgar com possíveis valores até ver o jogador em campo e em alto nível.
    Mais o Corinthians já gastou tanto com jogadores que não valiam a pena, que um a mais ou a menos vai ser questão de sorte.
    É nois e vai Curintia.

  • RAUL
    Raul Neto #14

    Vamos esperar para ver

  • Lucas
    Lucas Dominc #4.838

    Concordo plenamente esse teve muito azar mais joga muito tem muita qualidade que Deus abençoe nessa recuperação

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop