Meu Timão

Entrar
Coluna do Walter Falceta
ver detalhes

5.7K 58

Precisa desenhar?

Corinthians: meio da cancha desabitado

Registros do Footstats

Em números e imagens, as causas do mau rendimento do Corinthians

Opinião de Walter Falceta

visualizações 5.7K comentários 70 19

O técnico Sylvinho obviamente é ótima pessoa. Talvez a solução seja falar menos e observar mais. Ser menos coach e mais técnico de futebol.

Humildemente, oferecemos algumas dicas. Os números do Footstats mostram que, no Majestoso, o Corinthians conseguiu somente quatro desarmes, em 98 minutos.

Em 262 jogos do Brasileirão, foi a segunda pior marca no quesito, superada apenas pelo capenga Santos, que na partida contra o Palmeiras desarmou o adversário apenas três vezes.

No clássico desta segunda-feira, mesmo com menor posse de bola, o São Paulo efetuou cinco vezes mais desarmes: 20 no total.

Entre todos os times da Série A, o Corinthians é o time que mais "enrola". É aquele que precisa trocar mais passes antes de chutar a gol. Em média, 48 passes precedem uma finalização.

Não por acaso, o time de Sylvinho está entre os times que menos finalizam, em 18º lugar neste quesito. Aliás, é igualmente um dos que menos desarma: ocupa também a 18ª posição no ranking geral.

O heat map do jogo contra o São Paulo revela um time descompactado e espaçado, com um monumental rombo no meio, compelido a atuar nos flancos do gramado. Sem um volante marcador de ofício e atuando com meias sem fôlego para o box to box, o Corinthians de Sylvinho faz da faixa central um deserto criativo.

O mapa da participação de Cantillo o mostra visitando diversos setores do campo, como um profissional de prospecção sem um mapa que o direcione para o trabalho.

No caso de Gabriel Pereira, que mal apareceu, isolado na direita, percebemos que frequentemente serviu de auxiliar de lateral.

Adson, também sumido, permaneceu restrito, sem mobilidade, no outro canto do gramado. Pelo meio, na verticalidade veloz, o protagonismo foi dos donos da casa.

Descompactado, espaçado, sem musculatura na espinha central do campo, praticando um tiki-taka caranguejo, que anda de lado. Este é o Corinthians que o técnico Sylvinho precisa consertar.

Conseguirá? Você, querido leitor, tem a palavra!

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

Confira mais novidades do Corinthians

58 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Maria
    Maria Nascimento #20

    Contra imagens não há argumentos.

    #ForaSilvinho

  • Leandro
    Leandro Silva #43

    Não conseguirá. É assim desde a estreia. Passados 4 meses, os problemas são os mesmos: marcação frouxa com distanciamento social e sempre em bloco baixo; laterais presos; nenhuma criação pelo meio; pouquíssima movimentação; dependência exagerada de jogadas individuais e excesso de cruzamentos que não dão em nada. É isso que ele têm pra oferecer. São esses os "grandes conceitos" que ele aprendeu como auxiliar de treinadores de renome e durante seus tão comentados cursos da UEFA. Problemas que se repetem desde a passagem pelo Lyon. Não foi mandado embora com 11 jogos à toa.
    Pra consertar tudo isso, ele precisaria rever tudo em que acredita e não dá nenhum indício de que fará isso. As respostas atravessadas quando um pouco apertado pela imprensa, deixam clara a sua visão de futebol e como não considera a possibilidade de mudar.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (70)

    Carlos Belo
    Carlos Belo #3.609

    O time só cerca por isso não desarma, os outros times chegam fácil na nossa área. E não tem padrão no ataque, o meio campo não encosta nas pontas pra fazer alguma jogada.

  • Polo12
    Polo12 #5.629

    E os caras lá que são pagos para ver isso, não conseguem mudar

  • Matheus
    Matheus Santos #1.438

    Outros times fariam de tudo pra ter um Giuliano e um Renato Augusto no seu meio de campo, aqui são mal utilizados pelo " técnico " que prefere abdicar de criar jogadas pra ficar só na retranca e no chuveirinho. Ridículo esse esquema.

  • Danilo
    Danilo Berto #910

    Ele não vai fazer nada. Próximo jogo contra o Inter ele vai fazer a mesma coisa. Ele é assim. Um asno

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop