Meu Timão

Entrar

Pato tenta se equilibrar durante treino. Instável, já chegou a ser vaiado

Daniel Augusto/Ag. Corinthians

780

Timão busca equilíbrio para subir na tabela

visualizações 780 comentários 9 0

Equilíbrio é uma das palavras mais citadas por Tite desde a chegada dele ao Corinthians, em outubro de 2010. Até o começo do Brasileirão, os jogadores ouviram a orientação  com muita atenção, mas agora...

Enquanto a defesa levou apenas cinco gols e é a melhor da competição, o ataque é o pior e marcou só seis, ficando atrás de times como Náutico e Portuguesa. Assim, a equipe ocupa o 11 lugar no campeonato.

Mas isso não quer dizer que Cássio e Gil são os melhores jogadores do mundo e Emerson e Guerrero, os piores. A discussão vai além do individual. O time manteve a capacidade de defender em bloco, mas atacar em conjunto não está sendo feito com eficiência.

'Somos conhecidos como um time que defende e ataca em grupo. Os atacantes estão voltando bastante. Nós, de trás, temos de sair com mais qualidade para que o pessoal da frente não se desgaste tanto na criação das jogadas', analisou o zagueiro Paulo André.

De fato, o time está criando menos do que deveria. Jogar por uma bola pode ser perigoso, principalmente quando ela insiste em não entrar. No Brasileirão, o Timão tem apenas 32 finalizações que chegaram ao gol rival -; média de 3,5 por jogo. Superando só Portuguesa e Atlético-MG, com 31 cada.

'Em 2011 (ano do título Brasileiro), a maioria dos nossos jogos foi vencida por 1 a 0. Agora, não estamos conseguindo sair na frente nas partidas', acrescentou Paulo André.

Anfitrião bonzinho/ Um time desequilibrado gera campanhas desequilibradas. No caso do Timão, isso fica muito claro com os desempenhos dentro e fora de casa.

Como visitante, quando tem como obrigação maior defender, o Corinthians ganhou 41,6% dos pontos. Apenas Ponte Preta, Bahia, Flamengo, Inter e Cruzeiro foram melhores. Mas, no Pacaembu, quando tem de atacar, faturou 40% dos pontos, superando somente a Macaca e o São Paulo.

O QUE FAZER?
 
Melhorar a saída de bola da defesa
Os atacantes ajudam na marcação, mas os defensores estão errando muitos passes na saída de bola. Os lançamentos dificultam a criação das oportunidades de gol.

Tornar a equipe mais imprevisível
Arriscar um chute de longe, melhorar nas bolas paradas, alternar o pivô com jogadas pelos lados... Enfim, confundir o rival é fundamental. 

Adaptar-se melhor às retrancas rivais
A maioria dos times joga fechada no Pacaembu. Reclamar e bater nas mesmas teclas não adianta. O jeito é se adaptar e buscar meios de furar os bloqueios adversários.

Ter mais calma para decidir
Se o time joga por uma bola, é preciso que ela entre. Como não cria tanto, o Timão tem de ter um aproveitamento melhor dos chutes a gol.

Fonte: Diário de São Paulo

Confira mais novidades do Corinthians

9 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Dayana
    Dayana Martins

    Corinthians tem um time do caramba, o Tite só tem que colocar as pessoas certas no momento certo, que no caso não é o que ele tá fazendo, tá deixando gente que não era para ficar no banco ficando até o final do jogo e nos últimos minutos pensa que vai dar uma virada imensa, tá na hora de colocar alguns como titulares como disseram em um dos comentários de baixo... Mais ainda tem um tempo, Corinthians vai ir para frente... VAAI CORINTHIANS!

  • RICARDO
    Ricardo Sccp #1.805

    Pra começar tem que mudar o time, infelizmente vitórias e conquistas trazem acomodação, inclusive para o treinador. Esse time finaliza mal que uma desgraça, e quem tem que cobrar isso é o treinador. Renato Augusto que tem ótima saída de bola deveria jogar de segundo volante no lugar do Guilherme, que é bom jogador mas não tem chegada, e é disso que precisamos agora. O Sheik vai ficar mais 2 anos enganando a gente com esse futebol dele ou vai voltar a jogar bola? Pois se for ficar assim deveria tira-lo e colocar o Douglas pra enfiar bola para o Guerrero, pois centroavante que não recebe bola não faz gol, e se for pra não enfiar bola para o cara é melhor colocar o Pato que se movimenta muito mais. Enfim, opção nesse time não falta, time elenco pra mudar o time precisa o Tite parar de sentar nas conquistas e colocar esse time pra frente.

  • Publicidade

  • Galinho
    Galinho Paulista #44

    Equilíbrio? Nós temos é ir pra frente! Do jeito que o time só defende... Se equilibrar... Ele simplesmente para! VAI CORINTHIANS... VAI PRA FRENTE!

  • CAMPOSDIK
    Camposdik #8.105

    Esquema 8-2-1.
    8: Gil, Paulo André, Edenilson, Igor, Ralf, Romarinho e Sheik.
    2: Guilherme e Danilo
    1: Guerreiro
    Por isso a melhor defesa e o pior ataque!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop