Meu Timão

Entrar

Ídolo dentro e fora de campo, Sócrates marcou 172 gols em 298 partidas pelo Corinthians

Reprodução

1.5K 46

Eterno Doutor

Primeiro gol de Sócrates pelo Corinthians completa 37 anos

Por Meu Timão

visualizações 1.5K comentários 39 0

Não há como desvencilhar a história do Timão com Sócrates. Principal articulador da “Democracia Corinthiana”, o ex-meio-campista marcava seu primeiro gol com o manto alvinegro no dia 26 de agosto de 1978, sob os olhares de 45.733 torcedores presentes no estádio Paulo Machado de Carvalho.

Há 37 anos, Sócrates entrava em campo com a camisa corinthiana pela segunda vez em sua carreira. O oponente da vez era a Ferroviária de Araraquara-SP, em duelo válido pelo primeiro turno do Campeonato Paulista. Comandado pelo técnico José Teixeira, o Timão continha a seguinte escalação: Jairo; Luís Cláudio, Ademir, Zé Eduardo e Wladimir; Sócrates e Palhinha; Vaguinho, Romeu e Rui Rei.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Sócrates colocou seu nome de vez na história do time do Parque São Jorge ao anotar o primeiro tento do jogo. Já no fim da segunda etapa, o ponta direita Vaguinho tratou de selar o triunfo alvinegro dentro do Pacaembu. Ao todo, o eterno camisa 8 marcou 172 gols em 298 partidas vestindo o manto corinthiano.

Chamado de “Eterno Doutor”, Sócrates se tornou um dos principais ídolos do Timão. Após defender um maior engajamento dos atletas na política do clube, o então meio-campista se transferiu para a Fiorentina, da Itália, em 1984. Deixou o Corinthians após erguer o tricampeonato paulista (1979, 1982 e 1983). Ele faleceu em 04 de dezembro de 2011, no Hospital Albert Einstein, após uma infecção generalizada.

Confira mais novidades do Corinthians

39 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop