Meu Timão

Entrar

Tite reassumiu o Corinthians após um ano de estudos, fora de atividade

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

6.8K 55

Evolução

Levantamento mostra trajetória de ano sabático de Tite

Por Meu Timão

visualizações 6.8K comentários 46 0

Depois de vencer o Campeonato Brasileiro em 2011; a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012; e o Campeonato Paulista e a Recopa em 2013, Tite não teve seu contrato renovado e deixou o Corinthians. Em 2014, sem vínculo com nenhum outro clube, o treinador realizou um ano sabático, no qual pôde adquirir muitas experiências.

O jornalista Mauro Cezar Pereira, durante o programa Linha de Passe, da ESPN, afirmou que entrou em contato com Tite e, a partir das informações recebidas, fez um levantamento que mostra a trajetória do técnico no último ano, quando passou por clubes como Real Madrid, Arsenal e Boca Juniors.

Na Espanha, passou 7 dias, nos quais assistiu quatro treinamentos e três jogos do Real Madrid. Nesse tempo, conheceu a estrutura e a logística do clube espanhol, além das categorias de base e profissional.

Já na Inglaterra, Tite teve menos tempo e, por isso, passou somente dois dias no Arsenal, podendo assistir uma partida da equipe contra o Bayern de Munique.

Por último, de volta à América, na Argentina o técnico do Timão passou um dia com Carlos Bianchi, então treinador do Boca Juniors. Na visita curta, acompanhou um treinamento e um jogo do campeonato argentino.

Ao final desse ano sabático, Tite carregou as seguintes lições: compactação defensiva e ofensiva, triangulações e troca de passes, marcação por setor e verticalidade, além de entender melhor como os times chegam à frente, característica que tinha dificuldades em desenvolver até sua última passagem pelo Corinthians.

Em seu retorno ao Parque São Jorge na atual temporada, a evolução após o grande aprendizado é percebida facilmente nas partidas do Corinthians. As informações colhidas foram implementadas no elenco alvinegro, que está prestes a colher os frutos das mudanças, com a proximidade da conquista do hexacampeonato brasileiro.

Confira mais novidades do Corinthians

46 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Lucas
    Lucas Pontes

    Sou fã desse cara, ídolo indiscutível merece um mosaico da fiel!

  • Rog�rio
    Rogério Varadi #77

    Tite está eternizado na história do Corinthians, ganhou tudo o que podia e ainda tem vontade de ganhar mais!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (46)

    Charles
    Charles Roberto

    Ao final desse ano sabático, Tite carregou as seguintes lições: compactação defensiva e ofensiva, triangulações e troca de passes, marcação por setor".
    B-E-S-T-E-I-R-A
    O time de 2012 tinha todas essas características. Tite não precisou da Europa pra aprender essas coisas. Acho que há uma supervalorização dessa ideia de "Estagio na Europa".
    Mas é claro que isso é positivo, mostra que você não está acomodado e está buscando evolução profissional. Achei muito boa a decisão do Tite de fazer esse Ano Sabático. Depois de ser campeão do mundo, não se achou o sabe-tudo, foi humilde e foi em busca de conhecimento.
    o que critico é que esse jornalista focou muito nesses 10 dias de visitas a clubes, como se o ano sabático se resumisse só a isso. É claro que nesse 1 ano Tite fez muito mais que isso. Até o simples fato de "arejar" a cabeça já é uma vantagem. O principal foi "olhar de fora" o futebol, sem estar imerso no dia-a-dia de trabalho de técnico. Assim, ele pôde observar e refletir futebol.

  • Cleidson
    Cleidson Sousa #19

    Tite mostrou mais uma vez, no campo, toda a sua qualidade

  • Cleidson
    Cleidson Sousa #19

    "além de entender melhor como os times chegam à frente, característica que tinha dificuldades em desenvolver até sua última passagem pelo Corinthians." PERFEITO!

  • Alexandre
    Alexandre Gomez #278

    Grande Tite.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop