Meu Timão

Entrar

Cristóvão é primeiro técnico negro do Corinthians em 24 anos

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

7.9K 101

Racismo

Cristóvão Borges revela ter sido alvo de discriminação racial em outros clubes onde foi treinador

Por Meu Timão

visualizações 7.9K comentários 82 0

O técnico Cristóvão Borges fez um desabafo na noite dessa segunda-feira, durante entrevista ao canal de televisão paga Fox Sports. Único treinador negro na Série A do Campeonato Brasileiro ao lado do gremista Roger Machado, ele admitiu já ter sido alvo de racismo em clubes como Vasco e Flamengo, onde foi treinador nos últimos anos.

"Tem preconceito contra negro. O que eu vivi até agora é que dá pra perceber: fazendo uma comparação, em determinados momentos o que existe em relação à tolerância... Ela é menor em alguns momentos. Por exemplo, em um momento de crise, de crítica, (as críticas) são diferentes", argumentou.

"Senti isso no Vasco. Não é a torcida do Vasco. São alguns. Você percebe na maneira de eles se dirigirem, algo acima do normal, a agressividade é maior. O banco de reservas do Vasco era atrás da social. E no Flamengo tive dificuldade não com torcida, mas com um colunista, tanto é que os colegas de imprensa até ficavam surpresos, porque era uma coisa muito constante e diferente do que já aconteceu com outros. Então acho que tem sim um pouco de preconceito", lembrou o atual treinador do Corinthians.

No mês passado, em meio à contratação de Cristóvão como substituto de Tite no Corinthians, o Meu Timão publicou uma reportagem mostrando que o novo treinador era o primeiro negro a assumir o comando técnico do clube do Parque São Jorge em 24 anos .

"Infelizmente, mesmo sendo o clube da democracia, o Corinthians ainda não conseguiu refletir isso na participação de negros. A questão de um técnico negro, assim como dirigente ou presidente, é o empoderamento. Isso é um exemplo que as crianças vão ver e vão saber que na realidade nada impede de elas chegarem aos lugares mais altos que elas sonham", disse, na época, Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

"Treinador negro é raridade", sintetizou Cristóvão Borges.

Confira mais novidades do Corinthians

82 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop