Meu Timão

Entrar

Campeonato Brasileiro poderá ter até cinco vagas para a Libertadores neste ano

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

5.7K 64

Já em 2017

CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e Sul-Americana e Brasileirão deve ter G5

Por Meu Timão

visualizações 5.7K comentários 43 0

Conforme a mudança promovida no calendário da Libertadores pela Conmebol na última semana , a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estuda alterações também na programação de competições nacionais. A partir do novo regulamento, a participação de clubes brasileiros na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana podem ser alteradas, além de também possivelmente abrir uma quinta vaga para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro deste ano.

Questionado a respeito da especulação, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, negou qualquer acerto antecipado e garantiu as chances de uma nova vaga pelo torneio de pontos corridos. “É muito importante ressaltar que não há possibilidade de convite. A vaga virá da principal competição do país. Se houver vaga para o Brasil, naturalmente essa vaga viria do Campeonato Brasileiro. E seria para a fase prévia, sim”, disse em entrevista ao globoesporte.com.

Mediante ao anúncio da entidade responsável pela organização do futebol na América do Sul, a Libertadores será disputada entre fevereiro e novembro, além de ter um aumento de 27 para 42 semanas em seu período de jogos. Em meio à mudança no calendário, a Copa Sul-Americana também sofre alteração e, diferente do que vem sendo realizado na atual temporada, não terá datas semelhantes à Copa do Brasil, permitindo a disputa dos torneios de forma simultânea.

“A Copa do Brasil passa, independente do que ocorre na Libertadores, por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores”, acrescentou.

Com a alteração, a CBF terá que readequar o calendário de competições divulgado em julho, encaixando e equilibrando a quantidade de partidas de acordo com as exigências da Conmebol. Segundo Manoel Flores, a tendência é que a Copa do Brasil seja antecipada e disputada em um período menor, sem afetar as datas dos torneios estaduais.

“A busca é para manter equilíbrio do calendário que soltamos em julho. Queremos mexer o menos possível nas premissas básicas que tivemos no Comitê de Reformas. Os dois períodos de eliminatórias que conquistamos, vamos buscar manter. A estrutura central vai se manter. A gente vai encurtar o período da Copa do Brasil. O sucesso dela se passa pelo formato dela. Esse problema da Sul-Americana, com relação à escolha por qual torneio disputar, será superado”, finalizou.

Com a vaga na Libertadores como principal meta para o ano que vem, o Timão segue em busca da presença na competição continental a partir de dois caminhos. No Campeonato Brasileiro a expectativa existe, porém não é tão forte – a equipe ocupa o sétimo lugar e vem apresentando oscilação de resultados nos últimos jogos. Já na Copa do Brasil, o elenco de Fábio Carille se aproximou de uma vaga na semifinal, depois de vencer o Cruzeiro por 2 a 1 nesta quarta-feira e assegurar a vantagem para o segundo jogo.

Confira mais novidades do Corinthians

43 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentário mais curtido

    Valdir
    Valdir Martins #126

    Se o Corinthians ganhar sábado da pra sonhar

  • Publicidade

  • Todos os comentários (43)

    Ricardo
    Ricardo Crispim

    Todos estão falando de Libertadores e seria ótimo si fôssemos mais com a mudança a gente vai direto pa copa sulamericana sem ter que perder Copa do Brasil inqual o Flamengo esse ano perdeu pó fortaleza e isso é ótimo casso não consegui a vaga na Libertadores temos a sulamericana com bons times e um torneio que nunca ganhamos e techinacamente e mais fraco que a Libertadores então ficarmos de fora da Libertadores seria ruim mais não uma tragédia

  • Rog�rio
    Rogério Varadi #77

    Bom, como agora vai abrir G5 quem sabe o time não se anima e já no Sábado venca o Botafogo e sonhe com essa vaga.

  • Lucas
    Lucas Grizinsky #265

    Essas mudanças não parecem tão benéficas assim!

  • Athus
    Athus Henry #1.331

    Só quero ver as reclamações... Na minha opinião deveriam tirar os times que estiverem jogando divisões do Nacional (A, B e C) dos estaduais e usar esses como uma divisão para subir para a Série D. EX: O estadual classifica para o regional; regional para o nacional, série D. Isso aumentaria mais a pré temporada dos times e aliviária a quantidade de jogos. Evitando cansaço de elenco e lesões. Brasileiro começando no meio ou fim de FEVEREIRO ou meados de Março com primeiro turno acabando no meio de Junho... Pausa da metade de junho e o mês de Julho. Voltando em Agosto e acabando no fim de Novembro ou primeiro domingo de dezembro, sendo jogos apenas finais de semana. A pré temporada seria de Janeiro a metade de Fevereiro. E os times teriam o meio do ano para jogos e torneios amistosos fora do país ou em seus estádios. Acabaria com todos os conflitos atuais do calendário e teria um campeonato estadual e regional mais longo para que os times "pequenos" atuarem mais de 3 meses!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop