Meu Timão

Entrar

Diretor da base prevê promoções de garotos ao profissional em breve

Agência Corinthians

1.9K 29

Integração

Proximidade com o profissional é a chave da base do Corinthians, garante diretor

Por Meu Timão

visualizações 1.9K comentários 28 0

Valorização dos jogadores revelados nas categorias de base e utilização devida dos mesmos no profissional. Essa passou a ser uma das principais metas do Corinthians para a temporada de 2017 em virtude da atual situação financeira do clube e necessidade de melhorias na equipe, que sequer conquistou uma vaga à Libertadores neste ano.

Entretanto, para que as metas se concretizem e, ao mesmo tempo, tenham andamento na categoria profissional, é preciso uma série de fatores. Diretor de futebol da base do Corinthians, Fausto Bittar Filho falou a respeito do processo e pontuou condutas no clube no último semestre que evidenciam o plano em ação.

"Em dois meses já subiram cinco atletas ao profissional: Léo Jabá, Carlinhos, Rodrigo, Warian e Mantuan. Sobre aproveitamento não é uma questão que não diz respeito à base, e sim ao profissional. É uma indicação que o trabalho na base foi bem feito. Se ele vai jogar ou não é problema do técnico do profissional, porque há outros atletas lá. Agora é outra etapa da carreira deles. Talvez seja difícil para um menino de 18 anos jogar entre os mais cascudos, mas o problema é deles. Hoje há 13 jogadores oriundos da base no time de cima", comentou o diretor, ao Lance!.

Consciente da dimensão do Corinthians e da enorme fama em revelar atletas, Fausto prioriza a 'lapidação' de cada jovem em detalhes. Na visão do diretor, não basta ter quantidade, mas sim qualidade para que o garoto faça a diferença no futuro.

"Acho importante, e vamos fazer [reduzir], é trabalhar com um número ideal de jogadores. E quem vai me dizer esse número são os treinadores. Não adianta ter um monte de jogadores e não trabalhar da forma correta. Queremos que eles tenham acompanhamento, o atleta não pode ser um número. Tem que ter nome", complementou.

A tão almejada aproximação dos jovens das categorias de base com a equipe profissional, é vista de maneira essencial. Ou seja, com tal conduta, a facilidade em seguir com linhas de trabalhos semelhantes ajudam no processo de evolução dos jovens e os deixam preparados até a promoção à equipe principal.

"Vamos fazer uma coordenação de preparação física, fisiologia, técnicos, nutricionistas, tudo encabeçado pelo pessoal do profissional. Os profissionais da base passarão uma semana lá com o pessoal do time de cima. Assim será com os jogadores também, cada vez mais. Essa é a proximidade efetiva. O Loss já passou um mês acompanhando treinos do Oswaldo no Brasileirão, por exemplo. São essas coisas. Na base esse processo de transição será coordenado pelo Rodrigo Leitão", concluiu o diretor.

Detentor de nove conquistas na Copa São Paulo de Futebol Júnior - o maior torneio de base do país -, o Corinthians surge como um dos favoritos ao título em 2017 . Ao lado de Taubaté, Pinheiro (MA) e Operário (MS), o Timãozinho é membro do Grupo 17, com sede na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. O Corinthians estreia no dia 4, diante do Pinheiro (MA), às 18h45, no estádio Joaquim de Morais Filho.

Confira os jogos do Corinthians na primeira fase

4 de janeiro - Corinthians x Pinheiro (MA) - 18h45
6 de janeiro - Corinthians x Operário (MS) - 21h
8 de janeiro - Corinthians x Taubaté - 17h

Veja mais em: Base do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop