Proximidade com o profissional é a chave da base do Corinthians, garante diretor

1.9 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Diretor da base prevê promoções de garotos ao profissional em breve

Diretor da base prevê promoções de garotos ao profissional em breve

Agência Corinthians

Valorização dos jogadores revelados nas categorias de base e utilização devida dos mesmos no profissional. Essa passou a ser uma das principais metas do Corinthians para a temporada de 2017 em virtude da atual situação financeira do clube e necessidade de melhorias na equipe, que sequer conquistou uma vaga à Libertadores neste ano.

Entretanto, para que as metas se concretizem e, ao mesmo tempo, tenham andamento na categoria profissional, é preciso uma série de fatores. Diretor de futebol da base do Corinthians, Fausto Bittar Filho falou a respeito do processo e pontuou condutas no clube no último semestre que evidenciam o plano em ação.

"Em dois meses já subiram cinco atletas ao profissional: Léo Jabá, Carlinhos, Rodrigo, Warian e Mantuan. Sobre aproveitamento não é uma questão que não diz respeito à base, e sim ao profissional. É uma indicação que o trabalho na base foi bem feito. Se ele vai jogar ou não é problema do técnico do profissional, porque há outros atletas lá. Agora é outra etapa da carreira deles. Talvez seja difícil para um menino de 18 anos jogar entre os mais cascudos, mas o problema é deles. Hoje há 13 jogadores oriundos da base no time de cima", comentou o diretor, ao Lance!.

Consciente da dimensão do Corinthians e da enorme fama em revelar atletas, Fausto prioriza a 'lapidação' de cada jovem em detalhes. Na visão do diretor, não basta ter quantidade, mas sim qualidade para que o garoto faça a diferença no futuro.

"Acho importante, e vamos fazer [reduzir], é trabalhar com um número ideal de jogadores. E quem vai me dizer esse número são os treinadores. Não adianta ter um monte de jogadores e não trabalhar da forma correta. Queremos que eles tenham acompanhamento, o atleta não pode ser um número. Tem que ter nome", complementou.

A tão almejada aproximação dos jovens das categorias de base com a equipe profissional, é vista de maneira essencial. Ou seja, com tal conduta, a facilidade em seguir com linhas de trabalhos semelhantes ajudam no processo de evolução dos jovens e os deixam preparados até a promoção à equipe principal.

"Vamos fazer uma coordenação de preparação física, fisiologia, técnicos, nutricionistas, tudo encabeçado pelo pessoal do profissional. Os profissionais da base passarão uma semana lá com o pessoal do time de cima. Assim será com os jogadores também, cada vez mais. Essa é a proximidade efetiva. O Loss já passou um mês acompanhando treinos do Oswaldo no Brasileirão, por exemplo. São essas coisas. Na base esse processo de transição será coordenado pelo Rodrigo Leitão", concluiu o diretor.

Detentor de nove conquistas na Copa São Paulo de Futebol Júnior - o maior torneio de base do país -, o Corinthians surge como um dos favoritos ao título em 2017. Ao lado de Taubaté, Pinheiro (MA) e Operário (MS), o Timãozinho é membro do Grupo 17, com sede na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. O Corinthians estreia no dia 4, diante do Pinheiro (MA), às 18h45, no estádio Joaquim de Morais Filho.

Confira os jogos do Corinthians na primeira fase

4 de janeiro - Corinthians x Pinheiro (MA) - 18h45
6 de janeiro - Corinthians x Operário (MS) - 21h
8 de janeiro - Corinthians x Taubaté - 17h

Veja mais em: Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians se manteve entre os cinco primeiros do Brasileiro

    Corinthians conta com virada nos acréscimos e fica entre os cinco melhores no BR-19; veja tabela

    ver detalhes
  • Levantamento de bandeirões no Setor Norte foi um dos motivos da multa pesada por parte da Conmebol

    Corinthians recebe multa pesada da Conmebol por três motivos diferentes; entenda

    ver detalhes
  • Neto comentou sobre faltas de Sornoza, erro de Marllon, fase de Urso e muito mais

    Neto critica Marllon, ironiza Sornoza batedor de falta e cobra até 'pata de Urso' na TV

    ver detalhes
  • Duelos contra o Santos mostram queda da confiança da torcida em Carille

    Linha do tempo: clássicos contra o Santos evidenciam queda do Corinthians de Carille na temporada

    ver detalhes
  • Corinthians vive momento ruim, mas segue com boas chances de ir ao principal torneio do continente

    Mesmo em mau momento, Corinthians segue com boas chances de ir para a Libertadores

    ver detalhes
  • O Corinthians precisa voltar a ser um time respeitado dentro de campo

    [Mayara Munhoz] O Corinthians precisa voltar a ser um time respeitado dentro de campo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: