Venha fazer parte da KTO
x

Proximidade com o profissional é a chave da base do Corinthians, garante diretor

1.9 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Diretor da base prevê promoções de garotos ao profissional em breve

Diretor da base prevê promoções de garotos ao profissional em breve

Agência Corinthians

Valorização dos jogadores revelados nas categorias de base e utilização devida dos mesmos no profissional. Essa passou a ser uma das principais metas do Corinthians para a temporada de 2017 em virtude da atual situação financeira do clube e necessidade de melhorias na equipe, que sequer conquistou uma vaga à Libertadores neste ano.

Entretanto, para que as metas se concretizem e, ao mesmo tempo, tenham andamento na categoria profissional, é preciso uma série de fatores. Diretor de futebol da base do Corinthians, Fausto Bittar Filho falou a respeito do processo e pontuou condutas no clube no último semestre que evidenciam o plano em ação.

"Em dois meses já subiram cinco atletas ao profissional: Léo Jabá, Carlinhos, Rodrigo, Warian e Mantuan. Sobre aproveitamento não é uma questão que não diz respeito à base, e sim ao profissional. É uma indicação que o trabalho na base foi bem feito. Se ele vai jogar ou não é problema do técnico do profissional, porque há outros atletas lá. Agora é outra etapa da carreira deles. Talvez seja difícil para um menino de 18 anos jogar entre os mais cascudos, mas o problema é deles. Hoje há 13 jogadores oriundos da base no time de cima", comentou o diretor, ao Lance!.

Consciente da dimensão do Corinthians e da enorme fama em revelar atletas, Fausto prioriza a 'lapidação' de cada jovem em detalhes. Na visão do diretor, não basta ter quantidade, mas sim qualidade para que o garoto faça a diferença no futuro.

"Acho importante, e vamos fazer [reduzir], é trabalhar com um número ideal de jogadores. E quem vai me dizer esse número são os treinadores. Não adianta ter um monte de jogadores e não trabalhar da forma correta. Queremos que eles tenham acompanhamento, o atleta não pode ser um número. Tem que ter nome", complementou.

A tão almejada aproximação dos jovens das categorias de base com a equipe profissional, é vista de maneira essencial. Ou seja, com tal conduta, a facilidade em seguir com linhas de trabalhos semelhantes ajudam no processo de evolução dos jovens e os deixam preparados até a promoção à equipe principal.

"Vamos fazer uma coordenação de preparação física, fisiologia, técnicos, nutricionistas, tudo encabeçado pelo pessoal do profissional. Os profissionais da base passarão uma semana lá com o pessoal do time de cima. Assim será com os jogadores também, cada vez mais. Essa é a proximidade efetiva. O Loss já passou um mês acompanhando treinos do Oswaldo no Brasileirão, por exemplo. São essas coisas. Na base esse processo de transição será coordenado pelo Rodrigo Leitão", concluiu o diretor.

Detentor de nove conquistas na Copa São Paulo de Futebol Júnior - o maior torneio de base do país -, o Corinthians surge como um dos favoritos ao título em 2017. Ao lado de Taubaté, Pinheiro (MA) e Operário (MS), o Timãozinho é membro do Grupo 17, com sede na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. O Corinthians estreia no dia 4, diante do Pinheiro (MA), às 18h45, no estádio Joaquim de Morais Filho.

Confira os jogos do Corinthians na primeira fase

4 de janeiro - Corinthians x Pinheiro (MA) - 18h45
6 de janeiro - Corinthians x Operário (MS) - 21h
8 de janeiro - Corinthians x Taubaté - 17h

Veja mais em: Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: