Meu Timão

Entrar

Jogadoras ficam muito tempo sem competições para disputar

Evelson de Freitas / AllSports

920 13

Ao contrário do masculino...

Mesmo em três competições, Corinthians cobra mais jogos no calendário do futebol feminino

Por Meu Timão

visualizações 920 comentários 13 0

Prontas para enfrentar o Santos nesta quinta-feira, às 18h, pela final do Campeonato Brasileiro , as jogadoras do Corinthians-Audax enfrentam problema contrário ao que se vê acontecendo com os colegas do masculino. Enquanto clubes e jogadores reclamam constantemente do calendário inchado, as mulheres querem mais datas para preencher a curta temporada - dura em média quatro meses.

Finalista do Brasileirão e já classificada para a próxima fase do Campeonato Paulista, o Timão ainda tem a Libertadores da América para participar - competição acontece entre novembro e dezembro, no Paraguai. Mesmo com os três torneios, o time deve ficar aproximadamente seis meses do ano sem entrar em campo.

Leia também: Movimento de torcedoras do Corinthians anuncia ônibus gratuito para final do Brasileiro Feminino

O período sem compromissos cresceu ainda mais nesta temporada. Até 2016, a Confederação Brasileira de Futebol organizava, como no masculino, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil - conquistada pelo Corinthians-Audax, inclusive. Os dois torneios aconteciam em semestre distintos, mas ocupavam, em média, seis meses do ano. A partir de 2017, no entanto, a CBF extinguiu a Copa do Brasil e aumentou a duração do Brasileirão para quatro meses.

"A CBF deveria fazer um outro campeonato para o calendário não ficar ocioso. Com apenas quatro meses de competição, muitas atletas ficarão desempregadas e muitas destas jogadoras sustentam suas famílias", afirmou Cristiane Gambare, diretora de futebol do Corinthians, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Apesar da estrutura que o Corinthians tem em parceria com o Audax, um calendário com poucos jogos dificulta a vida das atletas. Além dos salários, o ritmo de jogo se perde e os patrocínios diminuem o interesse nas equipes.

Para diminuir um pouco o problema, a CBF estuda promover um torneio amistoso na reta final do segundo semestre. Com a participação dos seis melhores times do Brasileirão e dos dois finalistas da A2, a competição viria como um respiro para times que já não disputam mais nada em 2017. A informação é da Folha de S.Paulo.

Veja mais em: Futebol feminino.

Confira mais novidades do Corinthians

13 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop