Meu Timão

Entrar

Titular em último duelo na Vila, Lucca já não faz parte do elenco corinthiano

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

2.6K 30

É outro time

De Gustagol a Jô: O que mudou no Corinthians desde o último clássico disputado na Vila Belmiro

visualizações 2.6K comentários 29 0

Como o próprio Fábio Carille costuma frisar, a sequência de títulos importantes conquistadas pelo Corinthians nos últimos anos está muito ligada a continuidade. Elencos e treinadores foram mantidos por anos e os frutos foram colhidos por isso. Apesar da sequência de costume, quando há uma temporada abaixo da expectativa, como em 2016, as mudanças são inevitáveis.

Com um time bem definido no decorrer da temporada, o Timão se prepara para enfrentar o Santos, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro. O clube alvinegro não visita o estádio há um ano e chega bem diferente de como estava em seu último desembarque no litoral paulista - Corinthians e Santos se enfrentaram pela última vez na Vila no dia 11 de setembro de 2016.

As alterações começam pelo treinador. Fábio Carille é o comandante da vez para o duelo, enquanto no último compromisso era Cristóvão Borges que estava a beira do gramado. Com técnicos diferentes, é normal que as escalações sejam bem distintas. Dito e feito. Em setembro do ano passado, o Timão entrou em campo com Cássio; Fagner, Vilson, Balbuena, Uendel; Camacho, Giovanni Augusto, Rodriguinho, Lucca, Marlone e Gustavo. Do banco ainda vieram Marquinhos Gabriel, Willians e Romero. De todos os utilizados, cinco já deixaram o clube - Uendel, Lucca, Marlone, Gustavo e Willians.

Leia também:
Clayson afirma que dificuldade em clássico não pode interferir no estilo de jogo do Corinthians
Bastos abre o jogo sobre reserva e revela desejo de se tornar treinador
Fundo da Arena Corinthians fecha trimestre com prejuízo; proposta de banco 'aliviaria' o caixa

Assim como nesta temporada, em 2016 o clássico tinha caráter direto de disputa. Enquanto agora as equipes lutam pela primeira colocação, na oportunidade ocupavam quinto e quarto lugar na tabela. Apesar de ter saído na frente no placar com gol de Marlone, hoje no Atlético Mineiro, o Corinthians sofreu a virada e saiu de campo derrotado por 2 a 1.

Marlone marcou para o Timão na oportunidade; meia deixou o clube no começo de 2017

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Um dos principais símbolos da mudança é o ataque alvinegro. Se apostava suas fichas no jovem Gustavo um ano atrás, hoje o Timão conta com o experiente Jô, artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Além de saídas e chegadas, alguns nomes dentro do elenco mudaram de patamar e ganharam ou perderam em importância e prestígio. É o caso de Giovanni Augusto e Romero. Enquanto o meia, escalado como segundo homem de meio de campo, estava com moral, o paraguaio amargava o banco de reservas. Hoje os papéis se inverteram e o camisa 17 voltou para o fim da fila enquanto vê Ángel como titular absoluto. Outro exemplo é Vilson, titular no último encontro na Vila e agora última opção - muito pelo tempo que ficou lesionado.

Em momento melhor que o de 2016, o Timão chega para o confronto na esperança de equilibrar ainda mais o retrospecto na Vila Belmiro. Foram 126 duelos até aqui, com 46 vitórias, 29 empates e 51 derrotas do Corinthians - os dados são do Almanaque do Timão.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Jô e Fábio Carille.

Confira mais novidades do Corinthians

29 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop