Meu Timão

Entrar

Parque São Jorge tem sido a casa da equipe feminina do Timão

Danilo Augusto/Meu Timão

1.3K 15

É pra ficar...

Em casa! Como o Parque São Jorge se tornou um reduto do Corinthians

visualizações 1.3K comentários 15 0

Localizado no Parque São Jorge, o Estádio Alfredo Schürig, conhecido como Fazendinha, é o quarto estádio da série #FicaEmCasa, do Meu Timão. Adquirido em 1926, o Parque São Jorge se tornou uma das casas do Corinthians. Ao todo, foram 469 partidas oficiais, com 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. O Timão marcou 1.321 gols e sofreu 480 no estádio.

A primeira vez que o Corinthians entrou em campo no Parque São Jorge foi em 25 de janeiro de 1923, há 97 anos. Pelo segundo turno do Campeonato Paulista de 1922, o time alvinegro enfrentou o Sírio e saiu com a vitória pelo placar de 1 a 0. De cabeça, o centroavante Gambarotta foi o responsável por assinalar o único gol da partida.

A Fazendinha foi palco de quatro títulos paulistas do Timão. O primeiro foi em 1928, quando o Corinthians conquistou o sexto título do Estadual. Os outros fizeram parte do tricampeonato da equipe em 1937, 1938 e 1939.

Leia também:
Em casa! Como o Corinthians fez o Allianz Parque em pouco tempo se tornar um 'lar doce lar'
Em casa! Como o Corinthians transformou o Morumbi em seu salão de festas histórico
Em casa! As marcas impressionantes da Arena Corinthians em seus primeiros anos de história

A maior goleada registrada na história da Fazendinha foi no dia 12 de outubro de 1929. Em amistoso contra o Atlético-MG, o Timão venceu os visitantes pelo placar de 11 a 2. Comandados por Virgílio Montarini, Filó (3x), Gambinha (4x), Neco, Rato (2x) e De Maria foram os responsáveis pela goleada corinthiana.

A última partida oficial, disputada no Parque São Jorge, foi em 3 de agosto de 2002. O Corinthians enfrentou o Brasiliense, em um amistoso interestadual, e venceu por 1 a 0. Na ocasião, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira, entrou em campo com Rubinho, Rogério, Scheidt, Fábio Luciano, Kléber, Fabrício, Vampeta, Renato, Luciano Ratinho, Gil e Gilmar.

Conforme a popularidade da equipe alvinegra crescia, os principais jogos passaram a ser disputados no Pacaembu e Morumbi, fazendo com que a Fazendinha recebesse duelos com menor interesse do público.

Atualmente, a Fazendinha tem sido palco de jogos da categoria de base, do futebol americano e, principalmente, do futebol feminino do clube. No estádio, as mulheres do Timão, inclusive, disputaram 33 partidas. Com 28 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, a equipe feminina soma incríveis 88.89% de aproveitamento.

Vale ressaltar que a Fazendinha fez parte da campanha que levou a equipe a conquistar o Campeonato Brasileiro 2018 e o Campeonato Paulista 2019. O time, comandado por Arthur Elias, também atingiu o recorde de 48 partidas sem derrotas neste período.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians e Parque São Jorge.

Confira mais novidades do Corinthians

15 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop