Meu Timão

Entrar

Quase vexame do Corinthians foi destaque na Folha de S. Paulo

Reprodução

1.9K 15

Ufa!

Corinthians foi 'salvo' pela Portuguesa de eliminação precoce e vexame em 90; relembre

visualizações 1.9K comentários 15 2

O Corinthians foi campeão brasileiro em 1990, conquista celebrada neste domingo com o lançamento da camisa em homenagem aos 30 anos do título e revivida na TV Bandeirantes, a partir das 16h (de Brasília). Pouco menos de um mês antes daquele 16 de dezembro, porém, o clube ficou muito próximo de um vexame histórico.

Depois de um bom primeiro turno, o Timão capengava na segunda metade do torneio, mas estava praticamente garantido no mata-mata pelo regulamento do torneio. A equipe receberia na última rodada o Internacional, já eliminado e brigando contra o rebaixamento, no estádio do Pacaembu, e só uma catástrofe a tiraria do mata-mata.

Para entender: o regulamento do Brasileiro previa dois grupos e dois turnos. No primeiro, o grupo jogava entre si. No segundo, jogava contra as equipes da outra chave. Os campeões de cada grupo em cada turno asseguravam as primeiras quatro vagas para o mata-mata. As outras quatro estavam reservadas para as quatro melhores campanhas no geral, afora dos campeões dos grupos.

Segundo colocado no Grupo A do primeiro turno, o Timão praticamente administrou seus pontos na segunda metade e chegou à rodada decisiva com 98% de chance de classificação, segundo a Folha de S. Paulo. No dia do jogo, aliás, mais se falava em a equipe golear o Internacional para ter vantagem no mata-mata do que em se classificar para a fase seguinte.

Para que o clube do Parque São Jorge não se classificasse era necessário uma grande combinação de resultados, envolvendo jogos de São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Bragantino e Goiás. Pois bem, quase todos prejudicaram o Corinthians, inclusive o dele próprio, menos o duelo entre os goianos e a Portuguesa.

Enquanto os corinthianos levavam 3 a 0 do time gaúcho em pleno Pacaembu, o Goiás precisava de apenas um empate no Canindé para assegurar sua vaga no mata-mata. A Portuguesa, porém, marcou com Vagner Mancini e Ézio, fazendo um 2 a 0 essencial para a classificação dos alvinegros.

Com o resultado, o Timão teve a quarta e última vaga no índice técnico para o mata-mata. Um empate faria os esmeraldinos ultrapassarem os alvinegros no saldo de gols, grande "calcanhar de Aquiles" da equipe de Nelsinho Baptista. E o ano de 1990 pouco simpático seria à história corinthiana.

Relembre momentos da derrota do Corinthians que quase impediu o título de 90

Veja mais em: Títulos do Corinthians, História do Corinthians e Jogos Históricos.

Confira mais novidades do Corinthians

15 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop