Venha fazer parte da KTO
x

Título brasileiro de 90 foi 'novo 77' no Corinthians e eternizou de Neto a Matheus

6.9 mil visualizações 45 comentários Reportar erro

Corinthians superou o rival São Paulo na decisão do Campeonato Brasileiro

Corinthians superou o rival São Paulo na decisão do Campeonato Brasileiro

Divulgação/Corinthians

O corinthiano começa a reviver neste domingo o título do Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro da sua história. Mesmo dia do lançamento do novo uniforme em homenagem à conquista, e da exibição da partida contra o São Paulo na íntegra, na TV Bandeirantes, às 16h (de Brasília), a data precede a festa pelos 30 anos do troféu que eternizou figuras no clube.

Talvez não tão celebrado quanto, aquele Brasileiro pode tranquilamente ser tratado como uma nova edição do título paulista de 1977, até hoje visto como o mais importante da história do clube do Parque São Jorge. Foi a consagração nacional que nem Rivellino nem Sócrates haviam sido capazes de alcançar.

Os jornais da época trataram assim o título celebrado após o 1 a 0 frente ao rival, à época recheado com três titulares do tetracampeonato mundial da Seleção, em 1994 (Cafu, Leonardo e Raí), além de Telê Santana no banco de reservas. "O sonho de 80 anos, enfim, foi realizado", escreveu a Folha de S. Paulo.

Dentre as figuras da equipe, a que mais se relacionou ao triunfo foi o meia Neto. O craque Neto, como ficou conhecido nos dias de hoje, cresceu muito no mata-mata e foi a referência técnica daquela equipe. "Entrei para a história do clube, nunca mais vão me esquecer", profetizou, com exatidão ímpar, depois de admitir que havia "carregado o time das costas".

Outra figura que tem naquele Brasileiro uma taça eternizante é o presidente da época, Vicente Matheus. Exercendo seu oitavo mandato à frente do clube, ele finalizou uma história iniciada em 1959 com o troféu que expandiu as fronteiras corinthianas. Foi também o único elo ativo entre 1977 e 1990, já que era presidente em ambas ocasiões.

"Esse título é, antes de tudo, uma festa do povo brasileiro. Existe corinthiano em todos os cantos do Brasil", declarou Matheus, exaltado como "santo" e "maior do mundo" pelos torcedores, segundo a Folha, durante a comemoração. Um mês depois, ele veria sua mulher, Marlene, ser eleita ao cargo de presidente. Matheus, já como lenda, morreu em 1997.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Títulos do Corinthians, Ídolos do Corinthians e Neto.

Veja Mais:

  • Wesley deve voltar a ser titular do Corinthians na noite desta terça-feira, contra o Argentino Juniors

    Corinthians recusa proposta de clube inglês por atacante Wesley; saiba valor

    ver detalhes
  • Neo Química Arena será palco de mais um jogo do Corinthians neste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão; sócios do clube compraram ingresso antes dos demais membros adimplentes do Fiel Torcedor

    Corinthians dá prioridade a sócios do clube, que compram até cinco ingressos antes dos demais

    ver detalhes
  • Rubão e Augusto Melo já estão em conflito há algumas semanas no Corinthians

    Corinthians aguarda volta ao Brasil para bater martelo sobre Rubão; presidente já tomou nova decisão

    ver detalhes
  • Paulinho durante aquecimento para Corinthians e Atlético-MG

    Paulinho retorna com o Corinthians a estádio que o fez repensar carreira no futebol

    ver detalhes
  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de André

    Ranking: 2096º

    André 1011 comentários

    @aluiz em

    Eu com 13 anos a época, acompanhei de perto este título, triste com a primeira derrota para o Grêmio, mas confiante a partir da vitória contra os porcos, que nos deram gás durante a fase de classificação.
    Com a definição das quartas, não consegui ir nem aí jogo do patético e nem contra o Bahia, mas o destino guardou um presente inesquecível, no dia 16/12/1990, meu primeiro jogo ao vivo, depois de ficar 6 horas para comprar o ingresso, eu estava lá no Morumbi, fui escondido da minha mãe e nem sei com cheguei no Bixiga, onde eu morava...enfim este foi o meu relato de um dos títulos mais importantes do Corinthians...como o tempo passa rápido!

  • Foto do perfil de Ídolos

    Ranking: 3918º

    Ídolos 546 comentários

    @so.eu.que em

    Saudades dos tempos em que o Corinthians não era tão grande em relação a títulos, mas era gigante nos quesitos de raça, coração, superação, jogar por amor, time do povo..

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    45º. @lipao88 em

    Sensacional!

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 4692º

    Carlos 442 comentários

    44º. @carlos.alberto.domin em

    O time não era fantástico na habilidade mas raça garra não faltava tenho saudades de ver o time jogando assim sem desistir nunca podia estar perdendo de 5 a 0 que os jogadores estavam correndo buscando lutando.

  • Foto do perfil de Dinho

    Ranking: 3107º

    Dinho 693 comentários

    43º. @iguapense em

    Time de operarios, raçudo e lutador com o Neto em ótima forma técnica deu no que deu, bateu campeão no nosso salão de festas em cima do nosso maior freguês, vibrei muito na época.

  • Foto do perfil de Ernesto

    Ranking: 97º

    Ernesto 9347 comentários

    42º. @ernesto.de.minas em

    Eu já tinha 30 anos na época e, confesso, só o coração corinthiano pra acreditar que aquele time fosse campeão. A campanha até o mata-mata foi sofrível com saldo negativo na fase classificatória.

    Ontem o Neto pediu que nós torcedores déssemos valor a Guinei, Jacenir e outros. É claro que sim. Eu mesmo já postei aqui que não gosto de críticas a jogadores campeões que honraram a camiseta em 2005 como Wendel, Bruno Octávio, Dinelson, Rosinei, etc.

    Porém, assim como em 2005 Tevez, Nilmar e Marcelo Matos carregaram o time, em 1990 Ronaldo, Marcelo e Neto tiveram o mesmo papel.

  • Foto do perfil de vicente martinelli

    Ranking: 378º

    Vicente 3902 comentários

    41º. @vicente.martinelli1 em

    Eu estava la