Meu Timão

Entrar

Corinthians empatou com Palmeiras na última rodada do Brasileirão 2011 e garantiu seu quinto título nacional

Daniel Augusto Jr. / Fotoarena

1.4K 24

Inesquecível

Homenagem a Sócrates, chute no vácuo e Dérbi: Corinthians relembra conquista do Penta há nove anos

Por Meu Timão

visualizações 1.4K comentários 24 2

Há exatos nove anos, no dia 4 de dezembro de 2011, o Corinthians garantiu o quinto título do Campeonato Brasileiro em sua história, em uma partida contra o Palmeiras. Marcado por diversas emoções, o dia começou com uma notícia triste: na manhã daquele domingo, a Fiel precisou dizer adeus ao Doutor Sócrates.

Como de costume, o Corinthians usou suas redes sociais para lembrar a data e os acontecimentos que fizeram parte dela. "O dia 04/12 é especial para o Timão! Dois títulos do Brasileirão nesta data! Um deles foi o Penta, em dia que começou triste com o falecimento do Doutor, mas que terminou com seu desejo: partir em um domingo com TIMÃO CAMPEÃO!", escreveu o clube - veja abaixo.

Comandado pelo técnico Tite, o Corinthians liderou o campeonato em 27 das 38 rodadas disputadas e chegou no último duelo com a vantagem de empatar para garantir o título. Mas não era um duelo comum. Era dia de Dérbi.

O Corinthians foi a campo com Júlio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán, Fabio Santos, Wallace, Paulinho, Alex, Jorge Henrique, Willian e Liedson - Chicão, Edenílson e Moradei entraram no decorrer da partida. Antes da bola rolar, uma homenagem emocionante: torcedores e jogadores do Corinthians se uniram e levantaram o braço direito, imitando o gesto imortalizado por Sócrates ao comemorar seus gols.

Dentro das quatro linhas, o duelo foi recheado de polêmicas e lances que incendiaram a partida. O primeiro tempo teve um pênalti não marcado para o Corinthians. Na segunda etapa, Valdívia atingiu Jorge Henrique e foi expulso.

A resposta do camisa 23 veio de forma sutil, já aos 43 minutos da etapa complementar. Jorge Henrique subiu pela esquerda e encarou a marcação de João Victor. O corinthiano devolveu o chute no vácuo, famosa provocação do chileno, e causou uma confusão no Pacaembu - relembre momento abaixo. Vale lembrar que João Vitor caiu na provocação e acabou sendo expulso por entrada mais forte em Jorge Henrique.

Quando parecia que os ânimos estavam se acalmando, Luan, do Palmeiras, acertou um chute em Jorge Henrique, que estava de costas, na frente do bandeira. Sem a expulsão do jogador adversário, Paulo André pediu para que Tite tirasse o camisa 23 da partida para evitar maiores confusões. Foi assim que Moradei entrou em campo no final do duelo.

Ao longo de seus 110 anos de vida, o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro em sete oportunidades. A primeira, que completa 30 anos em 2020, foi em 1990. Mais tarde, vieram os títulos de 1998, 1999, 2005 - que completa 15 anos nesta sexta-feira; 2011, 2015 e, por fim, 2017.

Confira as publicações do Corinthians sobre o título e a provocação de Jorge Henrique

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

24 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop