Venha fazer parte da KTO
x

Homenagem a Sócrates, chute no vácuo e Dérbi: Corinthians relembra conquista do Penta há nove anos

1.5 mil visualizações 24 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians empatou com Palmeiras na última rodada do Brasileirão 2011 e garantiu seu quinto título nacional

Corinthians empatou com Palmeiras na última rodada do Brasileirão 2011 e garantiu seu quinto título nacional

Daniel Augusto Jr. / Fotoarena

Há exatos nove anos, no dia 4 de dezembro de 2011, o Corinthians garantiu o quinto título do Campeonato Brasileiro em sua história, em uma partida contra o Palmeiras. Marcado por diversas emoções, o dia começou com uma notícia triste: na manhã daquele domingo, a Fiel precisou dizer adeus ao Doutor Sócrates.

Como de costume, o Corinthians usou suas redes sociais para lembrar a data e os acontecimentos que fizeram parte dela. "O dia 04/12 é especial para o Timão! Dois títulos do Brasileirão nesta data! Um deles foi o Penta, em dia que começou triste com o falecimento do Doutor, mas que terminou com seu desejo: partir em um domingo com TIMÃO CAMPEÃO!", escreveu o clube - veja abaixo.

Comandado pelo técnico Tite, o Corinthians liderou o campeonato em 27 das 38 rodadas disputadas e chegou no último duelo com a vantagem de empatar para garantir o título. Mas não era um duelo comum. Era dia de Dérbi.

O Corinthians foi a campo com Júlio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán, Fabio Santos, Wallace, Paulinho, Alex, Jorge Henrique, Willian e Liedson - Chicão, Edenílson e Moradei entraram no decorrer da partida. Antes da bola rolar, uma homenagem emocionante: torcedores e jogadores do Corinthians se uniram e levantaram o braço direito, imitando o gesto imortalizado por Sócrates ao comemorar seus gols.

Dentro das quatro linhas, o duelo foi recheado de polêmicas e lances que incendiaram a partida. O primeiro tempo teve um pênalti não marcado para o Corinthians. Na segunda etapa, Valdívia atingiu Jorge Henrique e foi expulso.

A resposta do camisa 23 veio de forma sutil, já aos 43 minutos da etapa complementar. Jorge Henrique subiu pela esquerda e encarou a marcação de João Victor. O corinthiano devolveu o chute no vácuo, famosa provocação do chileno, e causou uma confusão no Pacaembu - relembre momento abaixo. Vale lembrar que João Vitor caiu na provocação e acabou sendo expulso por entrada mais forte em Jorge Henrique.

Quando parecia que os ânimos estavam se acalmando, Luan, do Palmeiras, acertou um chute em Jorge Henrique, que estava de costas, na frente do bandeira. Sem a expulsão do jogador adversário, Paulo André pediu para que Tite tirasse o camisa 23 da partida para evitar maiores confusões. Foi assim que Moradei entrou em campo no final do duelo.

Ao longo de seus 110 anos de vida, o Corinthians conquistou o Campeonato Brasileiro em sete oportunidades. A primeira, que completa 30 anos em 2020, foi em 1990. Mais tarde, vieram os títulos de 1998, 1999, 2005 - que completa 15 anos nesta sexta-feira; 2011, 2015 e, por fim, 2017.

Confira as publicações do Corinthians sobre o título e a provocação de Jorge Henrique

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: